SEGUNDA-FEIRA, 29/09/2025

Brasil avalia viabilidade de criar seu próprio sistema de GPS

Grupo de especialistas estuda se o país deve desenvolver um sistema de geolocalização por satélite, dada a complexidade e o alto custo do empreendimento.

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil avalia viabilidade de criar seu próprio sistema de GPS
Bruno Peres/Agência Brasil

Um grupo de especialistas foi formado para estudar a viabilidade de o Brasil desenvolver seu próprio sistema de geolocalização por satélite, um projeto de altíssima complexidade e custo. O objetivo é diagnosticar as consequências de o país depender de sistemas de posicionamento, navegação e tempo controlados por outras nações.

Grupo Técnico e Prazos

Criado no início de julho por meio da Resolução nº 33 do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro, o grupo é composto por representantes de ministérios, da Aeronáutica, de agências e institutos federais, e da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. Eles têm 180 dias, a partir de 14 de julho, para entregar um relatório com conclusões e sugestões ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Marcos Antonio Amaro dos Santos.

Rodrigo Leonardi, diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e um dos integrantes do grupo, explicou que o trabalho visa “entender os gargalos, as dificuldades, os prós e contras de desenvolvermos um sistema destes.”

A Importância de um Sistema Próprio

Atualmente, o sistema mais conhecido é o GPS, operado pela Força Espacial dos Estados Unidos. Leonardi destacou que, historicamente, o Brasil priorizou outros aspectos espaciais, como o monitoramento territorial. Agora, o debate é se o país deve ter seu próprio sistema de navegação, seja global ou regional, capaz de cobrir todo o território. “Qualquer que seja o caso, se o país concluir que deve fazer isso, o patamar de investimentos terá que ser muitas vezes maior que o atualmente investido no programa espacial brasileiro”, afirmou Leonardi, reconhecendo a complexidade de projetar, fabricar e lançar satélites de alta precisão.

Entendendo GNSS e o “Ruído” do GPS

A criação do grupo técnico ocorreu uma semana antes do anúncio de Donald Trump sobre a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto, o que gerou um debate nas redes sociais sobre a possibilidade de os EUA desligarem o sinal do GPS para o Brasil. Leonardi esclareceu que isso é um “ruído” sem fundamento.

Ele explicou que a sigla correta para qualquer conjunto de satélites de geolocalização é GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite). O GPS é apenas o sistema de propriedade dos EUA. Existem outros sistemas globais, como o Glonass (russo), Galileo (União Europeia) e BeiDou (China), que podem ser usados pelo Brasil. Além disso, há sistemas regionais, como os da Índia e do Japão.

Leonardi ponderou que, embora teoricamente os EUA pudessem degradar ou restringir o sinal de seu GPS, seria uma medida drástica, justificável apenas se a segurança nacional dos EUA estivesse ameaçada. Ele argumentou que tal ação afetaria empresas americanas no Brasil, prejudicaria nações fronteiriças, poderia causar acidentes na aviação civil e teria graves repercussões comerciais, levando outros países a questionar a confiança no sistema norte-americano.

Capacidade Brasileira e Desafios Financeiros

Geovany Araújo Borges, professor da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do Laboratório de Automação e Robótica (Lara), concorda que, tecnicamente, a interrupção do sinal do GPS é possível, mas improvável. Ele ressaltou que a maioria dos aparelhos celulares e sistemas modernos são “multiconstelação”, ou seja, capazes de receber sinais de diferentes sistemas de geolocalização, minimizando o impacto de uma eventual interrupção do GPS.

Borges enfatizou que, independentemente das intenções americanas, o Brasil depende de outras nações neste campo estratégico. “Várias áreas perdem com isso. Não só porque um país independente tem que ter um setor de defesa aeroespacial forte, como porque o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais beneficia outros segmentos, como, por exemplo, a medicina, a indústria e a agropecuária”, comentou.

O professor assegurou que o Brasil tem mão de obra qualificada para desenvolver seu próprio sistema a longo prazo. “Nosso problema não é RH [recursos humanos]. É dinheiro. Temos pessoal capacitado. A questão é se temos condições de bancar um projeto desta envergadura”, disse Borges. Ele alertou que, caso o Brasil inicie o projeto, demorará para colher frutos e será necessário desenvolver a indústria de microeletrônica, investir em educação básica e garantir que seja uma política de Estado. “Neste sentido, ainda que tardia, é positiva a criação de um grupo de especialistas para debater o tema”, finalizou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O abrigo mitológico da mata brasiviana – Parte VI – Por Marquelino Santana

No silêncio místico do rio Mamu, o velho da canoa surge como guardião dos sonhos ribeirinhos, conduzindo desejos e preservando a pureza da floresta brasiviana.
L

O abrigo mitológico da mata brasiviana – Parte V – Por Marquelino Santana

A lição do caboclinho da mata ensina ao seringueiro que o desrespeito à generosidade da floresta traz consequências, reforçando a importância da gratidão e do equilíbrio.
L

O abrigo mitológico da mata brasiviana – Parte IV – Por Marquelino Santana

No imaginário amazônico, o caboclinho da mata surge como guardião da harmonia entre homem e natureza, punindo o excesso e ensinando a medida certa do convívio com a floresta.
L

O abrigo mitológico da mata brasiviana – Parte III – Por Marquelino Santana

Guardião da floresta amazônica que protege animais e humanos, o caboclinho da mata mantém a harmonia natural e pune apenas quem desrespeita a vida selvagem.
L
Levando uma multidão a Ji-Paraná, Encontro do PL Mulher em Rondônia reforça união da direita no estado

Levando uma multidão a Ji-Paraná, Encontro do PL Mulher em Rondônia reforça união da direita no estado

O encontro consolida o PL Mulher como o maior movimento feminino político do estado
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Gravidez e puerpério exigem cuidados redobrados ao dirigir

Gravidez e puerpério exigem cuidados redobrados ao dirigir

Abramet alerta para os riscos de náuseas, cansaço e inchaço na direção e recomenda a gestantes evitar trajetos longos e ajustar o cinto de segurança corretamente.
L
Motoristas com TDAH têm dobro do risco de acidentes no trânsito

Motoristas com TDAH têm dobro do risco de acidentes no trânsito

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) eleva em duas vezes a chance de sinistros, pois condutores tendem a superestimar a competência e buscar por comportamentos de risco.
L
Remédios comuns podem afetar segurança ao dirigir, alerta Abramet

Remédios comuns podem afetar segurança ao dirigir, alerta Abramet

Antidepressivos, ansiolíticos e até antialérgicos estão na lista de medicamentos que comprometem a capacidade de guiar um veículo, aumentando o risco de acidentes no trânsito.
L
Haddad critica 'loucura' de vincular isenção do IR à anistia

Haddad critica ‘loucura’ de vincular isenção do IR à anistia

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se manifestou contra a tentativa de parlamentares de atrelar a votação do projeto de isenção do Imposto de Renda à da anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro.
L
Cuidado com o coração é prioridade para a maioria dos brasileiros

Cuidado com o coração é prioridade para a maioria dos brasileiros

Pesquisa Ipsos indica que seis em cada dez brasileiros mudaram hábitos de vida para cuidar do coração, mas desconhecem a diferença de sintomas de infarto entre homens e mulheres.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Seção Judiciária de Rondônia abre seleção pública para Programa de Residência Jurídica com bolsa de R$ 3 mil

Última semana de inscrições para o Programa de Residência Jurídica do TRF1 em Rondônia

Candidatos têm até as 16h de 29 de setembro para garantir participação no processo seletivo; bolsa é de R$ 3 mil mais auxílio-transporte
L
Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L

POLÍTICA

Restrições a Padilha não frearão acordos na saúde com os EUA

Restrições a Padilha não frearão acordos na saúde com os EUA

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirma que vetos de Donald Trump na ONU podem atrasar, mas não impedirão parcerias internacionais, citando já haver acordos para produção de vacinas.
L
STF vai julgar vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos

STF vai julgar vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos

A Suprema Corte inicia na próxima quarta-feira (1º) a análise de duas ações da Rappi e Uber, que contestam decisões trabalhistas sobre a “uberização” e podem impactar 10 mil processos no país.
L
Onda bolsonarista perde força após condenação, avalia cientista político

Onda bolsonarista perde força após condenação, avalia cientista político

Para Gabriel Rezende, doutor pela PUC-Rio e autor de um novo livro, o populismo de direita no Brasil demonstra sinais de enfraquecimento e vive um momento de rearranjo político.
L
Ao lado de Michelle Bolsonaro, PL Mulher Rondônia se consolida como o maior movimento feminino partidário do estado

Ao lado de Michelle Bolsonaro, PL Mulher Rondônia se consolida como o maior movimento feminino partidário do estado

Encontro de mandatárias do partido, liderado por Sandra Melo, definiu metas e estratégias já para as eleições de 2026
L
Barroso afirma que STF pode reagir contra sanções dos EUA

Barroso afirma que STF pode reagir contra sanções dos EUA

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, disse que a Corte aguardará o fim do julgamento da trama golpista para avaliar possíveis medidas contra as sanções impostas pelos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

ATRÁS DA IGREJA: Equipe do sargento Machado prende dupla com drogas em boca de fumo

Dupla é flagrada com porções de crack e dinheiro em boca de fumo localizada atrás de uma igreja no bairro Nova Porto Velho.
10
Suspeito que fugiu e deixou comparsa morto durante assalto é preso

Suspeito que fugiu e deixou comparsa morto durante assalto é preso

Já nesta tarde, a PM localizou o suspeito na Rua Manacaparu, ainda no mesmo bairro. O indivíduo foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
12
Polícias de RO e AM prendem dupla envolvida em furto a joalheria

Morador de Porto Velho é espancado por criminosos após acusação de ser informante da PM

Homem de 44 anos foi atacado por membros do PCC em Porto Velho após ser acusado de ser informante da Polícia Militar (PM) no residencial Morar Melhor.
16
Mulher é presa depois de furtar calcinhas em supermercado na capital

Mulher é presa depois de furtar calcinhas em supermercado na capital

Seguranças fizeram a abordagem da suspeita no estacionamento, depois que ela pegou vários objetos, pagou parte deles e depois tentou deixar o local com outros escondidos em uma sacola de cor preta.
12
Criminoso tenta matar casal a facadas durante roubo e acaba surrado pela população

Criminoso tenta matar casal a facadas durante roubo e acaba surrado pela população

O criminoso armado com duas facas invadiu uma residência e tentou manter o casal refém, colocando as vítimas dentro do quarto, no entanto, eles reagiram entrando em luta corporal com o bandido que depois fugiu correndo sem levar nada.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de Pesar: Ederaldo Mota de Oliveira

Nota de Pesar: Ederaldo Mota de Oliveira

A cerimônia de despedida será realizada no dia 28/09, a partir das 17h30, na Capela Três Marias da Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2633 – Liberdade, Porto Velho.
L
Libertadores: Conmebol divulga datas e horários das semifinais

Libertadores: Conmebol divulga datas e horários das semifinais

Palmeiras e Flamengo disputam vaga na final da Libertadores em busca do tetracampeonato e podem reeditar a decisão de 2021.
L
Programa de alimentação escolar brasileiro é modelo mundial aos 70 anos

Programa de alimentação escolar brasileiro é modelo mundial aos 70 anos

PNAE é referência internacional e foi debatido em Cúpula da ONU por unir saúde, educação e fomento à agricultura familiar, atendendo 40 milhões de estudantes no Brasil.
L
Pesca esportiva volta a movimentar economia em Porto Velho

Pesca esportiva volta a movimentar economia em Porto Velho

Festival de pesca na Vila Nova de Teotônio marca a retomada da modalidade na capital rondoniense e abre as comemorações do aniversário de 111 anos da cidade.
L
Cabo da PM reage roubo e mata bandido a tiros na zona leste

Cabo da PM reage roubo e mata bandido a tiros na zona leste

Segundo informações apuradas pelo site, o criminoso e um comparsa que estavam de moto, tentaram assaltar o policial que estava de folga na companhia da esposa e filho.
18

Dupla é presa furtando blocos de concreto da prefeitura na zona Leste de Porto Velho

Homens foram flagrados na Avenida José Vieira Caúla, bairro Socialista, enquanto furtavam blocos de concreto pertencentes à prefeitura.
10
Equipe do sargento Machado recupera carro roubado de idoso amarrado em assalto em Porto Velho

Equipe do sargento Machado recupera carro roubado de idoso amarrado em assalto em Porto Velho

Veículo Ford Fiesta, roubado de um idoso de 67 anos na última segunda-feira (22), foi localizado abandonado em matagal no bairro Jardim Santana.
10
Briga de casal durante bebedeira termina em facada e homem ferido

Briga de casal durante bebedeira termina em facada e homem ferido

A PM foi acionada, encontrou a suspeita ainda na casa e realizou a prisão em flagrante.
14
Bandidos roubam caminhonete e R$ 7 mil de empresário na BR-319

Bandidos roubam caminhonete e R$ 7 mil de empresário na BR-319

Empresário de 35 anos foi rendido por dupla armada em motocicleta, que levou uma caminhonete S10 e dinheiro na BR-319.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.