Já está disponível no site do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) o novo serviço de Emplacamento Digital, que promete agilizar e facilitar o primeiro emplacamento de veículos no estado. A ferramenta faz parte do programa de transformação digital do governo de Rondônia, garantindo mais comodidade, economia de tempo e eficiência no atendimento ao cidadão.
Com o Emplacamento Digital, proprietários de veículos novos podem fazer todo o processo pela internet, sem precisar ir a uma unidade física do Detran-RO. Pela Central de Serviços, é possível enviar documentos, pagar taxas e acompanhar o andamento do processo até a etapa final de fixação da placa.
Para o governador Marcos Rocha, o serviço digital representa mais um avanço na modernização dos atendimentos públicos. “O Emplacamento Digital reduz o tempo de espera e oferece mais comodidade para quem precisa emplacar um veículo”, ressaltou.
De acordo com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, Rondônia é o quinto estado do país a oferecer o serviço online de primeiro emplacamento. “Essa tecnologia permite que o usuário resolva tudo pelo celular ou computador, em minutos, com praticidade e economia”, explicou.
Como utilizar o Emplacamento Digital
Para usar o serviço, o proprietário deve acessar www.detran.ro.gov.br e clicar em Central de Serviços. Na aba Serviços e Consultas Restritas, basta procurar Veículos e selecionar Consulte aqui. Quem ainda não tem cadastro pode criar login e senha usando dados pessoais.
Após o login, é só clicar em Primeiro Emplacamento na área Home e seguir as instruções na tela. É necessário ter em mãos documentos digitalizados: documento com foto, comprovante de endereço, nota fiscal da concessionária e nota fiscal de fábrica. Também é preciso informar a Chave de Acesso da Nota Fiscal Eletrônica e o número do chassi. Depois, é só preencher as informações, gerar as taxas, fazer o pagamento e acompanhar o andamento até a estampagem da placa Mercosul.
Quem optar por pagar taxas via PIX pode ter o processo liberado para estampagem em cerca de 15 minutos, após a compensação.
Quem pode usar o serviço
O Emplacamento Digital atende proprietários de veículos novos (automóveis, caminhonetes, caminhonetas e motocicletas) faturados em concessionária de Rondônia, com nota fiscal emitida há até 30 dias, destinados a pessoa física e categoria particular.
Já casos como faturamento direto de fábrica, veículos de Pessoas com Deficiência (PcD), táxis, locadoras, produtores rurais, test drives e veículos com mais de 3.500 kg precisam do atendimento presencial em qualquer unidade do Detran-RO.
O serviço foi apresentado oficialmente à imprensa no dia 17 de julho e já está disponível para toda a população na Central de Serviços do Detran-RO.