As beneficiárias do programa estadual Mamãe Cheguei participaram nesta segunda-feira (28) de mais um encontro para troca de informações e diálogo sobre maternidade e primeira infância. A iniciativa é promovida pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), no auditório do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), em Porto Velho.
O evento foi encerrado com a entrega de 18 kits natalidade, contendo itens essenciais para os recém-nascidos.
Para o governador Marcos Rocha, o programa oferece proteção e acolhimento às mulheres durante um momento tão importante. “A gestação é um período de expectativas e cuidados para a mulher e sua família. Com o Mamãe Cheguei, o estado garante pré-natal com profissionais capacitados e entrega do kit natalidade”, ressaltou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, destacou que os encontros periódicos permitem ao governo receber feedback das gestantes, contribuindo para o aperfeiçoamento do programa. “Esse espaço de troca fortalece o vínculo entre beneficiárias e estado, possibilitando melhorias constantes no Mamãe Cheguei, que atende gestantes de todo Rondônia”, afirmou.
Grávida pela terceira vez, Luciane Melo de Sá agradeceu o suporte recebido. “Estou muito feliz e ansiosa para chegar em casa e preparar os itens do kit para o meu bebê”, disse após receber o enxoval.
As 18 gestantes contempladas são atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Betinho, Dona Cotinha, Elizabeth Paranhos, Irmã Dorothy e Paulo Freire. Elas fizeram cadastro para receber orientações de pré-natal e, posteriormente, o kit natalidade. Outras duas gestantes receberam kits no sábado (26), durante o Rondônia Cidadã no distrito de União Bandeirantes.
Criado pela Lei nº 4.700, de 12 de dezembro de 2019, e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 24.640, o programa Mamãe Cheguei já entregou kits enxoval para 21.145 bebês, reduzindo despesas para famílias em um momento de maior necessidade e protegendo a saúde materno-infantil.
Deixe seu comentário