A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Porto Velho aconteceu nos dias 9 e 10 de julho, no L’Acordes Hotel, com o tema “20 anos do Suas: Construção, Proteção e Resistência”. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social e da Família (Semias).
Na abertura, a secretária da Semias, Lucília Muniz de Queiroz, e a vice-presidente do CMAS, Waldemarina Galvão, deram boas-vindas aos participantes e reforçaram a importância de reflexão, estudo e troca de experiências durante a Conferência.
A Conferência Municipal de Assistência Social ocorre periodicamente para avaliar a política de assistência, apontar desafios e propor melhorias para o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Esta edição destacou os avanços e as dificuldades enfrentadas em duas décadas do Suas.
O tema central foi trabalhado em cinco eixos: Universalização do Suas; Aperfeiçoamento Contínuo; Integração de Benefícios e Serviços; Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente; e Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento.
Cinco palestras aprofundaram cada eixo:
-
Universalização do Suas: Becharra Rodrigues de Miranda;
-
Aperfeiçoamento Contínuo do Suas: Maria Gonçalves da Conceição;
-
Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Tércia Marília Martins;
-
Gestão Democrática e Comunicação Transparente: Marinilde Helena da Silva Santos;
-
Sustentabilidade Financeira: Massimo Araujo de Mesquita.
Na quinta-feira (10), grupos de trabalho elaboraram propostas para a etapa estadual. Também foi realizada a eleição dos delegados que representarão Porto Velho na Conferência Estadual de Assistência Social.
A secretária Lucília Muniz de Queiroz destacou que o fortalecimento do Suas depende da mobilização de todos: “A participação social é essencial para garantir políticas públicas eficazes e justas”.