A atendente virtual “Carol”, figura central nos canais de relacionamento dos Correios, ganhou reforço nesta segunda-feira (14) com a implementação de melhorias na central de atendimento da estatal. A iniciativa visa aprimorar a capacidade tecnológica dos canais, oferecendo um serviço mais ágil, cômodo e acessível aos clientes que buscam informações, fazem reclamações, sugestões ou outras solicitações por telefone.
As mudanças são parte de um projeto mais amplo de otimização do atendimento público, em prática desde 2023. A contratação de uma prestadora de serviços terceirizada para essa finalidade levou à atualização dos tradicionais números telefônicos da empresa.
Novos Canais de Contato
Os novos números dos Correios que começaram a operar nesta manhã são:
4003-8210 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-881-8210 (demais localidades): Para informações sobre produtos e serviços, sugestões, elogios, reclamações e denúncias.
4003-8212 (todo o Brasil): Para atendimento comercial e informações sobre contratos.
4003-8208 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-881-8208 (demais localidades): Para clientes com contrato, informações sobre faturamento, cobranças e suporte aos sistemas comerciais.
0800-881-8211 (todo o Brasil): Atendimento exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
0800-881-8209 (todo o Brasil): Ouvidoria.
Além dos telefones, os Correios mantêm o chatbot “Fale com a Carol” no site da empresa e a possibilidade de registro de manifestações online, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Medida da Anatel para Mais Segurança
A alteração dos números e as melhorias na central de atendimento dos Correios também são uma resposta a uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O Despacho Decisório nº 262, emitido em setembro de 2024 e modificado em dezembro do mesmo ano, estabeleceu novas regras para operadoras de telecomunicações e outras empresas.
O principal objetivo dessa regulamentação é combater fraudes e golpes telefônicos, em especial o “spoofing”, técnica na qual criminosos se passam por representantes de empresas para enganar vítimas e obter dados pessoais ou outras vantagens. A Anatel busca, com essa medida, criar um ambiente de comunicação mais seguro e transparente, protegendo a confiança nos serviços de telecomunicações.