Comprometida com a conservação do patrimônio histórico-cultural de Rondônia, a Jirau Energia apresentou, na tarde desta terça-feira (1º), o projeto de reforma do Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim e seu entorno. O encontro, que aconteceu na Câmara Municipal, reuniu autoridades locais, representantes da sociedade civil e demais instituições envolvidas para detalhar as ações previstas nas Medidas Compensatórias 05 e 07, aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As obras estão previstas para começar no início do segundo semestre de 2026.
O evento contou com a presença do Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia, Veríssimo Neto, e da Coordenadora de Socioeconomia da Jirau Energia, Juliana Silva. Também estiveram presentes a representante da Associação Amigos do Museu, Maria de Jesus; o Assessor Regional da Governadoria, Flávio Derzete; o Vice-Prefeito Ricardo Maia; vereadores municipais de Guajará-Mirim; a Superintendente do IPHAN em Rondônia, Aline Rufino; e o Analista Ambiental do IBAMA, Emerson Aguiar.
A proposta contempla a reforma do prédio da antiga Estação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), atual sede do museu, com reestruturação da cobertura, pisos, forros, e demais elementos arquitetônicos, respeitando as características do bem tombado e a legislação atual. Também está prevista a melhoria do entorno, incluindo a recuperação da Praça dos Pioneiros e a construção de um anfiteatro para uso comunitário. Além disso, será realizada a reforma das duas locomotivas que se encontram na praça e em frente ao Museu. Outro eixo importante é a elaboração do projeto museológico e museográfico, que visa ordenar a exposição do acervo, tornando-a acessível e alinhada ao valor simbólico das peças históricas.
Para a Coordenadora de Socioeconomia da Jirau Energia, Juliana Silva, o museu é um símbolo da memória coletiva da região e exige cuidados rigorosos, alinhados ao seu valor cultural. “Esta reunião representa um momento importante para apresentar o projeto a ser implementado, o histórico das ações, os avanços e os próximos passos. É também uma forma de reafirmar nosso compromisso com a conservação de um dos patrimônios mais emblemáticos de Rondônia. Mais do que cumprir uma obrigação legal, acreditamos no poder da memória para fortalecer a identidade local e impulsionar o turismo cultural”, destaca.
A superintendente do IPHAN em Rondônia, Aline Rufino, celebrou o avanço. “É um motivo de alegria estarmos finalmente dando um passo concreto para a restauração desse espaço tão importante para a história do Estado e de Guajará-Mirim. Um museu que conta a nossa história e identidade é uma vitória para o município”, afirmou. O Analista Ambiental do IBAMA, Emerson Aguiar, por sua vez, lembrou que a estrada foi construída por mais de 40 nacionalidades diferentes e que o projeto representa uma oportunidade concreta de preservar essa herança. “Estamos chegando a um denominador comum e à chance de garantir que essa parte histórica esteja salvaguardada”, disse.
O Vice-Prefeito Ricardo Maia destacou o empenho da Jirau Energia nas tratativas para a reforma do museu. “Para nós, é uma honra receber o projeto já aprovado, pois nosso município é um patrimônio histórico que preserva as raízes e memórias de tantas pessoas que contribuíram para sua construção. Destaco a seriedade e o compromisso da Jirau Energia em entregar uma grande obra. Agradecemos imensamente todo o empenho da empresa”, reforça o Ricardo.
Para o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Neto, ressaltou a força da parceria entre as instituições. “Nosso objetivo é fazer a melhor reforma possível nas estruturas e entregá-las à população em condições de pleno aproveitamento. Acreditamos que a cultura enriquece a cidade, mantém a identidade e valoriza a história do povo”, finalizou.
O museu e o histórico das ações e etapas do projeto
Instalado na antiga Estação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim, é considerado um patrimônio histórico e cultural para Rondônia. Desde 2023, a Jirau Energia vem conduzindo um extenso processo técnico e institucional para viabilizar a reforma do Museu Histórico de Guajará-Mirim e a revitalização de seu entorno. Além disso, executará a reforma das duas locomotivas que se encontram na praça e em frente ao Museu.
As etapas incluíram diagnósticos de engenharia, reuniões com diferentes instituições, elaboração de projetos arquitetônicos e complementares e atendimento rigoroso às exigências legais e patrimoniais. O Projeto Conceitual, desenvolvido por empresa especializada, foi apresentado ao IPHAN e à Prefeitura de Guajará-Mirim, sendo totalmente aprovado em abril de 2024. Com isso, foi possível avançar para a fase de elaboração dos projetos executivos que foram aprovados pelo Instituto em maio de 2025.
Durante todo o processo, a Jirau Energia manteve diálogo permanente com o IPHAN, a Prefeitura de Guajará Mirim, o Ministério Público e demais órgãos públicos. No momento, a empresa já se organiza para a cotação e posterior contratação das empresas executoras das obras e o desenvolvimento dos projetos expográficos, que definirão a ambientação do novo espaço museológico. Conforme o cronograma, as intervenções têm previsão de começar no segundo semestre de 2026.