QUARTA-FEIRA, 16/07/2025

Acesso a Vacinas: Sul Global coopera para não ser escanteado novamente, diz Fiocruz

O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, revela à Agência Brasil os esforços de cooperação do Sul Global para garantir maior acesso a vacinas após as lições da pandemia de Covid-19.

Por Tâmara Freire - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Acesso a Vacinas: Sul Global coopera para não ser escanteado novamente, diz Fiocruz
Joédson Alves/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que coordena o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas dos Brics, está trabalhando ativamente para alinhar os esforços de pesquisa sobre vacinas entre os países do bloco. O objetivo principal é assegurar o acesso das populações do Sul Global a esses imunizantes. Essa necessidade se tornou inegável durante a pandemia de Covid-19, quando a escassez de suprimentos vitais fez com que as nações ricas monopolizassem as compras, deixando os países mais pobres em desvantagem.

Em uma entrevista exclusiva à Agência Brasil no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 2025, o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, enfatizou a importância de uma reação conjunta. “Nós vimos, na pandemia, que o Sul Global ficou no final da fila para receber vacinas, medicamentos, equipamentos de proteção individual, respiradores. Tudo chegou por último. Então, tomamos um susto e estamos, todos, agora, nos organizando em bloco”, afirmou Moreira.

Um dado que ilustra essa disparidade é o número de vacinas aplicadas até o terceiro ano da pandemia, em 2023. Das mais de 13,2 bilhões de doses administradas globalmente até março daquele ano, menos de 1 bilhão foram utilizadas na prevenção das populações do continente africano. A plataforma Our World in Data, que monitorou dados da pandemia, mostrou que países de renda alta e média-alta atingiram a marca de uma dose por habitante em agosto de 2021, enquanto os de baixa renda encerraram a emergência de saúde pública em maio de 2023 com apenas 40 doses para cada 100 habitantes.

Fiocruz Lidera Esforços por Financiamento e Autonomia na Produção de Vacinas

A cooperação entre os Brics também representa um passo adiante para a coalizão global de desenvolvimento e produção local de vacinas, proposta pelo Brasil na Cúpula do G20. Mario Moreira explicou que a fase atual foca na mobilização dos institutos de cada país para criar um repositório digital de projetos. O intuito é alinhar essas iniciativas para atender aos interesses comuns dos países, buscando nivelar as diferentes capacidades na área de vacinas.

O financiamento dessas inovações é crucial. “Esse é o tema da hora: como esse novo multilateralismo, ou o que eu chamo de coalizão dos interessados, pode se sustentar”, destacou Moreira. Ele ressaltou a importância do Banco do Brics e de grandes doadores internacionais, como a Fundação Rockefeller e a Fundação Bill e Melinda Gates. A criação de um novo órgão multilateral para financiamento científico também é uma possibilidade.

O Brasil, por meio da Fiocruz, assumiu a liderança na iniciativa de vacinas. Isso se deve à robustez de seu sistema público de vacinação e produção de imunizantes, além de sua “reconhecida tradição em cooperações estruturantes”. O país já possui um vasto histórico de colaboração com a América Latina e a África, especialmente com países de língua portuguesa, e agora amplia essas parcerias, alinhado às diretrizes do governo brasileiro.

Expansão Internacional e Combate ao “Vale da Morte” da Inovação

Para fortalecer suas relações internacionais, a Fiocruz inaugurará um escritório em Portugal no dia 22 de julho, que será um ponto focal para negociações com a Europa. Em outubro, outra unidade será aberta na Etiópia, visando reforçar as parcerias com os países africanos. A aproximação com a Índia também está em pauta, com projetos de cooperação industrial e desenvolvimento de novas vacinas já apresentados ao Ministério da Saúde brasileiro.

Recentemente, o Brasil integrou a Rede Pasteur de Laboratórios e está liderando um comitê estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde. O objetivo é mapear as condições científicas, tecnológicas e industriais da América Latina para organizar um consórcio capaz de desenvolver e produzir vacinas, medicamentos e diagnósticos.

O presidente da Fiocruz acredita que o fortalecimento das relações internacionais do Brasil no campo científico pode ajudar o país a superar o “vale da morte”. Este termo descreve o abismo entre a produção científica e sua transformação em produtos inovadores e novas tecnologias, muitas vezes devido à falta de infraestrutura produtiva de ponta. Com esse propósito, a Fundação espera inaugurar em agosto o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde, uma nova unidade que receberá projetos de produtos de saúde de todo o Brasil e do exterior para acelerar seu desenvolvimento e produção.

Foco na Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas

A cooperação entre os países do Brics para promover pesquisa e desenvolvimento de abordagens inovadoras em saúde, incluindo vacinas, foi formalizada em uma parceria para a eliminação das doenças socialmente determinadas. Esta parceria está presente na Declaração do Rio, o documento final da Cúpula de Líderes do grupo.

O objetivo da parceria é fortalecer a cooperação, mobilizar recursos e avançar nos esforços coletivos para a eliminação integrada dessas doenças. A incidência dessas enfermidades é agravada pela pobreza, desigualdade social e barreiras de acesso à saúde, o que as torna mais prevalentes no Sul Global.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Câncer em pets: oncologia veterinária é destaque no Giro News com Dra. Daiane Paraguaçu

Veterinária rondoniense explica a realidade do câncer em animais, cuidados preventivos, avanços nos tratamentos e a importância da dignidade até o fim da vida
L

Dra. Tânia Sena defende legalização e transparência no garimpo durante entrevista ao Giro News

Especialista aborda desafios, desinformação e impacto econômico da atividade garimpeira em Rondônia, e reforça o papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável
L

Dioneida Castoldi reforça papel do Sintero na defesa da educação pública em entrevista ao Comunidade News

Presidente do sindicato destaca desafios, avanços e a importância da união da categoria para garantir direitos e qualidade na educação
L
Projeto Regulariza Rural oferece apoio gratuito para regularização ambiental em RO

Projeto Regulariza Rural oferece apoio gratuito para regularização ambiental em RO

Agricultores familiares de Rondônia podem se inscrever até 20 de setembro no projeto Regulariza Rural, que oferece suporte técnico para recuperação ambiental de propriedades.
L
Moraes mantém prisão do General Braga Netto acusado de obstruir investigação do Golpe

Moraes mantém prisão do General Braga Netto acusado de obstruir investigação do Golpe

Ministro do STF nega pedido de soltura e afirma que manutenção da prisão preventiva de Walter Braga Netto é necessária para garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Unir: Estudantes veteranos que perderam o prazo de matrícula do semestre letivo 2025.2 têm até o dia 17 para solicitar regularização

Unir: Estudantes veteranos que perderam o prazo de matrícula do semestre letivo 2025.2 têm até o dia 17 para solicitar regularização

Após esse período, os estudantes que não efetivarem a matrícula em disciplinas ou não solicitarem a suspensão do curso (trancamento geral), até 23/08/2025, terão suas matrículas canceladas por abandono.
L
Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

A prorrogação, garante nova validade do concurso, que passará a contar a partir de 5 de julho de 2026, estendendo-se por mais dois anos.
L

Giro News | Entrevista Rev. Jonas Oliveira

Nesta quarta-feira, dia 16 de julho, às 16h, o programa Giro News recebe o reverendo Jonas Oliveira, presidente do Instituto Cristão de Capacitação Multidisciplinar (ICCM).
L
Agenda News: Quarta do Temaki em Dobro no Sushi Zen garante sabor em dose dupla para os apaixonados por comida japonesa

Agenda News: Quarta do Temaki em Dobro no Sushi Zen garante sabor em dose dupla para os apaixonados por comida japonesa

A promoção mais esperada da semana oferece o segundo temaki grátis e uma seleção especial de sabores para você se deliciar sem moderação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa celebra construção de nova garagem para o 6º Batalhão da PM em Guajará-Mirim

Obra da nova garagem do 6º Batalhão da Polícia Militar em Guajará-Mirim atende Indicação nº 8183/24 apresentada pela deputada Dra. Taíssa Sousa.
L

Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento em Guajará-Mirim para combater criminalidade na fronteira

Deputada Dra. Taíssa apresenta pedido à Sesdec para ampliar policiamento ostensivo em Guajará-Mirim, atendendo a demandas de segurança na região de fronteira.
L

Dra. Taíssa destina quase R$ 2 milhões para motos que reforçam trabalho de Agentes de Saúde em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa investe em motocicletas para garantir mais agilidade no atendimento dos Agentes Comunitários de Saúde em áreas distantes de Guajará-Mirim.
L
Ieda Chaves garante gerador cirúrgico para o Hospital Santa Marcelina em Porto Velho

Ieda Chaves garante gerador cirúrgico para o Hospital Santa Marcelina em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 180 mil para compra de gerador de energia cirúrgico de alta tecnologia, reforçando segurança em cirurgias no Hospital Santa Marcelina.
L
Cláudia de Jesus pede asfalto em Corumbiara para fortalecer agricultura e transporte escolar

Cláudia de Jesus pede asfalto em Corumbiara para fortalecer agricultura e transporte escolar

Deputada Cláudia de Jesus solicita ao Governo de Rondônia pavimentação de trecho crítico da Linha Quarta Eixo, beneficiando produção agrícola e moradores.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação rápida da Polícia Civil prende ladrão e receptador em Porto Velho

Ação rápida da Polícia Civil prende ladrão e receptador em Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia, através da 8ª Delegacia e SEVIC, age rapidamente e prende ex-funcionário por furto e indivíduo por receptação, recuperando bens subtraídos.
10
DENARC prende suspeito por tráfico de drogas em Porto Velho

DENARC prende suspeito por tráfico de drogas em Porto Velho

Prisão e Apreensões no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto
12
Motociclista fica ferido em acidente no cruzamento da Tiradentes com Jorge Teixeira, em Porto Velho

Motociclista fica ferido em acidente no cruzamento da Tiradentes com Jorge Teixeira, em Porto Velho

Jovem em moto é atingido por veículo que avançou sinal vermelho, resultando em ferimentos em acidente na capital rondoniense.
14
Operação Blecaute: Polícia Civil prende suspeitos de roubo de cabos de cobre em Ariquemes

Operação Blecaute: Polícia Civil prende suspeitos de roubo de cabos de cobre em Ariquemes

Ação da Polícia Civil visa combater crimes patrimoniais e roubo de cabos de cobre na região de Ariquemes.
10
Homem é preso com drogas e bicicleta trocada por entorpecentes em Ji-Paraná

Homem é preso com drogas e bicicleta trocada por entorpecentes em Ji-Paraná

Abordagem policial no bairro Urupá resulta na prisão de suspeito de tráfico e recuperação de itens usados como moeda de troca.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“O Pix é nosso, my friend”: Brasil reage com bom humor à ofensiva dos EUA sobre sistema de pagamentos

Campanha lançada pelo governo nas redes sociais ironiza investigação aberta pelos Estados Unidos e reforça que o Pix é seguro, gratuito e 100% brasileiro
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CENTRO DE MEDICINA NUCLEAR DE RONDONIA LTDA

Licença Previa – Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Requerimento de Renovação de Outorga: VANDOILSON APARECIDO DOS SANTOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L

Baile da Astro – 2000, promete noite nostálgica com open bar, dois palcos e hits dos anos 2000 em Porto Velho

A festa retrô mais esperada da cidade, o Baile da Astro – 2000, acontece no dia 16 de agosto, com oito horas de música, open bar, concurso temático e ambientação especial
L
Trump contra o Pix: Entenda as críticas dos EUA ao sistema de pagamento brasileiro

Trump contra o Pix: Entenda as críticas dos EUA ao sistema de pagamento brasileiro

Investigação comercial dos Estados Unidos levanta questionamentos sobre o Pix, possivelmente motivados pela concorrência com empresas americanas e pelo uso do sistema em transações internacionais como alternativa ao dólar.
L
Reforma no Heuro entra na fase final e amplia leitos com atendimento humanizado em Cacoal

Reforma no Heuro entra na fase final e amplia leitos com atendimento humanizado em Cacoal

Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal moderniza instalações e reforça atendimento humanizado, com obra avançando sem interromper serviços.
L

Surto de sarampo na Bolívia acende alerta no Acre e em Rondônia

Casos confirmados no país vizinho mobilizam autoridades brasileiras, que intensificam vacinação nas regiões de fronteira; Porto Velho já recebeu mais de 2 mil doses
L

JT Jump Fest revoluciona festas em Porto Velho com aluguel de infláveis, mesas e cadeiras

A JT Jump Fest, liderada por Júlio César, oferece aluguel de infláveis, mesas e cadeiras, tornando mais fácil e divertida a organização de eventos em Porto Velho
L
Peru, Jordânia e Hong Kong voltam a comprar carne de Frango do Brasil

Peru, Jordânia e Hong Kong voltam a comprar carne de Frango do Brasil

Com a reabertura desses mercados, 30 países já suspenderam as restrições à importação de carne de frango brasileira após o surto de gripe aviária.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.