A pavimentação da Rodovia TransRondônia (RO-370) entra na reta final, consolidando-se como uma das maiores obras de infraestrutura do Governo de Rondônia. Dos 84 km previstos, 81 km já receberam asfalto de alta resistência, o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), com 10 cm de espessura, padrão que garante mais durabilidade e segurança.
Com investimento superior a R$ 320 milhões, o projeto inclui sinalização completa, construção de duas pontes de concreto, trechos com terceira faixa para ultrapassagem e passagens de fauna, respeitando critérios de segurança viária e preservação ambiental.
Durante visita técnica na última terça-feira (8), o governador Marcos Rocha e o diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Eder André Fernandes, destacaram a importância da TransRondônia para o escoamento da produção agrícola e para a integração de municípios como Parecis e Chupinguaia.
“Estamos concluindo uma das obras mais transformadoras da história de Rondônia. A TransRondônia é um divisor de águas para o desenvolvimento econômico e logístico do Cone Sul”, ressaltou o governador Marcos Rocha.
Eder Fernandes reforçou o alto padrão técnico: “Cada etapa foi planejada para entregar uma rodovia durável e segura. As pontes, as faixas adicionais, as passagens de fauna e a drenagem atendem as normas mais rigorosas”.
Os engenheiros Diego Delani e Raphael Tomio Colaço também acompanharam o andamento. Segundo Delani, a equipe segue na fase final de ajustes da sinalização horizontal e vertical. Raphael Colaço destacou o cuidado técnico: “Cada detalhe garante qualidade e sustentabilidade.”
A expectativa é que a TransRondônia se consolide como um corredor logístico estratégico, fortalecendo a mobilidade, a competitividade e o desenvolvimento sustentável da Região Cone Sul de Rondônia.