Estudantes e pesquisadores têm até as 18h do dia 31 de julho de 2025 para se inscrever no Prêmio Jovem Cientista. A 31ª edição do evento foca em “Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”, buscando soluções para um dos maiores desafios globais.
Categorias e Premiações
O prêmio está aberto a alunos do ensino médio, ensino superior, e também a quem cursa ou já concluiu mestrado ou doutorado. Os projetos de pesquisa podem ser submetidos em diferentes linhas: estudantes de graduação e pós-graduação têm 11 linhas à disposição, enquanto alunos do ensino médio devem propor trabalhos científicos em um dos seis eixos previstos no edital.
As premiações incluem laptops, bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e valores em dinheiro que variam de R$ 12 mil a R$ 40 mil. As inscrições podem ser feitas diretamente no site do prêmio.
Reconhecimento e Parcerias
O Prêmio Jovem Cientista também concede reconhecimento a um pesquisador de destaque na área temática da edição, na categoria Mérito Científico. Além disso, instituições de ensino e pesquisa cujos alunos se destacaram na premiação são homenageadas na categoria Mérito Institucional.
A iniciativa é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o copatrocínio da Shell Brasil Petróleo Ltda.