O hino oficial do Estado de Rondônia, “Céus de Rondônia”, está ganhando uma nova versão em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A iniciativa é da produtora cultural surda Maria Gomes Coutinho e foi contemplada pelo Edital nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC – Audiovisual, que concede bolsas para projetos em vídeo.
A proposta do projeto é promover acessibilidade e inclusão, garantindo que a comunidade surda possa vivenciar os momentos cívicos de Rondônia com maior representatividade e pertencimento. A nova versão em vídeo do hino será interpretada em LIBRAS, com uma abordagem atualizada, artística e pedagógica.
“Queremos que os surdos possam cantar e sentir o hino junto com os ouvintes, compreendendo o significado da letra por meio da sua própria língua. Essa tradução vai muito além da comunicação, é uma afirmação de identidade”, afirma Maria Coutinho, idealizadora da proposta.
A última versão em LIBRAS do hino foi feita em 2011, pela Associação de Surdos de Porto Velho (ASPVH). Desde então, diversos vídeos replicaram essa gravação, trocando apenas o intérprete. De acordo com Maria, com os avanços nos estudos da língua de sinais e das técnicas de tradução, era necessário propor uma nova abordagem.
“Essa é uma atualização que valoriza a evolução linguística e cultural da comunidade surda. A nova versão tem um cuidado especial com a expressividade, com a poética da performance e com a representatividade visual de cada verso”, destaca.
Além de beneficiar a comunidade surda, o vídeo também poderá ser usado em escolas, eventos oficiais e ações de inclusão linguística, incentivando o aprendizado de LIBRAS por parte da população ouvinte.
Ficha técnica do projeto:
-
Direção geral e performance em LIBRAS: Maria Gomes Coutinho
-
Produção executiva: Vinícius Alan Maçal Mota
-
Direção e legendagem: Joeser Alvares da Silva
-
Direção de fotografia: Ariana Boaventura Pereira
-
Edição e montagem: Joeser Álvares da Silva Júnior
-
Comunicação: Eliane Viana Araujo
-
Consultoria e performance: Indira Simionatto Stedile Assis Moura
-
Performance em LIBRAS: Danilo Ramos da Rocha, Mateus de Oliveira Moura, Neurandir Nascimento dos Santos, Lidiane Souza de Oliveira
-
Apoio técnico: Franco Adam da Costa Moura
A estreia do vídeo está prevista para ocorrer ainda neste semestre, em evento aberto ao público.’