TERÇA-FEIRA, 07/10/2025

11,8 milhões de brasileiros vivem em áreas de conservação, revela Censo 2022

Novo levantamento do IBGE aponta que 48% das unidades de conservação no país são habitadas, com a maioria dos moradores residindo em áreas de uso sustentável e enfrentando maiores precariedades domiciliares.

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

11,8 milhões de brasileiros vivem em áreas de conservação, revela Censo 2022
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cerca de 11,8 milhões de pessoas, o equivalente a 5,82% da população brasileira, residem em áreas de conservação ambiental no Brasil. Este dado inédito faz parte de um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira, 11 de julho de 2025, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o IBGE coleta essa informação, impossibilitando comparações com censos anteriores.

O estudo identificou um total de 2.365 unidades de conservação no país, sendo que 1.138 (48,11%) delas são habitadas, enquanto 1.227 não registraram a presença de moradores. As unidades de conservação visitadas pelos recenseadores se dividem em dois tipos principais: unidades de proteção integral (como reservas biológicas, parques e monumentos naturais) e unidades de uso sustentável (que incluem florestas, reservas extrativistas, de fauna e Áreas de Proteção Ambiental – APA). Da totalidade de unidades, 861 são de proteção integral e 1.504 de uso sustentável. A pesquisa revela que 98,73% dos moradores se encontram nas unidades de uso sustentável.

Perfil dos Moradores e Administração das Áreas

Dos quase 12 milhões de habitantes dessas áreas de preservação, a maioria, 9,3 milhões (78,71%), vive em regiões urbanas, enquanto 2,5 milhões (21,29%) residem em áreas rurais. Para comparação, na população brasileira como um todo, 87,41% vivem em áreas urbanas e 12,59% em rurais, indicando uma maior proporção de população rural nas unidades de conservação.

As áreas de conservação podem ser administradas nas esferas federal, estadual e municipal. O suplemento do Censo 2022 aponta que a maior parte dos moradores, 66,47%, vive em regiões de administração estadual. Em seguida, 20,81% estão em áreas de administração federal e 10,94% em municipal. As demais são áreas com administração de múltiplas esferas político-administrativas.

Diversidade Étnico-Racial

O IBGE também apresentou uma classificação étnico-racial da população que vive em áreas de preservação ambiental. Os dados revelam que os pardos constituem mais da metade dos habitantes dessas áreas:

Pardos: 51,12%

Brancos: 35,82%

Pretos: 11,92%

Quilombola: 2,39%

Indígena: 1,12%

É importante notar que o total ultrapassa 100% porque indivíduos que se identificam como indígenas ou quilombolas também podem se apontar como integrantes de outros grupos raciais. Para efeito de comparação, os pardos representam 51,12% dos habitantes dessas áreas, contra 45,34% da população brasileira geral. Já os brancos, que são 43,46% da população brasileira, representam 35,82% dos moradores de áreas de preservação.

Focando especificamente nas populações indígena e quilombola, o IBGE apurou que 7,84% da população indígena (132,8 mil pessoas) reside em unidades de conservação. Entre os quilombolas, a proporção é ainda maior, com praticamente um em cada cinco (21,22%), totalizando 282,2 mil pessoas.

Condições Domiciliares

Os recenseadores coletaram informações sobre as condições dos domicílios dos moradores das unidades de conservação, revelando que os lares dessa população apresentam características mais precárias em comparação à população geral. A pesquisa mostra que 40,34% dos moradores viviam em domicílios com pelo menos uma precariedade em relação ao abastecimento de água, destinação do esgoto ou coleta de lixo. Na população brasileira como um todo, essa proporção é de 27,28%.

O estudo indica ainda que 7,31% dos habitantes dessas áreas residiam em lares onde existiam conjuntamente as três formas de precariedade (água, lixo e esgoto), o que representa mais que o dobro da proporção nacional (3%).

Especificamente sobre o abastecimento de água, 87,54% dos moradores em áreas de conservação têm suas casas ligadas à rede geral de distribuição, poço, fonte, nascente ou mina encanada até dentro do domicílio, enquanto a média brasileira é de 93,95%. Em relação ao esgotamento sanitário, 24,26% dos habitantes em áreas de conservação convivem com precariedades, como fossa rudimentar, buraco, vala ou ausência de esgotamento, comparado a 36% nas áreas delimitadas. Por fim, cerca de 83,62% da população em áreas de conservação tem coleta direta ou indireta de lixo, enquanto a média brasileira é de aproximadamente 90%.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Justiça anula rescisão e Prefeitura de Porto Velho restabelece contrato de coleta de resíduos

Contrato de concessão para coleta de resíduos é restabelecido por decisão judicial, e Prefeitura de Porto Velho emite nova ordem de serviço para continuidade dos trabalhos.
L

Evento em Guajará-Mirim celebra a união entre filhos e amigos da cidade

Encontro de histórias, memórias e saudações ao lugar que os viu nascer.
L
Ação do Governo de Rondônia leva lazer e cidadania para crianças da zona Leste de Porto Velho

Ação do Governo de Rondônia leva lazer e cidadania para crianças da zona Leste de Porto Velho

Realizada na Praça CEU, a ação do Governo de Rondônia ofereceu brinquedos, sorteios e serviços públicos, fortalecendo o Programa Criança Protegida.
L
Centro de Operações do GAPE é inaugurado em Pimenta Bueno com mão de obra reeducanda

Centro de Operações do GAPE é inaugurado em Pimenta Bueno com mão de obra reeducanda

A construção do novo Centro de Operações do GAPE em Pimenta Bueno utilizou 100% de mão de obra reeducanda, reforçando a segurança prisional e a ressocialização em Rondônia.
L

Agenda News: Dia das Crianças mais doce com a Vó Alzira

Bolos fofinhos, muito chocolate e decoração divertida: a Fábrica de Bolo Vó Alzira transforma sua festa infantil em um momento inesquecível.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Luis Arce da Bolívia chega ao Brasil para cumprir agenda bilateral com Lula

Luis Arce, presidente da Bolívia, chegou ao Brasil no início da tarde desta segunda-feira (06), após um voo que partiu de La Paz, capital administrativa do país.
L

Servidor temporário da Semsau de Guajará-Mirim é condenado a mais de 17 anos por tráfico de drogas

Servidor temporário é condenado por tráfico após ser flagrado com drogas e munições em veículo oficial durante fiscalização da PRF na BR-425.
L

Foton Tunland V7 revela versatilidade em diferentes tipos de terreno

Tecnologia embarcada e robustez foram pontos fortes durante o teste da picape
L

Jovem News: entrevista Tielen Knightz da Silva e Kayan César

O Programa Jovem News recebe Tielen Knightz da Silva e Kayan César para uma conversa profunda e necessária sobre o autismo.
L

Ponto & Contraponto: entrevista Delegado João Gustavo Maciel de Souza

Delegado João Gustavo Maciel de Souza fala sobre sua trajetória na Polícia Civil, atuação na DRACO 1 e os desafios no combate ao crime organizado em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga para Instrutor de Informática com salário de R$ 1.800,00

Max Cursos Jaru abre oportunidade para profissionais atuarem em tempo integral com jovens e adultos, desenvolvendo atividades de ensino e aprendizagem na área de informática.
L

Vaga para Assistente Social com experiência mínima de 6 meses

Oportunidade para profissionais formados que desejam atuar no acolhimento e acompanhamento de pacientes renais, em parceria com equipe multiprofissional.
L
Gabarito preliminar do CNU 2025 está disponível para consulta dos candidatos

Gabarito preliminar do CNU 2025 está disponível para consulta dos candidatos

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado podem acessar o gabarito preliminar das provas objetivas a partir desta segunda-feira (6) e têm 48 horas para interpor recursos contra questões e respostas.
L
Abstenção no CNU 2025 cai para 42,8% e é a menor em comparação a 2024

Abstenção no CNU 2025 cai para 42,8% e é a menor em comparação a 2024

Mais de 435 mil candidatos compareceram às provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado, registrando uma queda significativa na taxa de abstenção em relação à primeira edição do certame, que superou os 50%.
L
Segurança do CNU 2 foi eficaz, afirma ministra após provas

Segurança do CNU 2 foi eficaz, afirma ministra após provas

Ministra Esther Dweck destacou o aprimoramento da segurança no Concurso Público Nacional Unificado 2025, ressaltando o uso de detectores de metal em todas as salas e provas com código de barras para coibir fraudes.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa reforça compromisso com a população durante agenda em Nova Brasilândia D’Oeste

Dra. Taíssa reforça compromisso com a população durante agenda em Nova Brasilândia D’Oeste

Deputada visita a Rádio 88.3 FM, participa da feira municipal e encerra o dia na Semana Gospel, fortalecendo laços com a comunidade.
L
Dra. Taíssa cumpre agenda em Espigão do Oeste ao lado do vereador Pedro Mandioca

Dra. Taíssa cumpre agenda em Espigão do Oeste ao lado do vereador Pedro Mandioca

A deputada estadual colheu demandas, dialogou com gestores e cobrou melhorias nas áreas de educação, saúde e infraestrutura do município.
L
Dra. Taíssa prestigia a Expoprima 2025 e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Primavera de Rondônia

Dra. Taíssa prestigia a Expoprima 2025 e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Primavera de Rondônia

Deputada estadual destinou R$ 50 mil em emenda parlamentar para a Expoprima 2025, atendendo pedido do prefeito Lucas Nunes e da vereadora Daiane.
L
Zanin mantém Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes

Zanin mantém Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes

Placar parcial do STF está em 4 a 0 pela rejeição do recurso da defesa do senador.
L
Lula diz que Israel viola leis ao interceptar flotilha com brasileiros

Lula diz que Israel viola leis ao interceptar flotilha com brasileiros

O presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou que Israel violou o direito internacional ao interceptar a Flotilha Global Sumud, que transportava ajuda humanitária a Gaza, e ao manter os brasileiros detidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a facadas pela ex-mulher na casa da tia em Porto Velho

Homem é atacado a facadas pela ex-mulher na casa da tia em Porto Velho

A vítima foi surpreendida pela ex-companheira, que invadiu a residência e tentou matá-lo a facadas.
14
Jovem é preso por furto de Nutella e posse de droga em supermercado na Avenida Mamoré

Jovem é preso por furto de Nutella e posse de droga em supermercado na Avenida Mamoré

O suspeito, de 27 anos, foi detido por seguranças do estabelecimento e preso pela Polícia Militar após ser flagrado.
10
Pai acusado de matar filha especial e incendiar corpo é preso em Porto Velho

Sargento do Exército é preso acusado de matar a própria filha em área rural de Porto Velho

O crime ocorreu nesta segunda-feira (6) em uma propriedade na Linha 01 da BR-319.
18
Adolescente é apreendida com 3 kg de crack escondidos no corpo em RO

Adolescente é apreendida com 3 kg de crack escondidos no corpo em RO

A Polícia Militar de Porto Velho interceptou um táxi e apreendeu uma adolescente de 16 anos que transportava a droga, vinda de Guajará-Mirim, enrolada no corpo e nas partes íntimas.
14

Postos Corinthians pertencem a alvos de megaoperação contra o PCC; clube diz que licenciou marca

Os três postos oficiais do Corinthians estão registrados na ANP em nome de indivíduos investigados na Operação Carbono Oculto, considerada a maior contra o PCC.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rio recebe primeiro lote de antídoto para intoxicação por metanol

Rio recebe primeiro lote de antídoto para intoxicação por metanol

Estado inicia compra de kits e monitora casos suspeitos de contaminação por bebidas adulteradas.
L
PLATAFORMA Negócios firma parceria com Stellantis Consórcio para expansão nacional

PLATAFORMA Negócios firma parceria com Stellantis Consórcio para expansão nacional

Nova parceria fortalece canais de venda e amplia acesso ao consórcio de veículos
L
Brasil recebe 7 milhões de turistas estrangeiros pela primeira vez

Brasil recebe 7 milhões de turistas estrangeiros pela primeira vez

De janeiro a setembro, o país registra aumento de 45% em relação a 2024 e bate recorde histórico.
L
Exportações brasileiras para EUA caem 20%, mas vendas externas batem recorde

Exportações brasileiras para EUA caem 20%, mas vendas externas batem recorde

Tarifa americana reduz vendas ao país, mas crescimento em novos mercados garante resultado histórico.
L
Honda anuncia investimento de R$ 1,6 bilhão em motocicletas no Brasil até 2029

Honda anuncia investimento de R$ 1,6 bilhão em motocicletas no Brasil até 2029

Expansão da fábrica em Manaus prevê novos modelos, mais empregos e modernização industrial
L
Marcopolo firma parceria com Volvo Buses para retomar operações na Europa

Marcopolo firma parceria com Volvo Buses para retomar operações na Europa

Modelo Paradiso G8 1200 será adaptado às exigências técnicas da França e da Itália
L
Nove em cada dez brasileiros pretendem comprar algo na Black Friday

Black Friday 2025: Data e Dicas para Evitar a ‘Black Fraude’ e Comprar com Segurança

A Black Friday de 2025 acontecerá na semana do dia 28 de novembro, a última sexta-feira do mês. Para evitar cair em ciladas e na “Black Fraude”, consumidores devem monitorar os preços com antecedência, usar comparadores e checar a reputação das lojas.
L
SP registra 14 casos de intoxicação por metanol com duas mortes

SP registra 14 casos de intoxicação por metanol com duas mortes

Suspeita é de contaminação de bebidas em garrafas reaproveitadas; prisões foram realizadas para apurar o caso.
L
Stellantis confirma produção do Jeep Avenger no Rio de Janeiro

Stellantis confirma produção do Jeep Avenger no Rio de Janeiro

Grupo anuncia novo modelo e reforça investimentos no Polo de Porto Real
L
Amanda Areval apoia audiência pública com aldeias indígenas de Vilhena

Amanda Areval apoia audiência pública com aldeias indígenas de Vilhena

Evento ocorre nesta quinta-feira, 9, e reunirá representantes de todas as aldeias para apresentar demandas e soluções.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.