É um objetivo do Estado diminuir a quantidade de agrotóxicos na lavoura e fazer uma transição para uma agroecologia. Cada bioinsumo que possa substituir um agrotóxico, esse agrotóxico será tirado do mercado”. Com essas palavras durante o Bom Dia, Ministro desta terça-feira, 1º de julho, Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) destacou a importância do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos – Pronara, uma das novidades no Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/26. O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o evento no Palácio do Planalto foi publicado na edição desta terça do Diário Oficial da União.
“Nós vamos conviver assim: todo bioinsumo ou produto químico que substituir um agrotóxico, vamos proibir o agrotóxico correspondente. Vamos aumentar os bioinsumos e reduzir os agrotóxicos” – Paulo Teixeira, ministro do MDA
PESQUISAS – Segundo Teixeira, o Governo Federal espera que as pesquisas científicas avancem e contribuam para a mudança acelerada desse cenário, com auxílio do Pronara, que prevê fomento a estudos e à inovação tecnológica voltadas à produção orgânica e de base agroecológica. “As pesquisas serão feitas na Embrapa, nas universidades e, evidentemente, pela indústria, que também faz pesquisa científica. A agricultura brasileira já está vivendo esse processo”, disse.
LEGISLAÇÃO – Ele destacou que a legislação também tem avançado na valorização dos bioinsumos. “O que a gente quer é aprofundar essa transição para que toda a agricultura brasileira possa ir se afastando do agrotóxico e tendo um produto de melhor qualidade para a saúde da população”, afirmou Teixeira.
BIOINSUMOS – No período de transição, a ideia é que cada novo bioinsumo que cumpra a mesma função de um agrotóxico permita a retirada de circulação desse produto do mercado nacional. “Nós vamos conviver assim: todo bioinsumo ou produto químico que substituir um agrotóxico, vamos proibir o agrotóxico correspondente. Vamos aumentar os bioinsumos e reduzir os agrotóxicos”, ressaltou.
EMPRESAS – Para Paulo Teixeira, esse processo só será possível com participação efetiva das empresas. Entre as metas do Pronara estão a qualificação de profissionais do setor agropecuário, agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural e produtores rurais, para ampliar o conhecimento sobre técnicas capazes de reduzir o uso de agrotóxicos
QUEM PARTICIPOU – O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa desta terça-feira a Rádio Nacional de Brasília, o Portal Tempo de Belo Horizonte, a Rádio Grande Rio FM de Petrolina (PE), o Portal O Imparcial de São Luís do Maranhão, a Rádio TV Metropolitana de Piracicaba (SP), a Rádio Cultura de Belém (PA), a Rádio Banda B de Curitiba (PR), e a Rádio Cidade FM de Luís Eduardo Magalhães (BA).