SEXTA-FEIRA, 13/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

STF forma maioria de 7 a 1 para responsabilizar redes sociais por conteúdo ilegal; julgamento será retomado dia 25

Julgamento foi suspenso e será retomado no dia 25 de junho

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

STF forma maioria de 7 a 1 para responsabilizar redes sociais por conteúdo ilegal; julgamento será retomado dia 25
Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (12) a favor da responsabilidade civil das plataformas que operam as redes sociais.

O voto do ministro foi proferido na ação na qual a Corte julga a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.

De acordo com o dispositivo, “com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura”, as plataformas só podem ser responsabilizadas pelas postagens de seus usuários se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar o conteúdo.

A Corte discute se as plataformas podem ser responsabilizadas civilmente na Justiça pelos conteúdos ilícitos, como postagens antidemocráticas e contra o sistema eleitoral, discursos de ódio, incitação de crimes contra autoridades e por transmissão lives que induzem ao suicídio e à automutilação de crianças e adolescentes.

Até o momento, o placar do julgamento está 7 votos a 1 a favor da inconstitucionalidade da norma e possibilidade de punição civil contra as empresas.

Após o voto de Moraes, o julgamento foi suspenso e será retomado na quarta-feira (25).

Apesar da maioria formada, ainda não foi aprovada a tese jurídica com os detalhes da decisão. A tese é necessária para estabelecer as regras que as plataformas deverão seguir para a retirada dos conteúdos ilegais.

Voto

Ao votar pela responsabilização, Moraes exibiu no telão do plenário mensagens com conteúdo racista, homofóbico e antissemita que estão ativas nas redes sociais e não foram retiradas pelas plataformas.

Moraes disse que as grandes empresas de tecnologia impõem seu modelo de negócio “agressivo”, sem respeitar as leis do Brasil. Para o ministro, as plataformas não podem ser uma “terra sem lei”.

“Somente uma mente doente e criminosa posta isso e outras mentes doentes e criminosas dão like. Somente mentes omissas não lutam para retirar isso das redes sociais. Isso não é liberdade de expressão, isso é crime”, afirmou.

8 de janeiro

O ministro mostrou imagens dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e disse que os acusados “instrumentalizaram” as redes sociais para combinar as invasões aos prédios públicos de Brasília e transmitir os atos.

“Destruíram, pediram intervenção militar e postavam no mesmo momento, e as redes sociais sem nenhuma autorregulamentação. A falência da autorregulamentação das redes sociais é que fez com que a gente tenha que julgar isso nestas sessões”, disse.

Desafios nas redes

Moraes também acusou as plataformas de permitirem a exposição de vídeos sobre ataques a escolas e de automutilação de crianças e adolescentes.

“O direcionamento dos algoritmos não é randômico. A partir do momento em que uma criança ou adolescente consulta esse tema, é bombardeada por esses temas, incentivando a prática criminosa”, comentou.

Desinformação

O ministro disse que a verdade está sendo manipulada nas redes sociais e reafirmou que “liberdade de expressão não é liberdade de agressão”.

“As pessoas vêm sendo bombardeadas e submetidas a uma verdadeira lavagem cerebral. A verdade, a mentira, o que é falso vem sendo manipulado para ganhos econômicos e a obtenção do poder político”, completou.

Maioria

Na sessão de ontem, a Corte formou maioria de seis votos pela responsabilização das redes.

Votaram nesse sentido os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso.

Gilmar Mendes considerou que o Artigo 19 é “ultrapassado” e que a regulamentação das redes sociais não representa uma ameaça à liberdade de expressão.

Para o ministro, o “modelo de irresponsabilidade das plataformas” não poder ser mantido.

Zanin votou pela inconstitucionalidade do artigo e afirmou que o dispositivo não é adequado para proteger os direitos fundamentais e impõe aos usuários o ônus de acionar o Judiciário em caso de postagens ofensivas e ilegais.

Fux e Toffoli votaram para permitir a exclusão de postagens ilegais por meio de notificações extrajudiciais, ou seja, pelos próprios atingidos, sem decisão judicial prévia.

Barroso diz que a ordem judicial é necessária para a remoção somente de postagens de crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria”). Nos demais casos, a notificação extrajudicial é suficiente para a remoção de conteúdo, mas cabe às redes o dever de cuidado para avaliar as mensagens estão em desacordo com as políticas de publicação.

O único voto divergente foi proferido pelo ministro André Mendonça, que votou a favor pela manutenção das atuais regras que impedem a responsabilização direta das redes.

Casos julgados

O STF julga dois casos concretos que envolvem o Marco Civil da Internet e que chegaram à Corte por meio de recursos.

Na ação relatada pelo ministro Dias Toffoli, o tribunal julga a validade da regra que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos. O caso trata de um recurso do Facebook para derrubar decisão judicial que condenou a plataforma por danos morais pela criação de perfil falso de um usuário.

No processo relatado pelo ministro Luiz Fux, o STF discute se uma empresa que hospeda um site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial. O recurso foi protocolado pelo Google.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rotatória da avenida Rio Madeira ganha novas luminárias e reforça a segurança para a população

Local agora conta com um poste do tipo “árvore”, com 10 metros de altura, equipado com nove luminárias
L

Prefeitura aprova leis que asseguram piso salarial e recesso para profissionais da Educação

O prefeito Léo Moraes destacou a importância dos profissionais da área
L

Prefeitura de Porto Velho incentiva a doação de sangue e presta homenagem aos doadores no Dia Mundial do Doador

No dia 14 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, o município reconhece a importância dos doadores voluntários
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

DJ Kau Gomes no Agenda News: uma viagem musical repleta de nostalgia e boas histórias

DJ Kau Gomes no Agenda News: uma viagem musical repleta de nostalgia e boas histórias

Em um bate-papo descontraído com a jornalista Renata Camurça, o DJ , revelou detalhes exclusivos da Festa Brega & Chique, relembrou sucessos que marcaram gerações e mostrou por que sua energia na pista de dança é inconfundível.
L
Obras inéditas com tecnologia extradossada reabilitam pontes sobre o Rio Candeias na BR-364/RO

Obras inéditas com tecnologia extradossada reabilitam pontes sobre o Rio Candeias na BR-364/RO

Serviços estão sendo realizados no interior do caixão da ponte mais nova
L

Em Cima da Hora | Entrevista Alex Testoni – Prefeito da cidade de Ouro Preto D’Oeste – RO

Nesta sexta-feira, dia 13, às 10h, o programa Em Cima da Hora recebe o prefeito Alex Testoni
L
Prazo de inscrições para o Enem 2025 termina hoje

Prazo de inscrições para o Enem 2025 termina hoje

Taxas podem ser pagas até a próxima quarta-feira
L

Estão abertas as inscrições para casamento comunitário promovido pela Prefeitura de Porto Velho

Serão 100 vagas disponíveis para os casais interessados em oficializar a união
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli cobra esclarecimentos do BASA sobre despesas com consultorias após denúncias

Presidente do banco deverá prestar informações sobre possíveis desvios de finalidade
L
Associação Amorevi recebe R$ 100 mil da Deputada Sílvia Cristina

Associação Amorevi recebe R$ 100 mil da Deputada Sílvia Cristina

Recurso será aplicado na manutenção e custeio da casa de passagem que a entidade administra em Ariquemes.
L

Equipe de Eyder Brasil visita escola e ajusta detalhes para o ‘Cidadania no Bairro’ no Orgulho do Madeira

Visita técnica à Escola Maria Francisca de Jesus Gonçalves definiu a logística para o grande mutirão de serviços que acontece no dia 21 de junho. Expectativa é atender milhares de moradores.
L

Deputado Pedro Fernandes participa da entrega de relatório da CPI das Reservas ao Tribunal de Justiça

O parlamentar esteve acompanhado do presidente da comissão e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, e do deputado Lucas Torres, no ato de entrega do documento ao presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel
L
Câmara dos Deputados pauta urgência para derrubar decreto do IOF, mesmo após reedição do governo

Câmara dos Deputados pauta urgência para derrubar decreto do IOF, mesmo após reedição do governo

Se provado no mérito, volta a valer decreto do IOF com maior impacto
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido por homicídio é preso em Ji-Paraná

Foragido por homicídio é preso em Ji-Paraná

Durante a consulta ao sistema da Secretaria de Segurança Pública, foi verificado que havia um mandado de prisão em aberto contra C., expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Ariquemes, Rondônia.
14
Homem é preso por furto de bicicleta em UPA e mandado de prisão em aberto é cumprido

Homem é preso por furto de bicicleta em UPA e mandado de prisão em aberto é cumprido

Durante a checagem no sistema, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Ji-Paraná.
12
Motociclista sem CNH colide com carro estacionado após possível mal súbito

Motociclista sem CNH colide com carro estacionado após possível mal súbito

A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Municipal com dores nas pernas, mas sem fraturas visíveis.
10
Carro sai da pista e colide com árvore na RO-133 deixando casal ferido

Carro sai da pista e colide com árvore na RO-133 deixando casal ferido

O condutor, que havia ficado preso às ferragens, já tinha sido retirado por terceiros e apresentava ferimentos visíveis. A passageira também foi retirada do carro e estava ferida.
16
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Beira Rio

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Beira Rio

Conforme informações apuradas no local, o motorista do carro trafegava pela Rua Guaporé em direção ao Centro, quando colidiu transversalmente com uma motocicleta que seguia no sentido bairro Boa Esperança.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho lança chamamento público para ações de combate a incêndios no verão amazônico

Será selecionada uma organização da sociedade civil para celebração do termo de cooperação
L

Campanha de vacinação contra a gripe é realizada no Skate Parque e em diversos pontos da cidade

Vacinação contra a gripe acontece no Skate Parque e em outros locais
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): NEFRON SERVIÇOS DE NEFROLOGIA LTDA

Licença Ambiental de Operação nº 026/DLA/SEMA
L

Requerimento de Renovação da Licença Municipal de Extração Mineral: CERAMICA MARPLEN LTDA

LICENÇA MUNICIPAL PARA EXTRAÇÃO MINERAL
L

Requerimento de Renovação da Licença Municipal de Extração Mineral: DIEGO RAFAEL DA SILVA

LICENÇA MUNICIPAL PARA EXTRAÇÃO MINERAL
L

Principais ações do governo de RO entre 9 e 13 de junho

O governo de Rondônia intensifica ações para aprimorar a capacidade de combate a incêndios florestais em 2025.
L

Reconhecimento e Respeito: III Maloca chega ao fim e promovendo imersão na cultura e história indígena

A programação na Universidade contou com uma exposição de Arqueologia e visitas às coleções de Ictiofauna, Mastozoologia e Botânica.
L

Exportações de café de Rondônia batem recorde e consolidam o estado no mercado internacional

Rondônia possui 48 mil hectares e produção superior a 2,8 milhões de sacas de café robusta.
L
Copa Madeirão de Futebol de Várzea – Grupo HO tem primeiros jogos neste sábado (14)

Copa Madeirão de Futebol de Várzea – Grupo HO tem primeiros jogos neste sábado (14)

Competição reúne mais de 75 equipes da capital e da zona rural de Porto Velho.
L
Banda Nitro lança "Joga Essa Bola", single que une rock, paixão e futebol

Banda Nitro lança “Joga Essa Bola”, single que une rock, paixão e futebol

Com uma sonoridade vibrante, riffs marcantes e uma energia que remete à emoção de um estádio em dia de clássico, a faixa celebra uma das maiores paixões nacionais: o futebol.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.