A manutenção da RO-383 concluiu mais uma etapa de melhorias no trecho não pavimentado da Linha 47/5, ligando Alta Floresta d’Oeste ao distrito de Nova Gease. As obras, finalizadas na segunda-feira (28), reforçam a segurança no tráfego, ampliam o desenvolvimento econômico e garantem acesso digno às comunidades tradicionais.
A execução foi do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), por meio da 5ª Residência Regional. Os serviços incluíram patrolamento, encascalhamento em pontos críticos, drenagem, limpeza lateral, desobstrução de bueiros e instalação de tubos armcos. Foram removidas curvas perigosas e rebaixados morros, melhorando a visibilidade e a segurança.
Para o governador Marcos Rocha, a RO-383 é estratégica para o escoamento da produção agrícola e pecuária, além de ser rota para a aldeia indígena São Luiz e quatro usinas hidrelétricas. “Essa estrada garante progresso com as hidrelétricas, fomenta a economia com cafeicultura e pecuária, e valoriza a cultura indígena, com nove etnias vivendo na região”, disse.
Segundo Nilson Oliveira, residente regional do DER-RO na Zona da Mata, as melhorias são históricas. “Cada intervenção traz mais segurança, trafegabilidade e dignidade para quem depende da estrada diariamente”, pontuou.
O diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, destacou o compromisso com os mais de 6 mil km de rodovias sob responsabilidade do órgão. “São 4.500 km de vias primárias e 1.500 km pavimentadas. Trabalhamos com planejamento para garantir estradas mais seguras em todo o estado”, afirmou.