A Energisa Rondônia investiu mais de R$ 1,2 bilhão na região Sul do estado nos últimos seis anos, com foco na expansão, modernização e melhoria da rede elétrica. A área é considerada estratégica tanto pelo potencial econômico quanto pela demanda crescente por infraestrutura energética de qualidade.
Entre as obras realizadas, destacam-se as novas subestações Vilhena II, Santa Luzia e Pacaranã, além da ampliação e modernização das unidades de Rolim de Moura e Cacoal. A empresa também construiu importantes linhões de distribuição de alta e média tensão, como Colorado-Cerejeiras, Rolim de Moura-Santa Luzia e Espigão-Pacaranã.
Segundo Gustavo Guedes, gerente de Planejamento da Energisa Rondônia, os investimentos atendem a um plano robusto de fortalecimento da infraestrutura elétrica. “A região Sul é estratégica para Rondônia tanto por sua importância econômica quanto pelo potencial de desenvolvimento social. Para suportar esse crescimento, investimos na ampliação do sistema elétrico para garantir energia de qualidade para a população e os negócios locais”, afirmou.
Universalização e qualidade no fornecimento
Os recursos também contemplaram ações de universalização do acesso à energia elétrica, como o programa Luz Para Todos, do Governo Federal. A iniciativa levou eletricidade a comunidades rurais, ribeirinhas e isoladas, promovendo inclusão energética e social.
Além da expansão no Sul do estado, a Energisa investiu mais de R$ 3 bilhões em outras regiões de Rondônia, desde que assumiu a distribuição de energia no estado, em 2018. As ações incluem obras de construção e modernização da rede, capacitação de colaboradores, adoção de novas tecnologias e aquisição de equipamentos modernos.
Com esses avanços, a Energisa Rondônia conquistou em 2024 o posto de segunda melhor distribuidora do país no ranking de fornecimento de energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reforçando o reconhecimento por seu desempenho técnico e compromisso com a melhoria contínua.
Tags: Energisa Rondônia, energia elétrica, investimentos em Rondônia, região Sul de Rondônia, infraestrutura elétrica