Distante mais de 300 quilômetros de Porto Velho, o distrito de Nova Califórnia recebeu ações de programas sociais coordenados pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e executados pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO). Entre os principais programas estão o Mamãe Cheguei e o Crescendo Bem, que buscam garantir dignidade e qualidade de vida para famílias em situação de vulnerabilidade.
Durante visita realizada no dia 11 de julho, a secretária da Seas, Luana Rocha, acompanhada de técnicos da Emater-RO, reuniu-se com a comunidade para apresentar os benefícios das políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais. “É só um momento de necessidade, um auxílio para que as pessoas possam superar as dificuldades”, ressaltou Luana.
Ações no campo e apoio direto
A extensionista social da Emater-RO em Nova Califórnia, Angélica Copetti, explica que os programas sociais do governo de Rondônia atendem famílias cadastradas no CadÚnico, priorizando aquelas em situação de extrema necessidade. “A Emater faz esse trabalho de atender a comunidade rural com o programa, mas também atende, excepcionalmente, as famílias urbanas, tendo em vista o distanciamento da Ponta do Abunã em relação à capital”, destacou.
Um dos exemplos é o Mamãe Cheguei, que distribui kits de enxoval com fraldas, roupinhas, banheira e itens de higiene para recém-nascidos. Somente na última ação, 24 mamães foram beneficiadas em Nova Califórnia. “Já entregamos mais de 70 kits aqui”, informou Angélica.
Já o programa Crescendo Bem garante apoio financeiro temporário a famílias de baixa renda, com foco em gestantes e crianças de zero a seis anos, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e o desenvolvimento infantil.
Compromisso com quem mais precisa
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações em distritos como Nova Califórnia reafirmam o compromisso do governo com a inclusão social. “A parceria entre a Seas e a Emater-RO tem sido fundamental para garantir que esses benefícios cheguem às famílias, fortalecendo os laços comunitários e promovendo um futuro com mais dignidade, segurança e oportunidades”, enfatizou.