TERÇA-FEIRA, 24/06/2025

Sofia Andrade quer regras mais duras para homenagens públicas e propõe limite de títulos por vereador

‎As mudanças impõem limites e critérios mais rigorosos para a concessão do Título de Cidadão Honorário e demais homenagens públicas.

Por Nátally Missias

Publicado em 

Sofia Andrade quer regras mais duras para homenagens públicas e propõe limite de títulos por vereador - News Rondônia

‎Em busca de preservar a seriedade e o simbolismo das honrarias concedidas pelo Legislativo municipal, a vereadora Sofia Andrade (PL) teve aprovadas nesta segunda-feira(23) na Câmara Municipal de Porto Velho duas propostas que alteram o Projeto de Resolução nº 820/2025.

‎As mudanças impõem limites e critérios mais rigorosos para a concessão do Título de Cidadão Honorário e demais homenagens públicas.

‎A emenda modificativa altera o artigo 163 da Resolução nº 254/1991 e define que cada vereador poderá apresentar até 10 (dez) requerimentos por ano, como primeiro signatário, para a concessão do título. “O Título de Cidadão Honorário precisa ser tratado com responsabilidade.

‎”É a maior honraria concedida por esta Casa, e precisa refletir os valores que a sociedade espera de nós”, afirmou a vereadora durante a sessão.

‎Novos critérios para homenageados

‎Além disso, foi aprovada também uma emenda aditiva que acrescenta os §§ 4°, 5° e 6° ao art. 2° e artigos 163-A, 163-B e 163-C ao Projeto de Resolução n⁰ 830/2025 que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal e impõe exigência documental, bem como vedações expressas para a concessão de honrarias.

‎ Entre os principais pontos, a proposição estabelece:

  • Obrigatoriedade da apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais emitidas pelo Ministério da Justiça e pela Justiça Estadual, com validade de até 90 dias;
  • Exigência de um mini currículo com histórico de vida e trajetória profissional do homenageado;
  • Proibição permanente da concessão de honrarias a pessoas condenadas por crimes como estupro, assédio sexual, violência contra a mulher, crianças, idosos, corrupção, entre outros;
  • Impedimento também para aqueles que estiverem respondendo a processos penais pelos mesmos crimes até que haja sentença absolutória;
  • Fiscalização rigorosa da Comissão Permanente de Honrarias, que deverá analisar e validar toda a documentação antes que a homenagem seja levada ao plenário;
  • Declaração de nulidade da honraria caso se comprove posteriormente que a pessoa homenageada violava os critérios estabelecidos.

‎“Honrarias devem inspirar”

‎Durante justificativa, Sofia Andrade defendeu que homenagens públicas devem inspirar a sociedade e dar bons exemplos, e não correr o risco de prestigiar trajetórias marcadas por crimes graves, mesmo que já tenham sido julgados e com pena cumprida.

‎A vereadora também fez um discurso contundente, destacando que seu compromisso é com os valores defendidos pelos eleitores que a elegeram: “Aqui somos todos representantes da sociedade – temos que votar como tal, conforme o nosso eleitor gostaria que tivéssemos votado.

‎”Eu gostaria de dizer que, para mim, o cidadão que foi condenado por tráfico de drogas, que tenha errado no passado, ou que tenha sido condenado por estupro ou outro tipo de crime, por mais que ele seja reinserido na sociedade, ele ainda vai carregar o fato de, em um momento, ter tomado a decisão de cometer um crime. Mas o que apresento aqui com essa emenda é para que, amanhã ou depois, a gente não esteja aqui homenageando pessoas que foram condenadas.”

‎Sofia destacou que a proposta não descredibiliza o processo de reintegração social, mas reforça a responsabilidade da Câmara ao usar os recursos públicos para homenagens. “Isso não é uma penalidade. Ele pode continuar inserido na sociedade, com sua liberdade. Apenas não será homenageado com a maior honraria do município.

‎”Os pais e mães de família gostariam de ver seus impostos homenageando um professor, um policial, uma dona de casa, um enfermeiro ou outro cidadão. E é isso que precisamos resgatar aqui: o exemplo.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sebrae em Rondônia reinaugura Ponto de Atendimento em Guajará-Mirim nesta sexta 27

Parceria com a Associação Comercial local se fortalece e o comércio local será beneficiado
L

Boas práticas de Rondônia inspiram outros estados da região Norte

Sebrae em Rondônia apresenta modelo de desenvolvimento de ecossistemas de inovação durante evento no Amazonas
L
Brasil e Nigéria buscam diversificar comércio e ampliar investimentos bilaterais

Brasil e Nigéria buscam diversificar comércio e ampliar investimentos bilaterais

Exportações para o país africano são principalmente de açúcar e melaço
L
Mauro Cid mantém delação sobre trama golpista em acareação com Braga Netto no STF

Mauro Cid mantém delação sobre trama golpista em acareação com Braga Netto no STF

Ele negou ter sofrido pressão da Polícia Federal para delatar o plano
L
Países Baixos homenageiam a rondoniense Txaí Suruí com o Prémio Tulipa

Países Baixos homenageiam a rondoniense Txaí Suruí com o Prémio Tulipa

A condecoração se deve à sua atuação na defesa do clima e dos direitos humanos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Entrevista DJ Leudson

Nesta terça-feira, dia 24, às 17h, o Agenda News recebe DJ Leudson, que vai comandar as pickups da tão aguardada festa ELETROHITS 2000, marcada para sábado, 28 de junho, no Grego Original.
L
Governo Federal lança programa para hospitais privados abaterem dívidas com atendimento ao SUS

Governo Federal lança programa para hospitais privados abaterem dívidas com atendimento ao SUS

Programa concede crédito tributário para reduzir filas na saúde
L

Morre brasileira que caiu num despenhadeiro na Indonésia

A morte da Juliana Marins no Monte Rinjani, na Indonésia, não foi apenas um acidente. Foi abandono.
L

Jovem News | Entrevista Natália Aguiar

Nesta terça-feira, dia 24, às 16h, o Jovem News apresenta uma edição especial com Natália Aguiar, estudante de Direito da UNIR, assessora parlamentar, conselheira estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e presidente da Atlética Perversa. Em uma conversa inspiradora, Natália compartilha sua trajetória desde o início na administração pública aos 18 anos até se tornar uma das vozes mais jovens e atuantes da política rondoniense.
L

Real Forte Príncipe da Beira: a sentinela do tempo – por Lourimar Barroso

Uma fortaleza entre tratados e territórios: o Real Forte Príncipe da Beira como símbolo da presença portuguesa e das disputas geopolíticas na fronteira amazônica do Brasil colonial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes cobra recapeamento urgente das rodovias estaduais no Vale do Jamari

Região estratégica para a economia rondoniense enfrenta desgaste viário que ameaça a segurança e o escoamento da produção
L

Campanha de vacinação contra a Influenza em Jaru segue até 30 de agosto; imunização é principal ferramenta contra doenças respiratórias

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaru Semusa continua com a campanha de imunização contra o vírus da Influenza até o dia 30 de agosto
L

Deputado Alan Queiroz solicita a realização de obras de encascalhamento e patrolamento na RO-006, em Porto Velho

Além do encascalhamento e patrolamento, a adequação de saídas de água complementa a realização dos serviços na localidade.
L

Deputado Edevaldo Neves garante R$ 380 mil para atletas da Polícia Penal em competição nos EUA

Os recursos garantidos pelo parlamentar serão utilizados para hospedagem, alimentação, transporte e aquisição de materiais esportivos
L

Sílvia Cristina faz a entrega de R$ 100 mil para a Apae de Alta Floresta do Oeste

Recurso será aplicado na manutenção e custeio da instituição.
L
Publicidade

POLÍCIA

“Menor perigo do PCC” é preso em condomínio após roubo na zona sul

“Menor perigo do PCC” é preso em condomínio após roubo na zona sul

De acordo com informações apuradas inicialmente, o criminoso e um comparsa fizeram um assalto em uma loja de assistência técnica na Rua Geraldo Siqueira, depois fugiram de moto levando seis celulares e um notebook de clientes e funcionários.
12
HARENA: PF deflagra operação para combater a extração ilegal de recursos minerais em Rondônia

HARENA: PF deflagra operação para combater a extração ilegal de recursos minerais em Rondônia

As investigações tiveram início a partir de fiscalização realizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM)
10
Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

De acordo com as primeiras informações, a servidora foi atingida no rosto quando uma panela de pressão explodiu, no entanto, estava consciente com queimaduras.
14
Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Testemunhas informaram que William estava na região desde a madrugada em um veículo com um pneu furado.
18
Homem morre em confronto com PATAMO durante cumprimento de mandado de prisão

Homem morre em confronto com PATAMO durante cumprimento de mandado de prisão

Segundo as informações preliminares, Lucas Luan teria sacado uma arma de fogo ao se deparar com os policiais, que imediatamente o neutralizaram.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MEC inicia pagamento da quarta parcela do Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio

MEC inicia pagamento da quarta parcela do Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio

Para receber, aluno precisa comprovar frequência de 80% nas aulas
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CAMOR COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

LICENCA AMBIENTAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Tesouro Direto destinará R$ 4,5 milhões para startups de impacto social em educação e finanças inclusivas

Tesouro Direto destinará R$ 4,5 milhões para startups de impacto social em educação e finanças inclusivas

Terão prioridade negócios voltados para educação e inclusão financeira
L
Bayern perde para o Benfica e enfrentará o Flamengo nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes

Bayern perde para o Benfica e enfrentará o Flamengo nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes

O gol da vitória portuguesa foi marcado por Schjelderup ainda no primeiro tempo. Na etapa final, mesmo com a entrada de titulares como Kimmich, Olise e Harry Kane pelo técnico Kompany, o Bayern não conseguiu reverter o placar.
L
Santos e Neymar selam acordo de renovação contratual até o fim de 2025

Santos e Neymar selam acordo de renovação contratual até o fim de 2025

Os termos financeiros do acordo seguem o modelo atual, mantendo a remuneração mensal de mais de R$ 4,5 milhões.
L
Morte de brasileira em vulcão na Indonésia acende alerta para segurança no turismo de aventura

Morte de brasileira em vulcão na Indonésia acende alerta para segurança no turismo de aventura

Acidentes recentes acendem alerta sobre prevenção e planejamento
L
Copa do Mundo de Clubes: Times europeus decepcionam e sul-americanos se destacam na fase de grupos

Copa do Mundo de Clubes: Times europeus decepcionam e sul-americanos se destacam na fase de grupos

Em 7 jogos contra times sul-americanos, eles só venceram 2 vezes
L
Inscrições abertas para o Encceja PPL 2025 para pessoas privadas de liberdade

Inscrições abertas para o Encceja PPL 2025 para pessoas privadas de liberdade

Responsável pedagógico da unidade prisional deve inscrever interessado
L
Abertura da 5ª Edição reúne palestras emocionantes e roda de conversa

Semana da Diversidade: Abertura da 5ª Edição reúne palestras emocionantes e roda de conversa

Inclusão no mercado de trabalho é discutida sob a ótica da população LGBTI+.
L

O papel dos jovens na proteção ambiental foi tema de aula do MPRO

A atividade integra o projeto “MP em Debate Acadêmico”, que leva temas jurídicos e sociais a escolas de todo o estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.