A Escola Superior do Ministério Público (Empro) anuncia a abertura das inscrições para a 2ª Turma da Pós-Graduação em Políticas Públicas e Tutela dos Vulneráveis no âmbito do Ministério Público. Os interessados podem se inscrever de 28 de julho a 21 de agosto de 2025. O início do curso está previsto para 24 de setembro de 2025, com as aulas ocorrendo na sede da Empro, em Porto Velho.
A especialização tem como objetivo capacitar membros, servidores, estagiários, graduados e graduandos do último período de qualquer curso superior, além de profissionais interessados. O foco é a proteção e promoção dos direitos fundamentais de grupos em situação de vulnerabilidade social, como crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, povos indígenas, e pessoas em situação de rua, além de discutir direitos humanos de forma abrangente.
Oportunidade de Transformação e Abordagem Interdisciplinar
De acordo com a diretora-geral da Empro, promotora de Justiça Edna Antônia Capeli da Silva Oliveira, a Pós-Graduação em Políticas Públicas e Tutela dos Vulneráveis vai além da evolução de carreira. “É uma oportunidade de transformação, pensada para incluir, proteger e fortalecer os grupos vulneráveis, contribuindo ativamente para justiça social”, destacou Edna Oliveira.
Com uma abordagem interdisciplinar, o curso oferece 400 horas de aulas, distribuídas em 14 módulos. Esses módulos abordam temas essenciais para o aprimoramento da atuação institucional do Ministério Público na formulação, acompanhamento e fiscalização de políticas públicas.
As aulas serão ministradas semanalmente, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 15h às 18h15min, na sede da Empro, localizada na Rua Tabajara, 834, bairro Olaria, em Porto Velho. Estão disponíveis 50 vagas, sendo 15 destinadas a ações afirmativas e 35 para ampla concorrência.
Os interessados devem realizar a inscrição por meio do formulário disponível no site da Escola: https://empro.mpro.mp.br/