DOMINGO, 09/11/2025

Em destaque

Júnior fala em arapongagem, acusa deputado e nega qualquer desvio, em pronunciamento na internet

Não foi uma entrevista coletiva, embora alguns jornalistas estivessem presentes, mas um pronunciamento/desabafo.

Por Sérgio Pires | News Rondônia

Publicado em 

No dia anterior, o deputado estadual Marcelo Cruz divulgou um documento com graves acusações contra seu colega parlamentar, Ribeiro do Sinpol, afirmando que ele intermediou (com outras palavras, é claro) uma tentativa de cooptação do parlamentar, que também teria sofrido ameaças de outros policiais. Na sexta-feira, num longo pronunciamento, o ex-chefe da Casa Civil repetiu as denúncias, incluindo nelas agora o seu substituto, o atual chefe da pasta, Elias Resende e alguns policiais que foram nomeados para a apoio à Casa Civil. Júnior ora defendia o governador Marcos Rocha (“as ordens que ele me deu sempre foram dentro da legalidade e jamais me pediu algo que não o fosse”!) ora atacava, afirmando que “ele sabia e sabe de tudo o que ocorre no seu governo”, para afirmar que não há ação dentro na administração em que não tenha a decisão e o dedo do titular.

Júnior mais se defendeu do que atacou, mas o fato de trazer denúncias sérias contra decisões que envolvem a Polícia Civil, incluindo arapongagem, dentro do sistema de inteligência do Governo, colocando o deputado Ribeiro do Sinpol  como um dos responsáveis (“ele entrevistou sete delegados para serem nomeados para a cúpula da polícia, mas nenhum aceitou porque o mote principal era tentar atacar o vice-governador Sérgio Gonçalves”, denunciou) é algo que, certamente precisa ser esclarecido. Durante o vídeo que gravou, Júnior bateu na tecla da história da sua família, fez acusações genéricas e até deixou no ar insinuações sobre acusações que não se sabe baseadas em que provas.

Não foi uma entrevista coletiva, embora alguns jornalistas estivessem presentes, mas um pronunciamento/desabafo. Júnior afirmou que sua vida está aberta à investigações e que tudo o que possui está declarado, lamentando que tenha sido publicado que ele tivesse desviado  mais de 150 milhões de dinheiro público. As consequências serão sentidas daqui para a frente. Nem o deputado Ribeiro do Sinpol e nem representantes do Governo haviam comentado o pronunciamento do ex-Chefe da Casa Civil, ao menos até o encerramento desta edição. O caso Junior/Governo, infelizmente, ainda deve ir longe. Ninguém ganha com isso, mas a guerra está declarada, o que é uma pena, exatamente num momento e m que Rondônia comemora alguns dos seus melhores índices de desenvolvimento. Mas a política tem dessas coisas. Nada há acima dela!

MARCOS ROCHA GRAVA VIDEO NUM BUNKER, ENQUANTO MÍSSEIS DO IRÃ ATINGEM ISRAEL, ONDE ELE ESTÁ

Sem medo, mas com o semblante de preocupação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, relatou num vídeo a situação que estava vivendo em Tel Aviv, onde  ele, junto com assessores e representantes dos governos de Mato Grosso e do Tocantins, estavam abrigados  num bunker, enquanto se ouvia a explosão de dezenas de mísseis, num ataque do Irã contra Israel. Mais uma batalha entre iranianos e israelenses pegou a todos de surpresa. Um dia antes, aviões de Israel atacaram áreas para impedir o avanço do programa nuclear iraniano. O bombardeio matou o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Hossein Salami e o chefe das Forças Armadas do país, Mohammad Bagheri. Em retaliação, o Irã realizou vários bombardeios, um deles, aliás, pouco depois que o governador de Rondônia acabara de gravar seu vídeo.

Rocha está em Israel através de programas do Consórcio Brasil Central, presidido pelo governador goiano, Ronaldo Caiado, para tratar de temas tão diversificados que envolvem desde negócios com equipamentos hospitalares até aumento na produção de leite e, ainda, exportação de castanhas, café e outros produtos rondonienses. O governador do Tocantins, Mauro Carlesse teve sorte e saiu poucas horas antes do início do conflito. Rocha e sua equipe foram pegos de surpresa e ele só soube o que estava acontecendo quando as sirenes, que avisam a população dos ataques aéreos, começaram a ser acionadas. É aviso de perigo iminente.

Na gravação, o Governador diz que só poderá retornar depois que o espaço aéreo de Israel for reaberto para os voos comerciais. Rocha ainda fez comentários sobre o bom momento da economia e, no final, declarou que não iria falar sobre “fofocas e outras questões” (todos sabem a que ele se referia), porque não é do seu estilo. Pediu ainda orações e proteção divina. O vídeo foi gravado na sexta-feira à tarde, horário de Rondônia. No país, vigora o horário de verão, o que o coloca a três horas a mais do que Rondônia.

VICE-GOVERNADOR ATACA NOVO CHEFE DA CASA CIVIL E DESMENTE QUALQUER PROJETO PARA O TRIBUNAL DE CONTAS

Outro Gonçalves foi para a mídia, nesta sexta-feira; Entrevistado pelo radialista Arimar de Sá, conhecido por suas perguntas contundentes e também por sites de notícias, como o Eu Ideal, o vice-governador Sérgio Gonçalves analisou a situação política, desmentiu com veemência que haja qualquer possibilidade de ele pensar em ser conselheiro do Tribunal de Contas, disse que não é peão no jogo de xadrez, para ser usado; defendeu o irmão, afirmando que Júnior Gonçalves apenas se defendeu dos ataques que têm sofrido e  criticou a indicação de Elias Resende para comandar a Casa Civil do Governo.

Segundo o site Eu Ideal, Sérgio culpou diretamente o substituto do seu irmão como “o responsável como o pivô de toda a crise interna no governo”, sem dar motivos concretos para esta afirmação. Disse ainda que “ele não tem perfil para a função”! O vice-governador e secretário de Desenvolvimento  Econômico, afirmou que mantém seu projeto de concorrer à reeleição, em 2026, mas afirmou que com o atual cenário, com o que está ocorrendo a partir do que ele chama de negativo no comando da Casa Civil, vaticinou: “desta forma como está, não há futuro para este grupo político”.

Ficou clara a posição de descontentamento do vice-governador com a situação atual. Certamente ao voltar da sua viagem a Israel, o governador Marcos Rocha e seu vice, precisarão ter uma longa conversa, sobre o futuro de ambos. Rocha pretende deixar o Governo em abril do ano que vem, para disputar uma vaga ao Senado e precisará do apoio de Gonçalves para ajudá-lo em sua meta. Gonçalves depende da decisão de Rocha, para assumir o Governo por seis meses e preparar sua candidatura à  reeleição. No pior dos cenários, Rocha fica onde está até o fim do governo, não concorre e Gonçalves fica também sem perspectivas para o futuro, na política.

“NÃO ENTRO EM GUERRA POLÍTICA”, DIZ ELIAS RESENDE EM NOTA OFICIAL SOBRE OS ATAQUES QUE SOFREU

Sobre os ataques que sofreu, o chefe da Casa Civil, Elias Resende (ele estará no programa dos Dinossauros, na Rádio Parecis FM, nesta segunda-feira, a partir das 13 horas)  emitiu uma seguinte Nota Oficial, recheada de bom senso e serenidade.

“Em respeito à população de Rondônia, aos servidores públicos e à imprensa, venho me manifestar de forma serena e objetiva sobre as recentes declarações feitas pelo vice-governador Sérgio Gonçalves. Não tenho tempo, disposição e muito menos interesse em entrar em disputas ou polêmicas com outro secretário de Estado. Minha energia está concentrada em trabalhar, entregar resultados e continuar honrando a confiança que o governador Coronel Marcos Rocha depositou em mim. Deixo claro que, da minha parte, não há qualquer prática de arapongagem, perseguição ou uso da estrutura de comunicação do governo para atacar quem quer que seja. Não é do meu perfil e nunca será. Faço política com responsabilidade, ética e sempre com foco no que realmente importa: melhorar a vida da população de Rondônia”.

Elias prossegue: “Vale lembrar que tanto eu quanto o próprio Sérgio Gonçalves fomos escolhas pessoais do governador. Aliás, sua escolha como vice-governador foi uma decisão corajosa do governador Marcos Rocha, que o trouxe para o projeto de governo em um momento delicado da sua vida profissional, mesmo enfrentando resistência de muitos — inclusive do próprio irmão dele. Por isso, acredito que a postura mais sensata de todos nós, que integramos a equipe de governo, é respeitar as decisões do governador, reconhecer o nosso papel e trabalhar com lealdade institucional”.

Conclui a nota: “Vale lembrar que tanto eu quanto o próprio Sérgio Gonçalves fomos escolhas pessoais do governador. Aliás, sua escolha como vice-governador foi uma decisão corajosa do governador Marcos Rocha, que o trouxe para o projeto de governo em um momento delicado da sua vida profissional, mesmo enfrentando resistência de muitos — inclusive do próprio irmão dele. Por isso, acredito que a postura mais sensata de todos nós, que integramos a equipe de governo, é respeitar as decisões do governador, reconhecer o nosso papel e trabalhar com lealdade institucional. Não entro em guerra política, não faço ataques pessoais e muito menos utilizo meios de comunicação para agredir quem quer que seja. Meu compromisso segue sendo com Rondônia, com o governo e, principalmente, com os resultados que a população espera de nós. Equilíbrio, responsabilidade e respeito são princípios que sigo e continuarei seguindo. (Elias Resende)

EBSERH PREPARA COMPRA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS, QUE SERÁ AMPLIADO PARA SER MUNICIPAL E UNIVERSITÁRIO

Claro que vão haver desmentidos, como já houve outras vezes. Mas o prédio para sediar o novo Hospital Municipal Universitário, em Porto Velho, será mesmo o do Hospital das Clínicas, localizado na rua João Goulart, próximo a  Pinheiro Machado, no centro da Capital. Haviam, na reta final para a escolha, dois hospitais. O que decidiu a favor do Clínicas foram duas questões. A primeira, uma possibilidade maior de estacionamento. O outro, que também foi importante na tomada de decisão pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) foi a possibilidade de ampliação da área, como mais construções, porque a meta é ter, no total, 15 leitos disponíveis, mais do que o dobro do que tem hoje. A Ebserh é quem vai fazer a aquisição e administrará toda a estrutura hospitalar, quando ela pertencer à Prefeitura de Porto Velho e à Universidade Federal de Rondônia, a Unir.

Os detalhes sobre o negócio são informações que ainda não vieram à tona. Não se sabe por exigências dos compradores ou dos vendedores, o montante a ser investido para a compra do prédio e a estrutura do Clínicas, é tema guardado a sete chaves. O prefeito Léo Moraes esteve em Brasília, nesta semana e voltou empolgado, embora num vídeo divulgado pelas redes sociais, como as usa seguidamente, ele tenha sido comedido, afirmando apenas que “conseguimos avançar ainda mais sobre nosso hospital”! Na verdade, entre outras reuniões, ele se encontrou c om o senador Confucio Moura, que garantiu recursos e todo o apoio necessário para que o martelo seja batido.

Há uma decisão de que os recursos de manutenção – cerca de 150 milhões de reais por ano – já estariam garantidos. Não se sabe exatamente de onde virá a verba para compra do prédio na João Goulart, mas esta questão estaria nas mãos de Confúcio Moura, que já teria a solução. A Ebserh está tratando dos detalhes finais do negócio e em breve começa a tratar dos equipamentos para o hospital e da contratação de funcionários. Não se sabe ainda se os atuais servidores da empresa privada terão ou não prioridade de contratação para atuarem no Hospital  Municipal Universitário.

OBRAS NA PONTE DE CANDEIAS ANDAM RÁPIDO,  PARA QUE AS DUAS PISTAS POSSAM SER ABERTAS EM BREVE

Tem gente dando duro. O trabalho está indo firme e, dentro das circunstâncias, com rapidez. Equipes da empresa contratada pelo Dnit  estão realizando o trabalho de reforço da ponte nova sobre o rio Candeias, em Candeias do Jamari, para que o mais breve possível sejam liberadas as duas pistas dela e acabe com o Pare e Siga, que já dura  semanas e que irrita os motoristas pela longa espera. Enquanto o trânsito flui lentamente na estreita pista que é usada para os dois lados da ponte, os operários trabalham bem embaixo dela, reforçando a estrutura com pesadas estruturas de aço e ferro. Enquanto madeiras são cortadas para darem suporte aos equipamentos mais pesados, toda a estrutura do túnel, embaixo, está sendo preparada para receberas estruturas metálicas, que vão ajudar a dar a segurança necessária para que a ponte nova, aberta ao trânsito em 2009.

Todo o trabalho que está sendo neste momento, é emergencial, mas faz parte de um pacote de melhorias, que inclusive tornará a ponte estaiada, onde são colocados estais que saem do mastro e que são ancorados diretamente em nichos de ancoragem, multiplicando a segurança e a durabilidade da obra. No Brasil, como curiosidade , existem pontes estaiadas em Teresina, Natal e Cuiabá, só para citar as principais. A mais famosa, de Florianópolis, foi desativada há alguns anos.

O Dnit pretende abrir a segunda pisa da ponte nova em cerca de três semanas, se tudo ocorrer dentro dos planos. Com relação à ponte velha, provavelmente ela terá que ser demolida e construída uma nova no local.

VOLTA À PAUTA DEBATE SOBRE EMANCIPAÇÕES DOS DISTRITOS, COM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA

De vez em quando volta à pauta a questão das emancipações para distritos da Capital, principalmente, mas também de áreas do interior, que já contam com toda a estrutura para serem transformadas em municípios, mas até agora nada conseguiram. Nesta segunda-feira, dia 16, o tema será ressuscitado, numa audiência pública proposta pela deputada Dra. Taíssa, que tem tido um mandato destacado no parlamento rondoniense. Ela está convidando autoridades e representantes de distritos que querem se emancipar, para participarem de mais um debate sobre o tema. Certamente o assunto é complexo, porque mesmo nas localidades que já cumpriram todas as exigências da legislação federal, a autorização para criação de novos municípios empaca no governo; eventualmente no Congresso mas, muito mais no STF, que autorizou a criação de apenas uma nova cidade brasileira,  nos últimos 20 anos.

Neste contexto, vale lembrar a situação dos distritos da Ponta do Abunã, distantes cerca de 300 quilômetros da área urbana de Porto Velho. Ali, foram cumpridas todas as questões legais, inclusive com um plebiscito, com ampla maioria favorável à emancipação, mas a população foi feita  de besta. Pura perda de tempo, porque o processo nunca andou e as esperanças que ande fica muito perto do zero.

Contudo, a iniciativa da competente deputada de Guajará Mirim não é vã. Mexer no tema, exigir que as comunidades sejam ouvidas e que a legislação federal, se cumprida, permita imediatamente as emancipações, é a luta que nunca para. Portanto, nesta segunda, tem assunto importante em audiência pública na Assembleia Legislativa.

ILEGALIDADES NA CRIAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO: RELATÓRIO DA CPI CHEGA AO JUDICIÁRIO RONDONIENSE

Há, no Judiciário, uma esperança de que possam ser corrigidas as enormes injustiças e brutalidades que estão sendo cometidas contra centenas de famílias de produtores rurais de Rondônia, em nome da defesa ambiental, exigida pelas ONGs internacionais e obedecida rigorosamente pelo governo brasileiro. Depois de ir ao Ministério Público apresentar o relatório da CPI que apontou  uma infinidade de irregularidades e ilegalidades na criação de onze reservas florestais em Rondônia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, fez o mesmo no Tribunal de Justiça do Estado. O encontro serviu para que Redano e outros dois parlamentares que tiveram atuação destacada na CPI das Reservas (Pedro Fernandes e Delegado Lucas Torres) fossem recebidos pelo presidente do TJ, desembargador Raduan Miguel e expusessem a situação a que estão expostos nossos produtores.

O presidente Raduan Miguel destacou a relevância do trabalho realizado pela CPI. “Recebemos esse relatório com o devido respeito institucional e com o compromisso de que será analisado com toda a seriedade que o caso requer. O esclarecimento desses fatos é fundamental para que o Judiciário possa cumprir seu papel de garantir a segurança jurídica e a justiça social. A CPI traz informações importantes que irão subsidiar uma análise técnica e justa sobre essa situação que impacta diretamente a vida de muitos cidadãos rondonienses”, afirmou o presidente do TJ.

A CPI, presidida por Alex Redano, teve como focoapurar a legalidade da criação de 11 unidades de conservação ambiental no estado de Rondônia. O documento entregue ao TJRO reúne provas, depoimentos e análises técnicas obtidas durante os meses de investigação. Entre os principais pontos destacados estão supostos vícios jurídicos e a ausência de estudos técnicos adequados no processo de criação dessas áreas protegidas.

PERGUNTINHA

Se a eleição presidencial fosse hoje e estes fossem os candidatos, em quem você votaria para comandar um país, que hoje está perto de uma crise econômica e rachado ao meio, entre a direita e a esquerda?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Problemas na coleta de lixo causam transtornos e denúncias em Porto Velho

Com ruas cheias de lixo e mau cheiro em vários bairros, moradores de Porto Velho denunciam falhas na coleta após a troca de empresa; nova contratada, Eco PVH, já foi multada pela Prefeitura por descumprimento do serviço.
L

A sombra da Faveleira

Entre metáforas de fogo, ferro e sangue, o texto reflete a dualidade entre o bem e o mal, a corrupção humana e a resistência da vida simbolizada pela faveleira, última guardiã da esperança em meio à destruição.
L
Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever no Paraná

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever no Paraná

Tornados são fenômenos intensos e difíceis de prever; em Rio Bonito do Iguaçu, ventos chegaram a 250 km/h e causaram danos severos.
L
Ciclone causa danos no Rio Grande do Sul e deixa 200 mil moradores sem luz

Ciclone causa danos no Rio Grande do Sul e deixa 200 mil moradores sem luz

Ciclone causa estragos em dez municípios gaúchos, com quedas de árvores, destelhamentos e 200 mil residências sem energia elétrica.
L

Esporotricose felina se espalha e coloca saúde pública em risco

Casos crescem em todos os estados, com registros de infecção em humanos e ameaça à segurança de tutores e profissionais
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Copa Peugeot leva a tecnologia híbrida para o rali de regularidade

Comunicação falha e estratégia comprometida marcaram minha participação na Etapa 1 da competição
L

Hyundai Creta 2026 reforça a disputa no segmento de SUVs compactos

Linha apresenta avanços em segurança, eficiência e conforto interno
L
Paraná decreta calamidade após tornado destruir Rio Bonito do Iguaçu

Paraná decreta calamidade após tornado destruir Rio Bonito do Iguaçu

A calamidade pública foi decretada após o tornado atingir 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu e deixar mortos, feridos e grande destruição.
L

Diretor da ABIC: “O café de Rondônia já ultrapassou o Brasil. É admirado no mundo”

O diretor executivo da ABIC, Celírio Inácio da Silva, elogiou o avanço da cafeicultura de Rondônia e afirmou que o café robusta amazônico já ultrapassou as fronteiras do Brasil, conquistando reconhecimento internacional pela qualidade e sustentabilidade.
L

Café e pecuária: Acre na Semana Internacional do Café têm debate sobre “café com leite”

O secretário adjunto da Seagri, Edivan Azevedo, destacou o protagonismo do Acre na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, reforçando o reconhecimento nacional do estado e sua integração com o agronegócio sustentável.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L

POLÍTICA

Lula presta solidariedade após tornado atingir Paraná

Lula presta solidariedade após tornado atingir Paraná

Presidente manifesta apoio às famílias e envia equipe ministerial para Rio Bonito do Iguaçu após ventos de 250 km/h causarem mortes e destruição
L
Prefeitura de Porto Velho aplica multa de R$ 753 mil ao Consórcio EcoPVH por falhas na coleta de lixo

Prefeitura de Porto Velho aplica multa de R$ 753 mil ao Consórcio EcoPVH por falhas na coleta de lixo

Administração municipal afirma que penalidade tem base contratual e busca garantir a regularização imediata do serviço essencial.
L
A superficialidade política do senador Jorge Seif: um retrato do oportunismo

A superficialidade política do senador Jorge Seif: um retrato do oportunismo

Declaração do senador sobre Ana Campagnolo gera indignação e reacende debate sobre desvalorização da educação.
L
Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Produtora Angélica Alexandrino Nicola, de Seringueiras, ficou em 2º lugar no Coffee of The Year 2025, consolidando Rondônia entre as maiores potências do café canéfora do Brasil.
L
Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

A próxima e crucial etapa do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) é a declaração do trânsito em julgado da ação penal, a ser feita pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
L
Publicidade

POLÍCIA

Coronel dos Bombeiros quebra o braço em acidente de trânsito no centro

Coronel dos Bombeiros quebra o braço em acidente de trânsito no centro

Na batida o militar acabou sofrendo uma fratura no braço e foi socorrido ao Hospital João Paulo II, o outro condutor não ficou ferido.
10
Cabo da PM é preso após dar calote em travesti depois do prazer

Cabo da PM é preso após dar calote em travesti depois do prazer

De acordo com testemunhas, após dar calote na travesti, a vítima teria pego um relógio do suspeito como garantia, momento que foi agredida.
10
Foragido por roubo é preso por policiais militares do 1° BPM em Porto Velho

Foragido por roubo é preso por policiais militares do 1° BPM em Porto Velho

Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado, porém, ao realizar a busca nominal, os policiais constataram que havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, com validade até o ano de 2031.
10
Homem é preso após tentar atropelar ex-esposa e fugir em alta velocidade pelas ruas de Porto Velho

Homem é preso após tentar atropelar ex-esposa e fugir em alta velocidade pelas ruas de Porto Velho

Perseguição policial termina com prisão após tentativa de homicídio e embriaguez ao volante.
16
Mulher é presa por furto de Havaianas em supermercado na zona leste

Mulher é presa por furto de Havaianas em supermercado na zona leste

Através das câmeras de segurança os fiscais viram quando a suspeita pegou alguns produtos e tentou sair sem pagar, mas foi detida pelos funcionários.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mudança climática aumenta risco de tornados mais fortes e frequentes no Brasil

Mudança climática aumenta risco de tornados mais fortes e frequentes no Brasil

Especialistas afirmam que evento no Paraná reforça urgência por ações climáticas na COP-30.
L
Tornado no Paraná reforça urgência por ações climáticas na COP30

Tornado no Paraná reforça urgência por ações climáticas na COP30

Fenômeno deixou seis mortos e 750 feridos e aumenta pressão por decisões concretas em adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
L
Usina solar garantirá descarbonização da energia em Noronha até 2027

Usina solar garantirá descarbonização da energia em Noronha até 2027

Projeto Noronha Verde prevê energia 100% solar até 2027 e marca avanço na descarbonização, com instalação de 30 mil painéis fotovoltaicos.
L
Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado

Equipe especializada chega a Rio Bonito do Iguaçu para reforçar atendimento e apoiar a reconstrução após desastre que afetou 10 mil moradores.
L
Enem é suspenso em Rio Bonito do Iguaçu após tornado atingir 90% da cidade

Enem é suspenso em Rio Bonito do Iguaçu após tornado atingir 90% da cidade

Passagem do fenômeno destruiu escolas estaduais e comprometeu a infraestrutura; nova data será definida pelo Inep
L

Carlos Eduardo Rosalba Padilha destaca como a perícia e a arbitragem contábil impulsionam a segurança e a eficiência empresarial

Perícia e arbitragem contábil: segurança e agilidade para decisões empresariais com eficiência
L
Nota de pesar: Júlia Trindade de Sousa

Nota de pesar: Júlia Trindade de Sousa

Júlia era reconhecida pela generosidade no trato com as pessoas, mas também pela determinação com que conduzia sua vida. Mulher forte e corajosa, que enfrentava desafios com serenidade e fé.
L

Tornado em Rio Bonito do Iguaçu atinge ventos de até 250 km/h e deixa ao menos seis mortos

O município no centro-sul do Paraná sofreu destruição em larga escala após tempestade severa na sexta-feira, mobilizando socorro emergencial e alastrando repercussão internacional.
L
Nota de pesar: Antônio Mamede Penha

Nota de pesar: Antônio Mamede Penha

Sua presença deixará saudade, mas também boas lembranças, que continuarão ecoando na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.
L
Motociclista embriagado causa acidente entre motos

Motociclista embriagado causa acidente entre motos

Colisão aconteceu no cruzamento da Rua Mário Andreazza com a Avenida José Amador dos Reis.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.