A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta terça-feira (8) a implantação de um sistema viário inteligente na rotatória entre as avenidas José Vieira Caúla e Guaporé, um dos pontos de maior fluxo da zona Leste. Com a nova solução, chamada de “fura-fila inteligente”, motoristas que precisarem dobrar à direita não precisarão mais acessar a rotatória, o que promete diminuir filas, agilizar o trânsito e reduzir o risco de acidentes.
A intervenção foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) após estudos técnicos. O novo fluxo já está funcionando no sentido bairro–centro da avenida Caúla, para quem acessa a avenida Guaporé, e deve ser replicado nos demais acessos da rotatória nos próximos dias.
“Essa é uma solução prática, de baixo custo, mas com grande impacto na mobilidade. Reduz o tempo de espera, evita conflitos e melhora a experiência de quem dirige”, afirmou o prefeito Léo Moraes, durante visita técnica ao local.
Mais agilidade para motoristas e menos risco de acidentes
A proposta do “fura-fila inteligente” tem como base o princípio de segregar o tráfego de conversão à direita do restante do fluxo, o que permite aos motoristas seguirem sem precisar aguardar a rotatória. A medida é comum em cidades que adotam intervenções urbanas de baixo custo e alto impacto.
“Queremos uma cidade mais funcional, menos estressante e mais segura para todos. Essa é só uma das ações do nosso plano de reorganização do trânsito”, destacou o prefeito.
Outras regiões também devem receber o modelo
De acordo com a Semtran, a adoção desse modelo poderá ser expandida para outros cruzamentos da capital onde há gargalos semelhantes. Técnicos da Prefeitura já realizam análises para identificar os pontos críticos que podem ser otimizados com medidas similares.
A implantação do “fura-fila inteligente” faz parte de um conjunto de ações de mobilidade urbana que inclui sinalização inteligente, novos semáforos, readequações viárias e ampliação da segurança para pedestres e ciclistas.