Neste sábado, 5 de julho, em São Paulo, Reginaldo Trindade, idealizador do MOVIMENTO DOS DEPRESSIVOS CONHECIDOS (MDC) – O AMOR CURANDO A ALMA!, recebeu um prêmio especial no 11º Concurso Literário Internacional da ACIMA – Associazione Culturale Internazionale Mandala. Trindade competiu com 54 escritores de diversas nacionalidades, e seu texto fará parte da Antologia Bilíngue (ítalo-brasileira) intitulada “Libertà & Liberdade”.
“Disciplina é Liberdade”: Um Testemunho Pessoal
O artigo premiado, “Disciplina é Liberdade”, aborda a longa batalha de Trindade contra a depressão, que o afligiu por mais de cinco anos e quase lhe custou a vida. O texto enfatiza a importância de estratégias de prevenção para evitar novas crises em pessoas que sofrem de transtornos emocionais.
Em um trecho, Trindade escreve: “A você, que ainda está aprisionado na escuridão de qualquer transtorno emocional, conscientize-se de que não existe passe de mágica em seu processo terapêutico. Não pense que vai dormir deprimido, ansioso ou em que estado adoecido for e acordará sadio, livre do seu sofrimento, curado de sua dor. Na verdade, o processo de ressignificação de toda e qualquer doença da alma, assim como de todas as questões emocionais que nos acompanham desde a mais tenra idade, de certo que as verdadeiras origens do adoecimento, envolverá uma sucessão de atos, que devem ser praticados, religiosamente, dia após dia. O compromisso é que vai te tirar da depressão e de sua dor emocional. A disciplina é que vai lhe trazer a liberdade, romper os grilhões de um dos mais terríveis cárceres que podem afligir a mente e o coração do ser humano.”
Lançamento de “O Livro de Ouro da Depressão” e Propósitos do MDC
O texto premiado é um dos mais de vinte artigos que compõem a obra “O LIVRO DE OURO DA DEPRESSÃO. O Mal do Século servindo como cura – para a alma!”, de autoria exclusiva de Reginaldo Trindade, com lançamento previsto para breve. O livro oferecerá lições e dicas práticas para lidar não apenas com a depressão, mas também com traumas, temores e crenças limitantes.
O MOVIMENTO DOS DEPRESSIVOS CONHECIDOS (MDC) – O AMOR CURANDO A ALMA! é uma iniciativa que reúne centenas de pessoas, partindo da premissa de que a sociedade frequentemente estigmatiza a depressão, classificando-a como “frescura” ou “falta de Deus”, quando, na realidade, é uma doença grave e uma das maiores causas de mortalidade por suicídio em todas as faixas etárias.
O MDC possui um objetivo triplo: esclarecer a sociedade sobre a depressão; combater o preconceito, tanto social quanto individual, para que as pessoas se sintam confiantes em assumir sua condição, o que é libertador; e, finalmente, ajudar o máximo possível de pessoas que sofrem com depressão e outras doenças da alma.
Para buscar ajuda ou colaborar com o movimento, basta enviar uma mensagem de WhatsApp para o número (69) 9 8438-5550. O MDC convida a todos a se juntarem a essa campanha de combate ao “Mal do Século” no sul da Amazônia Brasileira.