O governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), lançou o ‘Emplacamento Digital’, serviço 100% online que permite aos proprietários de veículos novos fazer o primeiro emplacamento sem sair de casa. A novidade foi apresentada na quinta-feira (17) e estará disponível para os usuários a partir da próxima quarta-feira (23), dentro da Central de Serviços do Detran.
A grande vantagem do Emplacamento Digital é que o usuário pode enviar documentos, pagar taxas, acompanhar o andamento do processo e só precisa ir presencialmente até uma estampadora para fixar a placa.
Transformação digital e mais comodidade
Para o governador Marcos Rocha, o novo serviço mostra o avanço da transformação digital no atendimento público de Rondônia. “Tornar os serviços mais acessíveis e transparentes para o cidadão é prioridade”, destacou.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, explicou que o Emplacamento Digital diminui filas, deslocamentos e tempo de espera. “É parte do esforço contínuo da gestão estadual para modernizar e digitalizar processos. Rondônia se destaca na transformação digital do setor de trânsito, tornando os serviços mais ágeis e eficazes”, afirmou.
Como funciona o Emplacamento Digital
Para acessar o serviço, o cidadão deve entrar na Central de Serviços do site do Detran-RO e fazer o cadastro. Quem já é cadastrado, basta fazer login com usuário e senha. É necessário ter digitalizados os documentos obrigatórios: documento de identificação com foto, comprovante de endereço, nota fiscal da concessionária e nota fiscal de fábrica.
Depois, é só selecionar a opção ‘Emplacamento Digital’, disponível a partir do dia 23 de julho, preencher os dados da nota fiscal, número do chassi, gerar as taxas e aguardar a compensação do pagamento. Em seguida, o proprietário leva o veículo até a estampadora para finalizar o processo. O sistema ainda permite escolher a numeração da placa, mediante pagamento adicional.
Prazos e quem pode usar
O prazo para conclusão depende do pagamento das taxas de emplacamento, IPVA e taxa de bombeiros. Pagamentos via Pix aceleram o processo: em cerca de 15 minutos, a solicitação avança para a fase final.
Podem usar o serviço pessoas físicas que adquirirem carros zero quilômetro, desde que o veículo não precise de vistoria. Veículos de pessoa jurídica, categoria aluguel ou com nota fiscal faturada há mais de 30 dias não podem utilizar o serviço online.