QUARTA-FEIRA, 17/09/2025

Lula: Governo recorrerá à OMC contra tarifas dos EUA e adotará reciprocidade

Presidente brasileiro promete acionar a Organização Mundial do Comércio e articuladar com outros países contra as taxas de 50% impostas por Donald Trump, caso negociações falhem.

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Lula: Governo recorrerá à OMC contra tarifas dos EUA e adotará reciprocidade
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, em entrevista à Record TV, que o governo federal vai apresentar uma reclamação oficial à Organização Mundial do Comércio (OMC). O objetivo é reverter as tarifas de 50% sobre exportações de produtos brasileiros aos Estados Unidos, anunciadas por Donald Trump. Caso essa medida não seja bem-sucedida, o Brasil adotará retaliações proporcionais, garantiu o presidente.

“Não tenha dúvida que, primeiro, nós vamos tentar negociar. Mas, se não tiver negociação, a Lei da Reciprocidade será colocada em prática. Se ele vai cobrar 50% de nós, nós vamos cobrar 50% dele”, reforçou o presidente. Lula planeja que o recurso à OMC seja articulado com outros países que também foram taxados pelos EUA. “Dentro da OMC, você pode encontrar um grupo de países que foram taxados pelos EUA. Tem toda uma tramitação que a gente pode fazer. Se nada disso der resultado, vamos ter que fazer [de acordo com] a Lei da Reciprocidade”, acrescentou.

A lei brasileira mencionada pelo presidente foi sancionada em abril de 2025. Ela estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

Apoio a Empresas e Reafirmação da Soberania

Lula informou que criará um comitê, com a participação de empresários que exportam aos EUA, para analisar o novo cenário comercial com os americanos. “Não vou dizer um gabinete de crise, vou dizer um gabinete de repensar a política comercial brasileira com os EUA”, pontuou. O presidente prometeu apoiar o setor empresarial e empenhar-se para que os produtos brasileiros que deixarem de ser vendidos aos EUA encontrem compradores em outros países. “Vamos ter que proteger [o setor produtivo], vamos ter que procurar outros parceiros para comprar nossos produtos. O comércio do Brasil com os EUA representa 1,7% do PIB [Produto Interno Bruto]. Não é essa coisa de que a gente não pode sobreviver sem os EUA. Obviamente que nós queremos vender”.

Em um trecho da entrevista, divulgado em suas redes sociais, Lula voltou a cobrar respeito de Trump e criticou a forma como a carta foi divulgada, antes mesmo de chegar ao destinatário oficial. “O Brasil é um país que não tem contencioso de ninguém. Aqui, tudo se resolve numa conversa. Achei que a carta do presidente Trump era um material apócrifo. Não é costume você ficar mandando correspondência para outro presidente através do site do presidente da República”, criticou.

Lula recordou a bicentenária relação diplomática entre Brasil e EUA, destacando ter tido bom relacionamento com todos os demais líderes norte-americanos nas últimas duas décadas. “O Brasil tem 201 anos de relação com os Estados Unidos. Uma relação diplomática virtuosa, uma relação de benefício para ambos os lados. Eu me dei bem com o Clinton, com o Bush, com o Obama, com o Biden. O Brasil é um país de conversa”.

Sobre os termos da carta de Trump, o presidente brasileiro rebateu a alegação de disparidade comercial, ressaltando que os EUA obtêm superávits comerciais com o Brasil há pelo menos 15 anos. Quanto à exigência de Trump de impedir que o ex-presidente Jair Bolsonaro não seja julgado por tentativa de golpe de Estado, Lula reafirmou a independência do Poder Judiciário. “Eu não me meto no Poder Judiciário porque aqui o Judiciário é autônomo”, disse. “O que não pode é ele pensar que ele foi eleito para ser xerife no mundo. Ele pode fazer o que ele quiser dentro dos EUA. Aqui, no Brasil, quem manda somos nós brasileiros”, continuou o presidente. Lula ainda responsabilizou Bolsonaro pela penalização ao comércio brasileiro: “O ex-presidente da República deveria assumir a responsabilidade, porque ele está concordando com a taxação do Trump ao Brasil. Aliás, foi o filho dele que foi lá fazer a cabeça do Trump”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bolsonaro passa a noite em hospital de Brasília após mal-estar

Bolsonaro passa a noite em hospital de Brasília após mal-estar

O ex-presidente Bolsonaro hospitalizado apresentou vômitos e queda de pressão enquanto cumpre prisão domiciliar; ele passará a noite no Hospital DF Star para exames.
L
Lula é convidado para cerimônia de posse no STF

Lula é convidado para cerimônia de posse no STF

Ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes se reuniram com o presidente da República para oficializar o convite para a posse no STF, que acontece em 29 de setembro.
L
Governo lança programa para reduzir a fila do INSS

Governo lança programa para reduzir a fila do INSS

A meta do Programa de Gerenciamento de Benefícios é que pedidos de aposentadoria e pensões sejam analisados em até 45 dias, usando mutirões com remuneração extra.
L
Conferência revisa políticas de igualdade racial no Brasil

Conferência revisa políticas de igualdade racial no Brasil

Em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial discute o combate ao racismo e a titulação de terras quilombolas com a participação de 1,7 mil delegados.
L
Descarbonização da Petrobras é pauta de novos estudos científicos

Descarbonização da Petrobras é pauta de novos estudos científicos

Pesquisas de universidades e organizações defendem que a descarbonização da Petrobras é crucial para o futuro do Brasil, propondo um novo modelo de negócio à empresa.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Anvisa proíbe produtos sem registro em todo o Brasil

Anvisa proíbe produtos sem registro em todo o Brasil

Resolução da Anvisa proíbe produtos como o azeite Los Nobles e o suplemento Zempyc Natural por serem de origem clandestina e com propagandas enganosas.
L
Senado aprova pena maior a quem fornece drogas a menores

Senado aprova pena maior a quem fornece drogas a menores

O texto aumenta a punição para quem oferece bebidas ou drogas a crianças e adolescentes caso a substância seja consumida; a proposta agora segue para a sanção presidencial.
L

Momento Empresarial: a trajetória de Fabiano Coutinho e seu preparo para zonas de risco

Na quarta-feira, 17, às 9h, o programa Momento Empresarial entrevista o CEO do News Rondônia, Fabiano Coutinho, que compartilha sua história de vida e detalhes do curso realizado no Rio de Janeiro sobre atuação em zonas de risco e confrontos.
L
PEC da blindagem é aprovada em primeiro turno na Câmara

PEC da blindagem é aprovada em primeiro turno na Câmara

Proposta de Emenda à Constituição que dificulta denúncias contra parlamentares avança na Câmara com 353 votos favoráveis em uma votação secreta.
L
Horóscopo de Quarta-Feira 17/09/25: Aja com mais calma para evitar conflitos

Horóscopo de Quarta-Feira 17/09/25: Aja com mais calma para evitar conflitos

O que os astros reservam para o seu signo em 17 de setembro de 2025.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L

POLÍTICA

Deputados aprovam PEC da blindagem e texto segue ao Senado

Deputados aprovam PEC da blindagem e texto segue ao Senado

Aprovada por ampla maioria na Câmara, a PEC da blindagem retoma o voto secreto para processos criminais e concede foro privilegiado a presidentes de partidos.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia cerimônia no Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia e valoriza novos policiais de fronteira

Deputada Dra. Taíssa prestigia cerimônia no Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia e valoriza novos policiais de fronteira

Formatura do BPFron marca reforço na segurança pública e proteção das divisas de Rondônia.
L
6º BPM de Guajará-Mirim celebra aniversário com honrarias entregues pela deputada Dra. Taíssa

6º BPM de Guajará-Mirim celebra aniversário com honrarias entregues pela deputada Dra. Taíssa

Parlamentar reconheceu policiais e integrantes da Polícia Mirim com Votos de Louvor e Medalhas de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa.
L
Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Obra já está em andamento e conta com emenda parlamentar de R$ 500 mil destinada pela deputada, em parceria com o Governo do Estado e a deputada federal Mariana Carvalho.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Parlamentar recebeu moeda de agradecimento pelo apoio constante à Polícia Militar e relevantes serviços prestados à segurança pública de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito é preso após furto em loja de Porto Velho

Suspeito é preso após furto em loja de Porto Velho

Um cerco policial resultou na prisão de um homem suspeito de furto em uma loja de engenharia na zona Leste da capital rondoniense; o restante do bando fugiu em um carro.
14
Polícia identifica mulher morta a tiros em área de mata na zona sul

Polícia identifica mulher morta a tiros em área de mata na zona sul

Na ocasião, moradores próximos contaram que a mulher chegou em um carro, sendo arrastada por vários indivíduos até uma área de mata, depois foi executada a tiros.
18
Operação da PM prende dupla com 10kg de drogas em Porto Velho

Operação da PM prende dupla com 10kg de drogas em Porto Velho

Em ação contra o tráfico de drogas, sargento Machado e equipe do 5º Batalhão prendem Francisco R. C. S. e Divanildo, o ‘Espanta’, na zona Leste da capital rondoniense.
12
PM faz cerco e prende criminoso furtando loja no centro

PM faz cerco e prende criminoso furtando loja no centro

Policiais do BPTAR, BPChoque e 1º BPM agiram rapidamente após denúncia e capturaram um suspeito escondido em caixa d’água; comparsa segue foragido.
10
Equipe do sargento Machado prende dupla com quase 10kg de drogas em distribuidora de fachada na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende dupla com quase 10kg de drogas em distribuidora de fachada na zona Leste

Ação policial no bairro Três Marias resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de entorpecentes escondidos nos fundos do imóvel.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro do STF pede parecer da PGR sobre investigação de Tarcísio

Ministro do STF pede parecer da PGR sobre investigação de Tarcísio

O deputado federal Rui Falcão solicitou a investigação de Tarcísio de Freitas por suposta obstrução de Justiça em articulações para aprovar uma anistia a Jair Bolsonaro.
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 33 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 33 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2915 da Mega-Sena sorteadas na noite de terça-feira; o próximo sorteio acontece na quinta-feira.
L
Relatório aponta fadiga como causa em acidente aéreo da Voepass

Relatório aponta fadiga como causa em acidente aéreo da Voepass

Auditoria do Ministério do Trabalho e Emprego revela que a falta de descanso na Voepass pode ter causado erros humanos e contribuído para a tragédia que matou 62 pessoas.
L
Pesquisador brasileiro alerta sobre o papel das big techs na guerra

Pesquisador brasileiro alerta sobre o papel das big techs na guerra

Em novo livro, o sociólogo Sérgio Amadeu explica como a inteligência artificial das big techs é usada com finalidades militares e a importância da soberania digital para o Brasil.
L
Estudo liga 16.500 mortes a calor e clima na Europa

Estudo liga 16.500 mortes a calor e clima na Europa

Pesquisa científica aponta que o calor agravado por alterações climáticas causou 68% das mortes por calor na Europa neste verão, destacando a vulnerabilidade dos idosos.
L
Oito em cada dez estudantes do ensino médio usam IA em pesquisas

Sete em cada dez estudantes do ensino médio usam IA em pesquisas

O uso de inteligência artificial por estudantes brasileiros é alto, mas a orientação sobre a tecnologia ainda é baixa nas escolas, segundo pesquisa TIC Educação.
L
Projetos culturais na Pequena África recebem R$ 5 mi

Projetos culturais na Pequena África recebem R$ 5 mi

Onze projetos culturais, incluindo a Casa Escrevivência e a Casa de Tia Ciata, recebem R$ 5 milhões para valorizar e preservar a herança e a memória africanas no Rio de Janeiro.
L
CNJ ordena correção em certidões da Chacina de Acari

CNJ ordena correção em certidões da Chacina de Acari

Após 35 anos, Conselho Nacional de Justiça determina retificação das certidões de óbito de 11 jovens, atribuindo a morte a “agente do Estado brasileiro”.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.