A população de Alvorada do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Teixeirópolis e Urupá, terá a oportunidade de participar da Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável 2030 (PDES). O evento acontecerá no dia 21 de julho, às 8h30, na E.E.E.M. 31 de Março, localizada na Rua Vinícius de Moraes Nº 1147, Bairro São Pedro, no município de Ji-Paraná.
O evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), é uma oportunidade para que a população rondoniense participe de forma ativa e democrática na elaboração das diretrizes para o crescimento sustentável do estado nos próximos anos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o PDES 2030 é o roteiro coletivo para construir um estado mais próspero e justo. “Juntos vamos traçar as metas e as ações que irão impulsionar o desenvolvimento do estado pelos próximos anos. O governo tem trabalhado para oferecer mais oportunidades para população, alinhado com a preservação das nossas riquezas naturais, a fim de assegurar um futuro digno para as próximas gerações”, salientou.
PARTICIPAÇÃO
Poderão participar da reunião de consulta pública todos os cidadãos rondonienses, representantes de entidades civis, empresários e demais órgãos estaduais. A participação popular é fundamental para que o plano seja abrangente, inclusivo e eficaz. A Sepog reforça a importância da presença de todos, pois o encontro será um espaço para debates construtivos, apresentação de propostas e alinhamento de expectativas. Juntos, governo e sociedade civil poderão construir um futuro mais próspero e sustentável para Rondônia.
PLANO ESTRATÉGICO
O PDNES é um plano estratégico que visa traçar metas e ações para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Rondônia, com foco na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida dos rondonienses. A audiência é essencial para garantir que o PDES 2030 reflita as reais necessidades da população, bem como, suas aspirações para a melhoria da educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, agronegócio e inovação.
De acordo com a secretária da Sepog, Beatriz Basílio Mendes, “a realização das audiências públicas é um passo essencial e muito importante, uma vez que, ouvirmos diretamente a população e compreendermos as demandas específicas de cada região. Esse diálogo é o que torna o PDES 2030 um plano genuinamente democrático, representativo, construído de forma coletiva, participativa, transparente e com foco no futuro sustentável de Rondônia”, destacou.
Ainda de acordo com a secretária da Sepog, que está coordenando o trabalho para a audiência pública, o evento é para ouvir a todos. As ideias e sugestões da população são importantes para que cada voz seja ouvida, tendo em vista que, a diversidade de opiniões pode contribuir para melhores soluções. O governo de Rondônia conta com a participação de todos os cidadãos que desejam contribuir na construção do futuro do estado.