A Secretaria de Estado de Comunicação – Secom, do Governo do Estado de Rondônia, vem a público esclarecer que esta gestão tem pautado suas ações na transparência, na legalidade e na adoção de critérios técnicos rigorosos para a distribuição dos investimentos em mídia.
Todas as contratações realizadas pela agência seguem parâmetros técnicos e objetivos, incluindo a análise de audiência por meio de ferramentas reconhecidas, como o Google Analytics e Ibope, garantindo que os recursos sejam alocados de maneira eficiente e estratégica.
Além disso, o Governo do Estado de Rondônia é o único órgão da esfera pública de Rondônia a cumprir integralmente a Lei nº 12.232/2010, que prevê a obrigatoriedade do uso de empresa especializada para a checagem da mídia contratada. Esse é um marco histórico no estado e reforça o compromisso desta gestão com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos. Para assegurar a efetiva auditoria das campanhas, o Governo, por meio da Agência contratou recentemente a empresa Adserver, especializada no monitoramento e validação da veiculação de mídia digital (auditoria na veiculação da mídia e o público alcançado). A plataforma permite a verificação em tempo real da exibição dos anúncios, identificando dados como número de impressões, cliques, alcance e segmentação do público-alvo. Dessa forma, impede-se qualquer tipo de direcionamento indevido de verbas e garante-se que cada inserção publicitária seja auditada de maneira independente.
A Secom não efetua pagamento a veículo, pois não é ordenadora de despesa. Salientamos também que a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação/SETIC, não identificou nenhum vazamento no âmbito da Secom.
Os esforços para garantir a lisura e a eficiência na gestão dos contratos de publicidade vão além. Esta gestão também buscou a adoção do Sistema de Fornecedores (SIREF), uma ferramenta do Governo Federal utilizada para a definição de parâmetros de preços no serviço de produção publicitária. O uso dessa plataforma fortalece ainda mais a segurança contratual, assegurando que os valores praticados sejam compatíveis com o mercado e protegendo o erário de qualquer distorção ou sobre preço.
Diante disso, as alegações de favorecimento ou irregularidades na distribuição da publicidade institucional não encontram respaldo nos fatos, uma vez que a Agência realiza contratações por meio de ferramentas legais, sendo distribuídas de forma imparcial, de acordo com o nível de audiência de cada veículo, com o objetivo de levar o conhecimento das ações do governo à população.
A Secretaria de Comunicação reafirma seu compromisso com a transparência e está à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.