A IV Semana de Defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso encerrou-se no início desta semana, com trabalhos sobre estudos linguísticos, tradução, literatura, formação de professores de línguas estrangeiras, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e estudos culturais.
O coração batia forte diante da banca examinadora, formada por professores doutores da Universidade Federal de Rondônia. Sentados ou de pé diante dos mestres, sorrisos tensos e nervos à flor da pele: a ansiedade era evidente, apesar dos esforços para contê-la. Mãos suadas, corpo rígido, voz seca e respiração ofegante: antes da apresentação, os sinais do nervosismo eram inegáveis. Allan Adrian, 28 anos, tentava disfarçar a tensão daquele momento. “Agradeço aos professores e, em especial, à minha orientadora, aos colegas, amigos e familiares; sem eles, não estaria aqui”, disse.
As horas passam, o horário estipulado das apresentações segue o cronograma. Na plateia, estudantes que, em breve, também se submeterão à mesma prova. “Venho sempre que posso assistir às defesas. Serve de excelente exemplo do que fazer e evitar”, enfatizou o aluno C. Rivero.
O momento exige também a escolha cuidadosa da melhor peça do guarda-roupa; afinal, tudo é um investimento, e cada gesto contribui para impressionar. Com o fim do semestre 2025.1, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) iniciou o calendário de defesas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos cursos de graduação. Os discentes estão apresentando seus trabalhos finais, demonstrando a aplicação prática das teorias aprendidas durante longas horas em sala de aula e em estágios obrigatórios. “Um sonho se concretiza e é o final de um ciclo”, declara Mourão.
A IV Semana de Defesa de Atividades de Conclusão de Curso trouxe trabalhos que abordaram as seguintes linhas de pesquisa: Estudos Linguísticos; Estudos de Tradução; Estudos Literários; Formação de Professores de Línguas Estrangeiras; Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras; Estudos Culturais.
Allan Adrian Silva Gomes abriu a temporada das defesas trazendo o tema “A tradução de marcadores culturais no conto homônimo Atomito, de Liliana Colanzi, para a língua portuguesa, por Bruno Cobalchini Mattos”. A defesa, que aconteceu no auditório Shirley Vilhalva do Departamento de Letras-Libras, obteve nota 10 da banca presidida pela Profª Dra. Gracielle Marques.
Em seguida, foi a vez do aluno Alec Correia, orientado pela professora Juliana Bevilacqua Maioli, que defendeu o artigo “Narrar para Existir: Gênero, Memória e Identidade em A Viagem Inútil”. A apresentação ocorreu no auditório da Biblioteca Central de Porto Velho Roberto Duarte Pires. A discente Simone Pedrosa Celestino trouxe a dissertação intitulada “El Monte de las Ánimas, de Gustavo Adolfo Bécquer: Diálogo entre Literatura e Tradução”.
As apresentações terminaram na segunda-feira (30) com a defesa do artigo de José Mourão Neto, orientado pela Profª Dra. Reny Gomes Maldonado, numa banca composta pelos professores Eliel de Oliveira de Abreu (membro titular), Flávio Dionel Baistrocchi (membro titular externo, da UEPB) e Marcelo Leal Lima (membro suplente). O estudante defendeu o trabalho: “A Educação Especial e a Língua Espanhola: Práticas Pedagógicas de Inclusão”. Os estudantes estão habilitados a participar da colação de grau, com data a ser definida pela Universidade Federal de Rondônia.