QUARTA-FEIRA, 30/07/2025

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil: 10 perguntas e respostas para entender e combater o problema

Justiça do Trabalho está mobilizada ao lado de diversas instituições para enfrentar essa prática

Por TRT14 - 44

Publicado em 

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil: 10 perguntas e respostas para entender e combater o problema - News Rondônia

Em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de eliminar o trabalho infantil até 2025, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma década depois, o país ainda está longe de cumprir a meta, em razão de desafios estruturais, sociais e econômicos que ainda fazem parte da realidade brasileira.

Dados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023 apontam que mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos estão em situação de trabalho infantil no Brasil.

Esforços para transformar a realidade

Na Justiça do Trabalho, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem é uma iniciativa institucional que promove ações integradas de prevenção, conscientização e julgamentos para garantir os direitos de crianças e adolescentes. “Crianças submetidas a essa realidade têm seus direitos violados. Não falo apenas do aprendizado ou de brincadeiras, mas da ausência de um futuro digno”, afirma o ministro Evandro Valadão, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), coordenador do programa.

Ele salienta que, por meio do programa, a Justiça trabalhista tem mobilizado esforços e articulado, em todo o país, uma atuação interinstitucional para enfrentar o problema. “Mantemos o compromisso de intensificar esforços para transformar essa realidade nos próximos anos”, ressalta.

Perguntas e respostas para entender e enfrentar o trabalho infantil

A Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (CETI) da Justiça do Trabalho preparou uma cartilha educativa 50 Perguntas e Respostas sobre o Trabalho Infantil para responder a uma série de dúvidas que envolvem o trabalho infantil.

Selecionamos 10 que ajudam a compreender o que é o fenômeno, como ele está presente na sociedade e quais são as formas de enfrentá-lo.

Até que idade a pessoa é considerada criança?

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), até os 12 anos incompletos.

Até que idade a pessoa é considerada adolescente?

Também segundo o ECA, é adolescente quem tem de 12 anos completos a 18 anos incompletos de idade.

O que é trabalho infantil?

No Brasil, é aquele realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, a não ser na condição de aprendiz, em que a idade mínima permitida é de 14 anos.

No trabalho doméstico, as idades são as mesmas?

Não. A idade mínima para o trabalho doméstico é 18 anos. Todo trabalho doméstico realizado antes dessa idade é considerado infantil. Isso porque esta é considerada uma das piores formas de trabalho infantil, segundo a Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil.

Criança pode trabalhar como  babá?

Não, porque babá também é empregada doméstica. Qualquer um que trabalhe para pessoa ou família, no ou para o âmbito residencial, sem finalidade lucrativa, é trabalhador doméstico.

O trabalho noturno é proibido para crianças e adolescentes?  

Sim, o trabalho noturno é proibido para quem ainda não completou 18 anos.

Há outros tipos de trabalho proibidos para quem ainda não completou 18 anos?

Sim. Quem ainda não tem 18 anos não pode realizar trabalho insalubre, perigoso ou penoso. Também é vedado o trabalho prejudicial à formação do adolescente, ao seu desenvolvimento psíquico, físico, moral e social e em horários que não permitam que a pessoa vá à escola. A Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP) traz outras proibições.

Quais as formas de trabalho infantil mais comuns no meio urbano?

Nas cidades, as formas mais comuns são serviço doméstico, cuidado com crianças pequenas ou idosos, produção e comercialização de bens nos pequenos negócios familiares, lavagem e vigilância de veículos, comércio ambulante e engraxamento de sapatos nas ruas.

Não é melhor uma criança ou adolescente pobre trabalhar do que roubar?

Esse é um dos mitos que precisam ser combatidos. Crianças e adolescentes têm direito ao não trabalho. Deve-se assegurar às crianças uma infância feliz e lúdica e o acesso à educação. Aos adolescentes, deve-se garantir educação e aprendizagem profissional. O trabalho precoce alimenta um ciclo vicioso de miséria.

Como denunciar o trabalho infantil?

Você pode ligar gratuitamente para o Disque 100, canal de denúncias de violações dos direitos humanos. O site do programa de Combate ao Trabalho Infantil também conta com  um canal para esse fim.

As denúncias ainda podem ser encaminhadas ao Ministério Público do Trabalho (MPT), aos conselhos tutelares ou à Delegacia Regional do Trabalho do seu estado.

Campanha nacional 

O dia 12 de Junho é o Dia Nacional e Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído pela Lei 11.542/2007. Para marcar a data, a Justiça do Trabalho aderiu à campanha “Transformar os nossos compromissos em ação: vamos acabar com o trabalho infantil!”, promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Com o slogan “Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro”, a campanha convoca a sociedade a sair do discurso e partir para ações concretas no enfrentamento do problema.

Protocolo de Julgamento

Em 2024, a Justiça do Trabalho lançou o Protocolo de Julgamento com Perspectiva da Infância e da Adolescência, que orienta servidores e magistrados do Trabalho quanto ao tema. Desenvolvido sob a coordenação do ministro Evandro Valadão, o documento busca assegurar que todas as decisões judiciais em casos de trabalho infantil sejam tomadas com a máxima sensibilidade, atendendo às necessidades específicas dessa faixa etária.

O documento  também traz  orientações claras e práticas para que juízes e juízas do trabalho deem atenção, em seus julgamentos, a processos históricos e estruturais de desigualdade

Acesse o protocolo de julgamento.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nome forte da comunicação, Paulo Afonso deixa SECOM da Prefeitura de Porto Velho comlegado de inovação e diálogo institucional

A decisão partiu do próprio Paulo Afonso, que focará na gestão de seus negócios.
L

Youtuber com mais de 2 milhões de inscritos visita Porto Velho e explora culinária rondoniense

Famoso por seu canal de gastronomia, Gabriel Bruno visita a capital rondoniense e se aventura por pratos e locais icônicos da cidade.
L
Vilhena: Homem preso em flagrante por furto de energia elétrica

Vilhena: Homem preso em flagrante por furto de energia elétrica

Ação da Energisa em Rondônia flagra desvio de energia em residência de Vilhena, ressaltando os perigos e impactos do furto de energia na qualidade do fornecimento e nas tarifas dos consumidores.
L
Caminhões e picapes movimentam nova fase da Foton no País

Caminhões e picapes movimentam nova fase da Foton no País

Com rede ampliada e novos produtos, fabricante projeta crescimento contínuo até o fim do ano.
L

Porto Velho recebe 1º Impostômetro da Região Norte em evento histórico da ACEP

Ferramenta de transparência fiscal será lançada nesta quinta-feira, 31 de julho, promovendo cidadania, responsabilidade política e liberdade econômica
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Confira a lista dos produtos brasileiros que não serão taxados pelos EUA

Confira a lista dos produtos brasileiros que não serão taxados pelos EUA

Suco de laranja, combustíveis, minérios e aeronaves estão entre os itens isentos da tarifa de 50% imposta pelos EUA.
L

Fonte de Vida | Entrevista Marcos Beloti Leal e Michele Vieira Rodrigues

O programa Fonte de Vida desta quarta-feira, 30 de julho, às 16h, recebe Marcos Beloti Leal, físico e tecnólogo de informação, e Michele Vieira Rodrigues, assistente social. Uma conversa especial sobre ciência, tecnologia e atuação social.
L
Tarifaço de Trump isenta aviões, minérios e suco de Laranja, mas taxa carnes e café

Tarifaço de Trump isenta aviões, minérios e suco de Laranja, mas taxa carnes e café

A Ordem Executiva eleva impostos de importação para 50%, com exceções para alguns produtos brasileiros, mas não para outros.
L

Giro News | Entrevista Lucas Reis

Confira!
L
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA

Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA

Presidente americano emite Ordem Executiva que classifica o Brasil como ameaça “incomum e extraordinária” à segurança nacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa Sousa entrega calçados ortopédicos e destaca parceria com Hospital Santa Marcelina

A deputada Dra. Taíssa Sousa realizou entrega domiciliar de calçados ortopédicos por meio da Ação Mobilidade, em parceria com o Hospital Santa Marcelina.
L

Cláudia de Jesus entrega R$ 300 mil em medicamentos para Mirante da Serra após pedido de Ezequiel Goedert

A deputada Cláudia de Jesus destinou R$ 300 mil em medicamentos para Mirante da Serra, fortalecendo o SUS e ampliando o acesso à saúde básica.
L

Dra. Taíssa Sousa comemora início do asfaltamento da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Emenda de R$ 2 milhões da deputada Dra. Taíssa Sousa garante início da pavimentação da RO-420, com apoio do governador Marcos Rocha.
L

PEDIDO ATENDIDO: Pedro Geovar garante revitalização da quadra 4 de Janeiro no Flodoaldo Pontes Pinto

A solicitação de Pedro Geovar assegura limpeza, iluminação e novos equipamentos para a quadra de esportes do bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
L

ZONA SUL: Pedido de providência de Pedro Geovar garante manutenção da Rua Percy Holder em Porto Velho

A solicitação do vereador Pedro Geovar resultou em serviços da Semob para melhorar a mobilidade e a segurança no bairro Cidade do Lobo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com drogas, dinheiro e pé de maconha na zona Sul de Porto Velho

Adolescente é apreendido com drogas, dinheiro e pé de maconha na zona Sul de Porto Velho

Menor foi flagrado pelo BPTAR com 60 porções de maconha, simulacro de pistola e material para embalar entorpecentes em casa no bairro Cidade Nova.
10
Confeiteiro morre afogado durante pescaria no Rio das Garças em Porto Velho

Confeiteiro morre afogado durante pescaria no Rio das Garças em Porto Velho

Tentou atravessar o Rio das Garças para ajudar uma mulher, mas desapareceu na água e foi encontrado sem vida.
18
Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Ação rápida da polícia resultou na interceptação e rendição dos suspeitos no bairro do Satélite.
14
Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Hoje o mesmo suspeito seria o autor de duas facadas que atingiram Roberto, que está monitorado pelo tentativa de homicídio, e foi socorrido ao Hospital.
12
PRF em Rondônia apreende 64 kg de maconha na capital

PRF em Rondônia apreende 64 kg de maconha na capital

Entorpecentes foram encontrados com casal que viajava com destino a Amazonas
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho amplia atendimentos e investe R$ 37 milhões para modernizar a saúde na gestão Léo Moraes

A gestão Léo Moraes amplia atendimentos, reativa exames, inaugura unidades e moderniza serviços para garantir saúde pública de qualidade em Porto Velho.
L

Prefeitura de Porto Velho entrega Praça dos Taxistas revitalizada no bairro Flodoaldo Pontes Pinto

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Emdur, restaurou a Praça dos Taxistas, garantindo mais iluminação, limpeza e conforto para os moradores.
L

Governo de RO amplia Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho

A reforma da Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro amplia acesso, melhora estrutura e qualifica o atendimento especializado em Rondônia.
L
Boletim Logístico da Conab revela queda nos preços de frete em diversas regiões

Operação de compra de milho em grãos pela Conab visa abastecer estoques públicos

A medida prevê a compra de 50 mil toneladas do cereal que será utilizado para recompor os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB)
L
Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Iniciativa em Porto Velho visa à detecção precoce da doença, oferecendo tomografias gratuitas para grupos de risco de 5 a 28 de agosto.
L
Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Legislação de 2012 permite aos Estados Unidos punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos e corruptos no exterior.
L
500 novos Peritos Médicos Federais vão acelerar análise de benefícios do INSS no Brasil

500 novos Peritos Médicos Federais vão acelerar análise de benefícios do INSS no Brasil

Nomeações priorizam as regiões Norte e Nordeste, as que têm maior tempo de espera, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional em até 46%.
L
Deputada Ieda Chaves cobra implementação de cadastro estadual de Pedófilos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de cadastro estadual de Pedófilos em Rondônia

Parlamentar busca informações sobre o funcionamento efetivo da ferramenta de combate a crimes sexuais infantojuvenis, em meio a dados alarmantes de violência.
L
Rondônia terá 20 novos peritos médicos federais para desafogar fila do INSS

Rondônia terá 20 novos peritos médicos federais para desafogar fila do INSS

A chegada dos profissionais aumentará em 111% a capacidade de atendimento, beneficiando oito municípios do estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.