SEGUNDA-FEIRA, 18/08/2025
Publicidade

Brics busca liderança climática e avanços em financiamento para transição energética

Cúpula no Rio pode antecipar debates ambientais importantes

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brics busca liderança climática e avanços em financiamento para transição energética
Antonio Cruz/Agência Brasil

A reunião de cúpula do Brics, que será realizada no Rio de Janeiro esta semana, deve servir de espaço de construção para soluções mundiais e antecipar debates importantes que estarão em pauta daqui a alguns meses, em Belém, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro.

O Brasil espera que o Brics, grupo que reúne 11 países (Brasil, China, Rússia, Índia, África do Sul, Indonésia, Irã, Egito, Etiópia, Emirados Árabes e Arábia Saudita), se mobilize em favor de resultados ambiciosos para a COP30, com o cuidado de manter as metas e os princípios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O Brasil, defende uma nova liderança climática, baseada na solidariedade entre os povos, para gerar respostas eficazes e equitativas às mudanças climáticas.

Em maio deste ano, delegados dos países-membros dos Brics aprovaram documento, a ser considerado pelos líderes dessas nações durante a reunião de cúpula, com recomendações sobre financiamento climático. Segundo a secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, o documento aborda questões como reformas de bancos multilaterais, aumento do financiamento concessional (fornecido por grandes instituições financeiras, abaixo da taxa de mercado para apoiar países em desenvolvimento) e mobilização de capital privado.

O professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Antonio Jorge Ramalho da Rocha, acredita que a declaração final dos Brics terá uma ênfase na busca por financiamento da transição energética verde e no fortalecimento de arranjos multilaterais.

“Além disso, temas como o combate à desertificação, o cuidado com os oceanos e o enfrentamento da poluição de plásticos ganharão relevância. Mais importante do que propostas específicas será a defesa de um contexto multilateral voltado para o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, avalia.

Para a professora Maureen Santos, coordenadora da Plataforma Socioambiental do grupo de estudos Brics Policy Center, seria uma grande vitória se a reunião fosse concluída com compromissos concretos de financiamentos climáticos comprometidos com uma transição justa.

“Seria maravilhoso, porque um dos grandes debates da COP30 é o framework de transição justa. Então, se o BRICS também já se adianta, fazendo compromisso nessa área já facilita”, afirma a professora.

Financiamento

De acordo com a professora, a reunião dos Brics acontece em um momento em que o Acordo de Paris, que completa uma década neste ano, se encontra em um momento de muita fragilidade. O tratado internacional, focado em ações para combater as alterações climáticas, foi adotado em 2015 na Conferência das Partes (COP21), em Paris. “A convenção do clima sofreu um baque muito grande com a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris”, destaca.

No mês passado, representantes dos países que compõem a Secretaria das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) se reuniram em Bonn, na Alemanha, em um encontro preparatório para a COP30. Uma das discussões principais girou em torno de como mobilizar, globalmente, o montante de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático.

No encontro, países do G77 (grupo de países em desenvolvimento), liderados pela China, demandaram mais investimentos dos países desenvolvidos. Um dos artigos (9.1) do Acordo de Paris prevê que as nações mais ricas devem prover recursos financeiros para auxiliar aquelas em desenvolvimento em relação à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

“O grande tema das duas semanas [em Bonn] foi a questão do financiamento. A questão de os países do Norte apoiarem os países do Sul foi o tema central”, afirmou Maureen. Ela acredita que a cúpula do Brics pode ser um espaço para pensar inovações para este modelo de financiamento.

“O Brics acaba ficando um pouco na retranca porque ele não quer minar a negociação do ponto de vista de que os países desenvolvidos tomem primeiro a responsabilidade”, diz.

NDCs

Segundo Maureen, apenas 28 dos quase 200 signatários do Acordo entregaram, desde novembro do ano passado, suas revisões das NDCs, as chamadas contribuições nacionalmente determinadas. Elas apontam os compromissos de cada país para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa e adaptarem-se aos impactos das mudanças climáticas.

Entre os Brics, apenas Brasil e Emirados Árabes apresentaram suas NDCs. “O Brics poderia funcionar como um espaço muito importante para pressionar esses países. A própria Índia não entregou, assim como a China e a Rússia. Então, se eles fizessem uma coisa simbólica também de se comprometer com a entrega dessas NDCs ou uma declaração final para salvar o acordo de Paris, seria muito importante”, aponta Maureen. Ela defende que seria um passo relevante se os Brics anunciassem também compromissos financeiros adicionais em conjunto.

Energia verde

O professor Jorge da Rocha destaca que alguns países do Brics têm na produção de combustíveis fósseis um componente importante de sua economia, como é o caso do próprio Brasil, da Arábia Saudita, do Irã, dos Emirados Árabes e da Rússia. Apesar disso, é uma posição oficial do grupo promover “transições energéticas justas, ordenadas e equitativas e reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, como demonstrado no comunicado dos ministros de Energia dessas nações, em maio deste ano.

“A ideia é usar os recursos provenientes dessas fontes para financiar a ampliação da escala da capacidade de geração de energia verde e, gradualmente, usar o petróleo para fins distintos da produção de energia. É verdade que as economias não têm condições de ajustar-se rapidamente a um ambiente sem energia proveniente do carbono sem gerar inflação e crise econômica, mas também é verdade que, devido a seus competentes lobbies, a indústria de petróleo e gás se beneficia de pesados subsídios”, explica o professor da UnB.

Ele ressalta, no entanto, que a transição energética precisaria envolver a redução dos subsídios a essa indústria e direcionar os recursos para fontes de energia mais limpas. “A tendência, infelizmente, é que se adie uma vez mais esse processo”, afirma.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cidadania e Movimento leva serviços gratuitos à população

Cidadania e Movimento leva serviços gratuitos à população

Ação ofertou atendimento médico, emissão de documentos, orientação jurídica e outros serviços.
L
Agenda News: Governo de Rondônia entrega novo espaço do Tudo Aqui

Agenda News: Governo de Rondônia entrega novo espaço do Tudo Aqui

Instalado na Zona Leste, o novo espaço oferece ambiente moderno e funcional, reunindo diversos atendimentos essenciais em um só lugar.
L
No Dia do Estagiário, Energisa celebra trajetória inspiradora do senhor Sidnei, estagiário de 64 anos

No Dia do Estagiário, Energisa celebra trajetória inspiradora do senhor Sidnei, estagiário de 64 anos

O exemplo de Sidnei reforça o compromisso da empresa com a diversidade, inclusão e valorização da experiência profissional.
L
Festival de Música Portal da Amazônia acontece neste fim de semana em Vilhena

Festival de Música Portal da Amazônia acontece neste fim de semana em Vilhena

Evento gratuito reunirá mais de dez atrações musicais no Parque Ecológico de Vilhena.
L
Mutirão do DIU em Porto Velho supera expectativa e atende mais de 300 mulheres

Mutirão do DIU em Porto Velho supera expectativa e atende mais de 300 mulheres

Ação promovida pela Prefeitura ofereceu inserção gratuita do dispositivo contraceptivo e testes rápidos de saúde.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

O que pode mudar com votação de projeto de proteção a crianças na internet

O que pode mudar com votação de projeto de proteção a crianças na internet

Projeto de lei, que cria mecanismos para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital, deve ser votado na Câmara dos Deputados após o vídeo viral do influenciador Felca reacender o debate.
L
Fim da autoescola para CNH gera debate entre especialistas

Fim da autoescola para CNH gera debate entre especialistas

A proposta do governo de acabar com a obrigatoriedade das autoescolas divide opiniões, com a intenção de baratear o processo e diminuir a informalidade, mas levantando preocupações sobre a segurança viária.
L

Projeto “Juventude em Movimento” chega a Ji-Paraná e promove integração social por meio do esporte

Fortalecendo o protagonismo juvenil, o projeto “Juventude em Movimento” leva esporte, cultura e oportunidades para jovens em Rondônia.
L
Falta de condenação para grilagem na Amazônia é preocupante

Falta de condenação para grilagem na Amazônia é preocupante

Pesquisa revela que apenas 7% das ações judiciais sobre grilagem de terras na Amazônia resultam em punição, com um terço dos casos prescrevendo por demora.
L
Julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe tem rito definido

Julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe tem rito definido

Primeira Turma do STF inicia a sessão em setembro para decidir sobre a condenação do ex-presidente e sete aliados por crimes contra o Estado Democrático de Direito.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Ieda Chaves confere reforma concluída de quadra esportiva em escola agrícola de Cerejeiras

Ieda Chaves confere reforma concluída de quadra esportiva em escola agrícola de Cerejeiras

Parlamentar destinou R$ 100 mil para revitalização do espaço de lazer e integração da comunidade.
L

Eyder Brasil idealiza 1º Congresso Internacional das Comissões de Segurança das Assembleias Legislativas

Evento reunirá autoridades nacionais e internacionais para debater estratégias de combate ao crime e desafios em regiões de fronteira.
L

O juiz que enfrenta Trump | Alexandre de Moraes desafia pressões e reafirma defesa da democracia

Em entrevista ao Washington Post, ministro do STF Alexandre de Moraes relata embates com Bolsonaro, Musk e agora Donald Trump, reforçando que “não há como recuar do que devemos fazer”.
L
Pedido de Sofia Andrade garante limpeza de córrego na Rua Gruta Azul em Castanheira

Pedido de Sofia Andrade garante limpeza de córrego na Rua Gruta Azul em Castanheira

Moradores da região conviviam com descarte irregular de lixo e mato alto; solicitação da vereadora foi atendida pelo Executivo.
L
Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e reforça tradição cultural em Rondônia

Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e reforça tradição cultural em Rondônia

Evento reuniu público expressivo em três noites de festa, com rodeio e shows gratuitos que movimentaram Cacoal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Morre motociclista atropelado por servidor público embriagado na zona sul

Morre motociclista atropelado por servidor público embriagado na zona sul

Na ocasião, um servidor público de 27 anos que conduzia um carro elétrico foi preso, depois de ser constatado estar embriagado.
18
Polícia Civil de Rondônia realiza três prisões durante a campanha Agosto Lilás em Vilhena

Polícia Civil de Rondônia realiza três prisões durante a campanha Agosto Lilás em Vilhena

As ações integram a campanha nacional Agosto Lilás, que intensifica o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o país.
10
PRF em Rondônia apreende mais de 250 kg de entorpecentes

PRF em Rondônia apreende mais de 250 kg de entorpecentes

Ocorrência aconteceu na noite do último sábado, em Pimenta Bueno
12
Pais de menores recebiam 'mesada' em caso de Hytalo

Pais de menores recebiam ‘mesada’ em caso de Hytalo

Famílias aceitavam entre R$ 2 mil e R$ 3 mil para que os filhos morassem com o influenciador, mesmo sem denúncias formais ao Conselho Tutelar.
L
Ladrão com 87 passagens pela polícia é preso escondido em forro em Copacabana

Ladrão com 87 passagens pela polícia é preso escondido em forro em Copacabana

Criminoso, de 21 anos, é detido por policiais militares após ser encontrado escondido no forro de uma loja, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): NIA AMAZONIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
BorgWarner celebra 50 anos no Brasil com marco técnico em motores turbo

BorgWarner celebra 50 anos no Brasil com marco técnico em motores turbo

Parceria com a Volkswagen completa dez anos com foco em eficiência energética.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAI): FATORIAL CONSTRUCOES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
UNIR participa de encontro científico preparatório para a COP 30

UNIR participa de encontro científico preparatório para a COP 30

O evento reunirá pesquisadores e representantes das instituições para debater contribuições à Agenda de Ação do Mutirão Global contra a Mudança do Clima.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI): FLAVIO EDGAR DE OLIVEIRA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇAO
L

Requerimento da Licença Ambiental de Operação: A.C. DOS SANTOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L
GWM inicia produção nacional com três modelos e centro de P&D

GWM inicia produção nacional com três modelos e centro de P&D

Montadora chinesa investe R$ 10 bilhões e planeja exportar veículos para América Latina.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): FRIBOM PIZZARIA E TEMAKERIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
STJ nega pedido de Oruam para devolução de bens apreendidos

STJ nega pedido de Oruam para devolução de bens apreendidos

Cantor, que está preso preventivamente, teve o pedido de habeas corpus negado pelo ministro Rogério Schietti Cruz, que considerou a ação jurídica inadequada para a restituição de bens.
L
Pele de pirarucu vira item de luxo, mas pescadores da Amazônia não lucram

Pele de pirarucu vira item de luxo, mas pescadores da Amazônia não lucram

Apesar do modelo de manejo sustentável ter ajudado a preservar o pirarucu, comunidades que atuam na pesca reclamam de não serem remuneradas de forma justa pela venda da pele do peixe.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.