O Programa de Eficiência Energética da Energisa Rondônia encerrou o primeiro semestre de 2025 com a conclusão de 21 projetos em 16 municípios, levando mais economia e sustentabilidade para instituições públicas e filantrópicas do estado. As ações contemplaram escolas, hospitais, lares de idosos, unidades da APAE, associações Pestalozzi e batalhões da Polícia Militar, com um investimento total de R$ 5 milhões.
Foram instalados 350 aparelhos de ar-condicionado de baixo consumo, mais de 600 lâmpadas LED, refrigeradores e quase mil placas solares nas cidades de Porto Velho, Urupá, São Francisco do Guaporé, Buritis, Vilhena, Pimenta Bueno, Nova Mamoré, Vale do Paraíso, Alto Paraíso, Cabixi, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Cacoal e Candeias do Jamari. A ação promove redução no consumo de energia elétrica, economia financeira para as instituições e diminuição na emissão de CO₂.
Novas fases do projeto
Para o segundo semestre, a Energisa já iniciou cinco novos projetos com foco em energia solar e substituição de iluminação tradicional por LED. Serão beneficiadas instituições como o Centro de Reabilitação Nova Aliança (Cerna), em Cacoal, o Senai de Ariquemes e os 2º, 3º e 8º Batalhões da PM de Cacoal, Vilhena e Ji-Paraná.
A nova etapa inclui a instalação de quase 200 painéis fotovoltaicos, mais de 16 mil lâmpadas LED e dezenas de aparelhos de ar-condicionado modernos, com previsão de economia de energia de 3,56 GWh/ano, o equivalente ao consumo de mais de 10 mil residências.
Segundo Rérisson Bessa, especialista em eficiência energética da Energisa Rondônia, o projeto cumpre papel importante na agenda ambiental da empresa. “A eficiência energética é um compromisso social e ambiental da Energisa. Com os projetos, contribuímos para o uso consciente da energia e para a sustentabilidade das instituições”, afirmou.