SEXTA-FEIRA, 04/07/2025
Publicidade

Brasil assume presidência do Mercosul com foco em ampliação comercial, transição energética e combate ao crime organizado

Acordo com a União Europeia também está no radar

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil assume presidência do Mercosul com foco em ampliação comercial, transição energética e combate ao crime organizado
Ricardo Stuckert / PR

Ampliação comercial, promoção da transição energética, desenvolvimento tecnológico, combate ao crime organizado e enfrentamento das desigualdades sociais. Essas são as cinco prioridades para a próxima presidência do Mercosul, que será exercida pelo Brasil no segundo semestre deste ano.

As pautas foram apresentadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (3), durante a 66ª Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, na Argentina, quando recebeu a coordenação do bloco sul-americano do presidente argentino, Javier Milei.

O encontro reúne os líderes dos países-membros Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além da Bolívia, que está em processo de adesão, e países associados, para discutir temas prioritários do bloco.

A presidência brasileira também buscará o fortalecimento da Tarifa Externa Comum (TEC), a incorporação dos setores automotivo e açucareiro ao regime comercial do bloco, além do fortalecimento dos mecanismos de financiamento de infraestrutura e desenvolvimento regional.

Em seu discurso, o presidente brasileiro defendeu a modernização do sistema de pagamento em moedas locais para facilitar as transações digitais.

Para Lula, o Mercosul é um refúgio para os países da região, diante de um mundo “instável e ameaçador”.

“Ao longo de mais de três décadas, erguemos uma casa com bases sólidas, capaz de resistir à força das intempéries. Conseguimos criar uma rede de acordos que se estendeu aos Estados associados. Toda a América do Sul se tornou uma área de livre comércio, baseada em regras claras e equilibradas”, afirmou.

“Estar no Mercosul nos protege. Nossa Tarifa Externa Comum nos blinda contra guerras comerciais alheias. Nossa robustez institucional nos credencia perante o mundo como parceiros confiáveis. Enfrentaremos o desafio de resguardar nosso espaço de autonomia em um contexto cada vez mais polarizado”, acrescentou.

Entre os acordos firmados durante a presidência da Argentina no Mercosul, entretanto, está a flexibilização dos produtos que podem ficar fora da tarifa comum do bloco. A nova exceção amplia em 50 o número de códigos tarifários de produtos que poderão ter a cobrança de TEC flexibilizada, de acordo com a conveniência de cada país.

A TEC é uma tarifa unificada adotada pelo Mercosul sobre produtos importados de outros mercados, uma forma de estimular e promover o comércio entre os países do bloco. Está em vigor desde os primeiros anos de criação do bloco, em meados dos anos 1990. A aprovação representa uma concessão do governo brasileiro a um pedido da Argentina e melhora a capacidade de reação do Mercosul a distorções comerciais criadas por barreiras ou por práticas não autorizadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Acordos comerciais

A primeira prioridade brasileira à frente do Mercosul, listada por Lula, é o fortalecimento do comércio entre os países do bloco e com parceiros externos. O objetivo do presidente é finalizar o acordo do bloco sul-americano com a União Europeia (UE), considerado o mais importante. Embora já negociado, o acordo Mercosul-UE passa agora pelo processo de internalização por parte dos países envolvidos e ainda sofre resistências, especialmente da França.

Nesta quarta-feira (2), foi anunciada a conclusão das negociações para um acordo do Mercosul com a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta), formado por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

O Mercosul ainda pretende negociar acordos específicos com Canadá e Emirados Árabes Unidos, além de trabalhar por novos parceiros regionais, como o Panamá e a República Dominicana, e atualizar os acordos com a Colômbia e o Equador.

Lula ainda quer a aproximação dos países do Cone Sul com o mercado asiático.

“Nossa participação nas cadeias globais de valor se beneficiará de maior aproximação com Japão, China, Coreia, Índia, Vietnã e Indonésia”, defendeu, destacando a importância de infraestrutura adequada para a circulação de bens e serviços. Ele citou os projetos Rotas da Integração Sul-Americana e Rota Bioceânica para essas conexões.

Nesse sentido, ao longo do próximo semestre, o Mercosul pretende lançar, sob a presidência brasileira, uma segunda edição do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), um mecanismo solidário de financiamento próprio dos países do bloco para obras e outras iniciativas de fomento ao comércio. Nas últimas décadas, o Focem viabilizou mais de US$ 1 bilhão em investimentos, especialmente em obras estruturais em países como Argentina e Paraguai.

Por fim, para o presidente brasileiro, é necessário reativar o Fórum Empresarial do Mercosul e oferecer maior apoio a pequenas e médias empresas.

“Não se constrói prosperidade apenas com grandes negócios”, afirmou.

Mudança do clima

Na presidência brasileira pelos próximos 6 meses, o Mercosul deverá enfatizar uma agenda verde, para promover cooperação em comércio sustentável.

Segundo Lula, o enfrentamento da mudança do clima e a promoção da transição energética são prioridades.

“As consequências do aquecimento global já se fazem sentir no Cone Sul. A região sofre com estiagens e enchentes que causam perdas humanas, destruição de infraestrutura e quebras de safra. A realidade está se movendo mais rápido que o Acordo de Paris, expondo a falácia do negacionismo climático”, alertou.

“O Brasil assumiu a responsabilidade de sediar a COP30 [30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas] em um momento de graves turbulências para o multilateralismo. O apoio do Mercosul e de toda a América do Sul será imprescindível”, destacou.

O Brasil está propondo o programa Mercosul Verde para fortalecer a agricultura sustentável na região e busca uma cooperação que promova padrões comuns de sustentabilidade, mecanismos de rastreabilidade e inovações tecnológicas.

O presidente Lula ainda citou as grandes reservas de minerais críticos na região, utilizados na transição energética, e a busca do apoio da Organização Latino-Americana de Energia (Olade) para reativar as discussões para um acordo sul-americano sobre esses produtos.

“A corrida por lítio, terras raras, grafita e cobre já começou. O Mercosul ampliado é nossa melhor plataforma para aproximar e coordenar políticas nacionais. É fundamental garantir que as etapas de beneficiamento ocorram em nossos territórios, com transferência de tecnologia e geração de emprego e renda”, defendeu.

Desenvolvimento tecnológico

Lula voltou a criticar a concentração tecnológica no mundo, “nas mãos de um pequeno número de pessoas e de empresas, sediadas em um número ainda menor de países”.

Ele lembrou que Brasil e Chile formalizaram parceria para criar modelos de inteligência artificial que reflitam as realidades culturais e linguísticas da América Latina e quer expandir a iniciativa no Mercosul.

Para o presidente brasileiro, trazer centros de dados para a região é uma questão de soberania digital.

“Esse esforço deve ser acompanhado do desenvolvimento local de capacidades computacionais, do respeito à proteção de dados e de investimentos para suprir demandas adicionais de energia”, afirmou.

“A pandemia da covid-19 escancarou a vulnerabilidade a que estamos expostos pela falta de acesso a vacinas e medicamentos. O Brasil quer fazer do Mercosul um polo de tecnologias da saúde, capaz de atender às necessidades de nossa população”, acrescentou.

Crime organizado

Ao receber a presidência do bloco, Lula se comprometeu a estudar proposta da Argentina, de criação de uma agência contra a criminalidade organizada transnacional.

“Não venceremos essas verdadeiras multinacionais do crime sem atuar de forma coordenada. Precisamos investir em inteligência, conter os fluxos de armas e asfixiar os recursos que financiam a indústria do crime”, disse.

Aprofundar a cooperação contra o crime organizado é prioridade do Brasil, estabelecendo ações que se complementam e dialogam entre si para ganhar escala regional, segundo Lula.

Ele citou o Comando Tripartite da Tríplice Fronteira, plataforma de combate a crimes financeiros e o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, e o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, inaugurado em Manaus, com a atuação de forças de segurança dos nove países amazônicos para coibir crimes ambientais e outros ilícitos.

Direitos dos cidadãos

A presidência brasileira ainda prometeu impulsionar o funcionamento do Instituto Social do Mercosul (ISM) e do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH), promovendo maior participação da sociedade civil nos debates de temas prioritários para o bloco.

“Sem inclusão social e enfrentamento das desigualdades de todo tipo não haverá progresso duradouro”, afirmou Lula, acrescentando que a Cúpula Social do Mercosul será retomada e, ainda, será realizada uma Cúpula Sindical.

“A força das nossas democracias depende do diálogo e do respeito à pluralidade”, completou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aula inaugural do programa Bombeiro Mirim reforça compromisso com formação cidadã

Os Programas Educacionais de Rondônia, Policial Militar Mirim e Bombeiro Militar Mirim, contam com o suporte do programa Criança Protegida
L
TRT-14 apresenta balanço positivo dos primeiros seis meses de gestão

TRT-14 apresenta balanço positivo dos primeiros seis meses de gestão

Reunião de governança e de análise estratégica das metas e diretrizes da gestão 2025/26, analisa indicadores de desempenho e define ações para aprimorar a prestação jurisdicional.
L
Bairro Novo em Porto Velho enfrenta falta de água há mais de 24 horas; Caerd afirma normalização

Bairro Novo em Porto Velho enfrenta falta de água há mais de 24 horas; Caerd afirma normalização

Enquanto Caerd garante normalização, a falta de água persiste em residências do Bairro Novo.
L
Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026

Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026

Valor representa aumento de 10% em relação ao crédito concedido na última safra
L
O papel das cooperativas nos desafios globais

O papel das cooperativas nos desafios globais

O cooperativismo é um modelo de negócio que une pessoas com o mesmo propósito e que trabalham juntas para a melhoria da qualidade de vida dos seus cooperados e das comunidades, promovendo o desenvolvimento econômico e social.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Em Cima da Hora | Entrevista Dj Duran

Nesta sexta-feira, dia 04, às 10h da manhã, o programa Em Cima da Hora recebe o DJ Duran, um dos nomes mais respeitados da cena musical de Porto Velho.
L
Fiocruz: Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave permanecem em alta na maioria do país

Fiocruz: Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave permanecem em alta na maioria do país

Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste
L
Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L

Ram anuncia novas versões esportivas da 2500 para 2026

Novas versões Warlock e Black Express chegam ao mercado com produção mexicana e preço competitivo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
L

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senador confirma a chegada de dez peritos médicos do INSS nos próximos dias a Rondônia

JAIME BAGATTOLI: Senador confirma a chegada de dez peritos médicos do INSS nos próximos dias a Rondônia

Inicialmente, cinco municípios do estado serão contemplados com dois profissionais cada
L
Governo Marcos Rocha inaugura UTI e novos serviços de atendimentos no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Governo Marcos Rocha inaugura UTI e novos serviços de atendimentos no Hospital Regional de Guajará-Mirim

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, explica que os novos serviços do hospital fazem parte do compromisso do governo de Rondônia de melhorar o atendimento público de saúde na região por meio das ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
L
Governador Marcos Rocha assina Ordem de Serviço para nova etapa da regularização fundiária rural em Vilhena

Governador Marcos Rocha assina Ordem de Serviço para nova etapa da regularização fundiária rural em Vilhena

O recurso será aplicado nos trabalhos de georreferenciamento, vistorias técnicas e instrução de aproximadamente 1.650 processos de regularização em áreas públicas federais.
L
Deputada federal Cristiane Lopes confronta Marina Silva e cobra agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

Deputada federal Cristiane Lopes confronta Marina Silva e cobra agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

Parlamentar pede providências urgentes para destravar o início das obras da única ligação terrestre entre Manaus e Porto Velho
L

Projeto defendido por deputada Cláudia de Jesus destina R$ 865 mil para diagnóstico de comunidades indígenas

Levantamento inédito vai mapear as condições de vida dos povos indígenas de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Rondônia integra oitava fase da operação nacional de revistas em unidades prisionais

A oitava fase da “Operação Mute” aconteceu no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé
L

Alvo de Facção: Homem com tornozeleira eletrônica escapa de ataque a tiros em Porto Velho

Vítima com tornozeleira eletrônica relata ataque a tiros por suspeitos ligados a facção criminosa rival
12
Produtores rurais bloqueiam BR-364 em RO exigindo respostas do Governo

Produtores rurais bloqueiam BR-364 em RO exigindo respostas do Governo

Os manifestantes, da região do Soldado da Borracha do Rio Preto e outras comunidades, exigem a presença de uma autoridade governamental no local para negociar pessoalmente.
10
Motociclista fica gravemente ferido em colisão com caminhonete

Motociclista fica gravemente ferido em colisão com caminhonete

O motociclista trafegava pela Avenida Maringá quando foi atingido pela caminhonete, que tentava cruzar a via. P. S. foi arremessado ao chão, sofrendo fratura exposta no braço direito e várias escoriações.
14
Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão contra mulher investigada por homicídio e furto qualificado

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão contra mulher investigada por homicídio e furto qualificado

Contra a suspeita constavam um mandado de prisão temporária expedido pela 1ª Vara Criminal de Ariquemes, pela prática de homicídio qualificado e um mandado de prisão preventiva relacionado ao crime de furto.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ações do governo de RO levam educação ambiental aos distritos de Alta Floresta d’Oeste

A atividade teve como foco reforçar a importância da preservação do meio ambiente para crianças e adolescentes
L

Governo de RO fortalece agricultura indígena com entrega de equipamentos em Alta Floresta d’Oeste

Com os novos equipamentos, será possível reduzir o esforço físico, otimizar tempo e insumos, além de ampliar a área de cultivo com mais eficiência e sustentabilidade
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): CAMILLO F G LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS).
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): LABORATORIO POPULAR LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Colônia de pescadores Z2 inaugura novas instalações em sua sede com apoio da Jirau Energia

Colônia de pescadores Z2 inaugura novas instalações em sua sede com apoio da Jirau Energia

Obra fortalece Colônia de Pescadores e reafirma o compromisso com o desenvolvimento local em Guajará-Mirim (RO).
L

Aquisição de mais de 1.800 toneladas de alimentos inclui nova exigência nos editais e reforça apoio à agricultura familiar

O fornecimento dos produtos deve ocorrer até 18 de julho e atenderá comunidades em situação de vulnerabilidade em diferentes regiões do país
L
ABF Franchising Expo 2025: Sebrae em Rondônia proporcionou acesso a tendências no maior setor de franquias do mundo

ABF Franchising Expo 2025: Sebrae em Rondônia proporcionou acesso a tendências no maior setor de franquias do mundo

Missão empresarial incluiu visitas técnicas e seminários sobre expansão de negócios
L
Negociações dos farmacêuticos do segmento hospitalar terá início no próximo dia 15 entre SINFAR e SINDESSERO

Negociações dos farmacêuticos do segmento hospitalar terá início no próximo dia 15 entre SINFAR e SINDESSERO

A reunião foi agendada por determinação do presidente do SINFAR, Antonio de Paula Freitas, através do advogado trabalhista Itamar Ferreira, com o Presidente do SINDSSERO, Rafael Augusto Oliveira.
L
AROM participa de Seminário para construção do Plano Estadual da Primeira Infância

AROM participa de Seminário para construção do Plano Estadual da Primeira Infância

Associação contribui para diagnóstico de planejamento estratégico focado no desenvolvimento infantil
L
Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Missão internacional apoiará empresários rondonienses na busca por inovação, parcerias comerciais e expansão no mercado global durante a Canton Fair, em Guangzhou
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.