Em seu compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas à primeira infância, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) participou do seminário de apresentação do diagnóstico para a construção do Plano Estadual da Primeira Infância. O evento, que iniciou nesta quarta-feira (2) e finaliza hoje (4), reúne representantes de diversas entidades e setores, visando agregar múltiplos olhares aos resultados do planejamento estratégico em elaboração.
A abertura do seminário foi conduzida por Fabiane Passarini, Coordenadora de Assistência Social da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). Em sua fala, Fabiane destacou os desafios que se apresentarão e expressou gratidão pela participação de todos os agentes que, incansavelmente, dedicam-se a trabalhar em prol das crianças do estado.
Representando a AROM, que é integrante do Comitê Estadual Intersetorial Permanente de Políticas Públicas para a Primeira Infância – instituído pelo Decreto n.º 29.148 de 5 de junho de 2024 –, esteve presente no evento a Chefe de Atendimento, Amanda Nogueira. Ela ressaltou a importância da construção do plano “a várias mãos”, onde cada participante pode, a partir de sua especialidade, contribuir para a solidez e eficácia do documento.
Para auxiliar a construção e o aprimoramento deste importante plano, o Comitê Estadual Intersetorial Permanente de Políticas Públicas para a Primeira Infância está recebendo valiosas orientações e suporte técnico do Instituto da Infância do Ceará. Essa colaboração externa visa garantir que o Plano Estadual da Primeira Infância de Rondônia seja robusto, atualizado e alinhado às melhores práticas nacionais.
Este seminário é um desdobramento de reuniões que vêm ocorrendo desde o início do ano. Nesta etapa crucial de apresentação e discussão do diagnóstico, serão expostos resultados de dados coletados de diversas fontes, com o objetivo de subsidiar as ações futuras do plano com informações mais precisas e embasadas.