DOMINGO, 22/02/2026

Em destaque

Brics busca liderança climática e avanços em financiamento para transição energética

Cúpula no Rio pode antecipar debates ambientais importantes

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brics busca liderança climática e avanços em financiamento para transição energética
Antonio Cruz/Agência Brasil

A reunião de cúpula do Brics, que será realizada no Rio de Janeiro esta semana, deve servir de espaço de construção para soluções mundiais e antecipar debates importantes que estarão em pauta daqui a alguns meses, em Belém, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro.

O Brasil espera que o Brics, grupo que reúne 11 países (Brasil, China, Rússia, Índia, África do Sul, Indonésia, Irã, Egito, Etiópia, Emirados Árabes e Arábia Saudita), se mobilize em favor de resultados ambiciosos para a COP30, com o cuidado de manter as metas e os princípios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O Brasil, defende uma nova liderança climática, baseada na solidariedade entre os povos, para gerar respostas eficazes e equitativas às mudanças climáticas.

Em maio deste ano, delegados dos países-membros dos Brics aprovaram documento, a ser considerado pelos líderes dessas nações durante a reunião de cúpula, com recomendações sobre financiamento climático. Segundo a secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, o documento aborda questões como reformas de bancos multilaterais, aumento do financiamento concessional (fornecido por grandes instituições financeiras, abaixo da taxa de mercado para apoiar países em desenvolvimento) e mobilização de capital privado.

O professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Antonio Jorge Ramalho da Rocha, acredita que a declaração final dos Brics terá uma ênfase na busca por financiamento da transição energética verde e no fortalecimento de arranjos multilaterais.

“Além disso, temas como o combate à desertificação, o cuidado com os oceanos e o enfrentamento da poluição de plásticos ganharão relevância. Mais importante do que propostas específicas será a defesa de um contexto multilateral voltado para o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, avalia.

Para a professora Maureen Santos, coordenadora da Plataforma Socioambiental do grupo de estudos Brics Policy Center, seria uma grande vitória se a reunião fosse concluída com compromissos concretos de financiamentos climáticos comprometidos com uma transição justa.

“Seria maravilhoso, porque um dos grandes debates da COP30 é o framework de transição justa. Então, se o BRICS também já se adianta, fazendo compromisso nessa área já facilita”, afirma a professora.

Financiamento

De acordo com a professora, a reunião dos Brics acontece em um momento em que o Acordo de Paris, que completa uma década neste ano, se encontra em um momento de muita fragilidade. O tratado internacional, focado em ações para combater as alterações climáticas, foi adotado em 2015 na Conferência das Partes (COP21), em Paris. “A convenção do clima sofreu um baque muito grande com a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris”, destaca.

No mês passado, representantes dos países que compõem a Secretaria das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) se reuniram em Bonn, na Alemanha, em um encontro preparatório para a COP30. Uma das discussões principais girou em torno de como mobilizar, globalmente, o montante de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático.

No encontro, países do G77 (grupo de países em desenvolvimento), liderados pela China, demandaram mais investimentos dos países desenvolvidos. Um dos artigos (9.1) do Acordo de Paris prevê que as nações mais ricas devem prover recursos financeiros para auxiliar aquelas em desenvolvimento em relação à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

“O grande tema das duas semanas [em Bonn] foi a questão do financiamento. A questão de os países do Norte apoiarem os países do Sul foi o tema central”, afirmou Maureen. Ela acredita que a cúpula do Brics pode ser um espaço para pensar inovações para este modelo de financiamento.

“O Brics acaba ficando um pouco na retranca porque ele não quer minar a negociação do ponto de vista de que os países desenvolvidos tomem primeiro a responsabilidade”, diz.

NDCs

Segundo Maureen, apenas 28 dos quase 200 signatários do Acordo entregaram, desde novembro do ano passado, suas revisões das NDCs, as chamadas contribuições nacionalmente determinadas. Elas apontam os compromissos de cada país para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa e adaptarem-se aos impactos das mudanças climáticas.

Entre os Brics, apenas Brasil e Emirados Árabes apresentaram suas NDCs. “O Brics poderia funcionar como um espaço muito importante para pressionar esses países. A própria Índia não entregou, assim como a China e a Rússia. Então, se eles fizessem uma coisa simbólica também de se comprometer com a entrega dessas NDCs ou uma declaração final para salvar o acordo de Paris, seria muito importante”, aponta Maureen. Ela defende que seria um passo relevante se os Brics anunciassem também compromissos financeiros adicionais em conjunto.

Energia verde

O professor Jorge da Rocha destaca que alguns países do Brics têm na produção de combustíveis fósseis um componente importante de sua economia, como é o caso do próprio Brasil, da Arábia Saudita, do Irã, dos Emirados Árabes e da Rússia. Apesar disso, é uma posição oficial do grupo promover “transições energéticas justas, ordenadas e equitativas e reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, como demonstrado no comunicado dos ministros de Energia dessas nações, em maio deste ano.

“A ideia é usar os recursos provenientes dessas fontes para financiar a ampliação da escala da capacidade de geração de energia verde e, gradualmente, usar o petróleo para fins distintos da produção de energia. É verdade que as economias não têm condições de ajustar-se rapidamente a um ambiente sem energia proveniente do carbono sem gerar inflação e crise econômica, mas também é verdade que, devido a seus competentes lobbies, a indústria de petróleo e gás se beneficia de pesados subsídios”, explica o professor da UnB.

Ele ressalta, no entanto, que a transição energética precisaria envolver a redução dos subsídios a essa indústria e direcionar os recursos para fontes de energia mais limpas. “A tendência, infelizmente, é que se adie uma vez mais esse processo”, afirma.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Noite de observação astronômica reúne famílias em Porto Velho

Noite de observação astronômica reúne famílias em Porto Velho

Evento gratuito na Praça Jacques Demolay democratiza o acesso à ciência com observação astronômica e telescópios para a comunidade
L
Governo do DF faz proposta de uso de imóveis como garantia ao BRB

Governo do DF faz proposta de uso de imóveis como garantia ao BRB

Projeto de lei enviado à Câmara Legislativa prevê o uso de 12 áreas como garantia para levantar R$ 2,6 bilhões após perdas com o Banco Master.
L
Família Asfaltão realiza desfile tradicional na comunidade neste sábado

Família Asfaltão realiza desfile tradicional na comunidade neste sábado

Evento na Rua Jacy Paraná serve como ensaio técnico para o desfile oficial das escolas de samba de Porto Velho, previsto para o mês de abril.
L
Brasil e Índia firmam acordo estratégico sobre minerais críticos e terras raras

Brasil e Índia firmam acordo estratégico sobre minerais críticos e terras raras

A parceria assinada em Nova Delhi visa reduzir a dependência da China e fortalecer cadeias de suprimento resilientes para tecnologias de ponta.
L
Presidente da Unafisco presta depoimento à PF em inquérito sobre fake news

Presidente da Unafisco presta depoimento à PF em inquérito sobre fake news

Kleber Cabral foi ouvido como investigado após criticar operação contra auditores da Receita; oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Raimunda Damiana Ramalho dos Santos

Falecimento de Raimunda Damiana Ramalho dos Santos, ocorrido em Porto Velho, deixando um legado de fé, amor à família e dedicação ao próximo, com despedida marcada na Igreja Teu Reino.
L
Nota de Pesar: Izabel Estela dos Prazeres Queiroz

Nota de Pesar: Izabel Estela dos Prazeres Queiroz

Artista, cozinheira e referência de amor e fé, Izabel Estela dos Prazeres Queiroz deixa um legado de afeto, generosidade e memórias inesquecíveis para família e amigos.
L
Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Presidente brasileiro destaca diversificação comercial como escudo contra o protecionismo global; parcerias abrangem minerais críticos, saúde e pequenas empresas.
L
Momento Agro: José Antonio da Silva, o Casa Grande e a vida nas hortas

Momento Agro: José Antonio da Silva, o Casa Grande e a vida nas hortas

Neste sábado, dia 21, às 11h, o Momento Agro entrevista José Antonio da Silva, conhecido como Casa Grande, para mostrar como funciona o cultivo, o cuidado e a colheita nas hortas que ele mantém.
L
STF forma maioria para manter condenação da cúpula da PMDF

STF forma maioria para manter condenação da cúpula da PMDF

Ministros rejeitaram recursos de oficiais condenados por omissão no 8 de janeiro; pena de 16 anos de prisão deve ser mantida para cinco militares.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Líderes de Brasil e Índia reafirmam parceria para ocupar assentos permanentes e assinam acordos em áreas estratégicas como saúde, minerais e comércio.
L
Cássio Gois parabeniza nova Prefeitura de Cacoal e destaca avanço histórico na gestão pública

Cássio Gois parabeniza nova Prefeitura de Cacoal e destaca avanço histórico na gestão pública

Da dificuldade à dignidade: Cássio Gois destaca nova Prefeitura como símbolo de respeito aos servidores.
L
“Meu país é Rondônia”, diz Samuel Costa ao defender governo para todos

“Meu país é Rondônia”, diz Samuel Costa ao defender governo para todos

O pré-candidato destacou que governar exige compromisso com toda a população, mas com atenção especial aos que mais precisam.
L
Lula sugere que a ONU lidere a regulação da Inteligência Artificial

Lula sugere que a ONU lidere a regulação da Inteligência Artificial

Em visita à Índia, o presidente brasileiro defendeu que o controle da tecnologia não deve pertencer a grandes plataformas, mas sim servir ao desenvolvimento social.
L
Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Deputada esteve no Núcleo Primavera, zona rural de Urupá, e destacou a importância da agricultura familiar para a economia local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Falta de água gera protesto e bloqueio de via por moradores do Orgulho do Madeira

Falta de água gera protesto e bloqueio de via por moradores do Orgulho do Madeira

Manifestantes fecham a Rua Osvaldo Ribeiro para cobrar soluções urgentes sobre a falta de água no condomínio
10
Homem morre atropelado por carreta no distrito de Vista Alegre do Abunã

Homem morre atropelado por carreta no distrito de Vista Alegre do Abunã

Vítima de 57 anos estava embaixo do veículo e foi esmagada quando o motorista iniciou o deslocamento; o acidente ocorreu na manhã deste sábado na BR-364.
18
Polícia Civil intercepta ônibus e prende foragido em Espigão d’Oeste

Polícia Civil intercepta ônibus e prende foragido em Espigão d’Oeste

Investigado por tráfico de drogas foi detido ao chegar no município; ação estratégica da equipe policial retirou de circulação alvo de mandado judicial.
12
Polícia Militar recupera televisão furtada e prende três homens na zona sul

Polícia Militar recupera televisão furtada e prende três homens na zona sul

Suspeito confessou ter trocado aparelho por drogas em ponto de tráfico; receptadores foram localizados em diligências conjuntas entre guarnições e a Força Tática.
10
Homem é preso após roubo de caminhão e cárcere privado em Candeias do Jamari

Homem é preso após roubo de caminhão e cárcere privado em Candeias do Jamari

Autor confessou ter agido por vingança após demissão; vítima foi amarrada e trancada dentro de casa enquanto o veículo era subtraído na BR-364.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça Punch: rejeitado pela mãe, ele encontrou apoio em uma pelúcia

Conheça Punch: rejeitado pela mãe, ele encontrou apoio em uma pelúcia

Filhote rejeitado pela mãe no zoológico de Ichikawa, no Japão, ganhou um orangotango de pelúcia para ajudar na adaptação ao grupo.
L
BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

Novo serviço do Banco Central já foi ativado por 1 milhão de pessoas e funciona como uma barreira obrigatória contra fraudes de identidade em bancos.
L
Mercado financeiro registra recorde histórico e queda do dólar após decisão nos EUA

Mercado financeiro registra recorde histórico e queda do dólar após decisão nos EUA

Ibovespa ultrapassa os 190 mil pontos pela primeira vez com o fim das tarifas de Trump; moeda norte-americana atinge o menor valor em quase dois anos.
L
Indústria brasileira celebra decisão nos EUA, mas mantém cautela com nova tarifa

Indústria brasileira celebra decisão nos EUA, mas mantém cautela com nova tarifa

Queda do “tarifaço” pela Suprema Corte traz alívio de US$ 21,6 bilhões às exportações do Brasil, porém anúncio de nova taxa de Trump preocupa setores estratégicos.
L
Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

A companhia aérea oficializou a saída do Chapter 11 com redução bilionária de dívidas e o apoio estratégico das gigantes United e American Airlines.
L
GDF quer usar imóveis públicos para salvar o caixa do Banco de Brasília

GDF quer usar imóveis públicos para salvar o caixa do Banco de Brasília

O projeto de lei enviado à Câmara Legislativa prevê o uso de 12 áreas como garantia para levantar R$ 2,6 bilhões após perdas em operações com o Banco Master.
L
Sintonia 360: Jessica Brasil Cabral e os bastidores entre imóveis, moda e Carnaval

Sintonia 360: Jessica Brasil Cabral e os bastidores entre imóveis, moda e Carnaval

Neste sábado, dia 21, às 09h, o Sintonia 360 entrevista Jessica Brasil Cabral, corretora de imóveis, modelo e apresentadora digital, em um papo sobre carreira, influência e Carnaval.
L
Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 105 milhões neste sábado

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 105 milhões neste sábado

O sorteio do concurso 2.975 ocorre às 21h em São Paulo; apostas podem ser feitas até as 20h em lotéricas ou canais digitais da Caixa.
L
Mata Atlântica se torna modelo global de restauração florestal

Mata Atlântica se torna modelo global de restauração florestal

Estratégias avançadas, como a seleção genética de espécies nativas, aceleram o crescimento das florestas e atraem investimentos do setor privado.
L
Tentativa de homicídio deixa dois jovens feridos em festa no centro

Tentativa de homicídio deixa dois jovens feridos em festa no centro

Vítimas de 15 e 18 anos foram atacadas por um desconhecido próximo às Três Caixas D’água; agressor fugiu e o caso é investigado pela Polícia Civil.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.