A ausência de precipitações ainda mantém o estado de Rondônia sob o forte calor amazônico, mas, diferentemente do ano passado, em que o calor excessivo acompanhado de fumaça apresentou dias extremamente atípicos, o cenário deste ano vem mantendo um clima seco, mas ventilado na maior parte do tempo.
Isso, segundo os estudiosos do clima, tem a ver com a neutralidade das tendências (El Niño e La Niña) formadas nas águas do Pacífico Equatorial.
Na parte norte do Brasil, o cenário chuvoso prevalecerá apenas nos estados do Amazonas (na porção mais ao norte), Amapá, Roraima e Pará. Instabilidades ocorrem principalmente próximo ao equador. Em relação a outros estados, situados no sul da Amazônia, persiste a seca e não há previsão de chuvas nos próximos dez dias.
Nesta segunda-feira (21), imagens do satélite GOES-19 mostravam Rondônia desprovida de nuvens, inclusive na região sul. A semana manterá o cenário de sol forte, principalmente à tarde. À noite, a temperatura baixa, resultando em noites amenas.
Ainda para os municípios localizados ao sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) traz o alerta para baixa umidade. De acordo com o órgão, nesses locais, a umidade varia entre 20% e 30%.