O Sebrae em Rondônia está realizando, em Vilhena, um Bootcamp especial voltado para 225 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da FAVO Escola. A iniciativa começou no dia 30 de junho e segue até o dia 4 de julho. A ação faz parte de uma parceria entre os projetos Sebrae Startups e Educação Empreendedora e tem como objetivo estimular os estudantes a desenvolverem ideias inovadoras para combater o bullying no ambiente escolar.
Durante o Bootcamp, os alunos são provocados a refletir sobre os impactos do bullying e, a partir de dinâmicas criativas e metodologias ágeis, trabalham em equipe para propor soluções que possam transformar o dia a dia da escola em um ambiente mais acolhedor e respeitoso. A proposta busca, ainda, fortalecer competências empreendedoras como trabalho em grupo, empatia, comunicação e inovação.
Para a diretora e coordenadora pedagógica do Ensino Básico da FAVO, Rosemeire Teixeira Roldão, a parceria com o Sebrae em Rondônia vem ao encontro das necessidades da escola em tratar o tema de forma prática e efetiva. “Estamos muito felizes com essa parceria, que nos permite oferecer aos alunos uma experiência diferente, capaz de gerar reflexão e mudança de comportamento. O bullying é um desafio real e, ao envolver os estudantes no desenvolvimento das soluções, estamos promovendo o protagonismo e a cidadania”, destaca.
O Diretor Técnico do Sebrae em Rondônia, Carlos Eduardo Sakagami, ressaltou a importância da iniciativa como parte das ações do Sebrae para apoiar o desenvolvimento humano e social por meio do empreendedorismo. “Essa agenda demonstra como o empreendedorismo pode ser uma ferramenta transformadora desde a infância, incentivando os jovens a pensarem em soluções para problemas reais e contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirma.
Já o analista de inovação e coordenador do Núcleo de Inovação do Sebrae em Rondônia, Rangel Vieira de Miranda, reforçou o papel da inovação no processo educacional. “O Bootcamp é uma oportunidade para despertar o olhar inovador dos estudantes e mostrar que todos podem ser agentes de mudança. Estamos plantando sementes para formar jovens que farão a diferença na escola, na comunidade e no futuro do nosso estado”, ressalta.
A ação integra a estratégia do Sebrae em Rondônia de fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo junto ao público jovem, reforçando a importância de ambientes escolares inclusivos e preparados para os desafios contemporâneos.