DOMINGO, 22/06/2025

Decisão do STF sobre o Deputado Ramagem e a desigualdade na Justiça

Nesta esteira, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, tem criticado a inclusão de pessoas que têm direito a um juízo natural (que é o juízo em primeira instância), na competência da Suprema Corte.

Por Gabriela Romão

Publicado em 

Decisão do STF sobre o Deputado Ramagem e a desigualdade na Justiça - News Rondônia

Quero expor aos amigos leitores, apenas como professor universitário e advogado, aquilo que fiz a vida inteira: comentar a lei, como a vejo, com interpretações exclusivamente doutrinárias. Admito, evidentemente, que posso não estar certo, mas enquanto não me convencerem do contrário, continuarei com a interpretação que me parece mais adequada.

Ocorre que o Constituinte – lembro aos meus leitores que acompanhei a Constituinte durante 20 meses – decidiu, com nitidez, que deveriam ser julgados pelo STF apenas aqueles expressamente nomeados no artigo 102, e que os não citados estariam sujeitos a um juízo natural de primeira instância por não terem foro privilegiado.

Nesta esteira, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, tem criticado a inclusão de pessoas que têm direito a um juízo natural (que é o juízo em primeira instância), na competência da Suprema Corte.

Tenho defendido posição idêntica ao do ministro Marco Aurélio, que foi presidente do STF e é meu confrade na Academia Internacional de Direito e Economia. O julgamento recente da Suprema Corte, no caso do deputado Alexandre Ramagem, demonstra, a meu ver, que a nossa interpretação é a mais adequada.

Está escrito no artigo 5° da nossa Constituição Federal, como princípio fundamental, que todos são iguais perante a lei. Partindo do pressuposto de que todos estão na mesma ação – são sete – e teriam cometido, segundo o Supremo Tribunal Federal (não de acordo com a Câmara), crimes rigorosamente idênticos, a Suprema Corte decidiu que mesmo aqueles que teriam direito a juízo natural em primeira instância serão julgados por ela em uma única instância.

Só que desses seis ou sete réus, um deles será julgado apenas por alguns pretendidos crimes, enquanto os outros serão julgados por todos os crimes a eles imputados.

O que vale dizer: tendo supostamente cometido os mesmos atos, eles serão julgados em uma única ação, com alguns sendo condenados – ao menos é o que sinalizam as entrevistas concedidas sobre o caso, inclusive quando aceitaram a continuação da denúncia como réus – e um deles recebendo uma pena menor.

Evidentemente, o princípio da igualdade foi maculado. Tendo cometido o mesmo crime, aqueles que têm foro privilegiado e que só poderiam ser julgados pela Supremo Corte, por se enquadrarem no artigo 102 da Constituição Federal, terão uma pena menor do que aqueles que não estão, nem poderiam ser por ela julgados e que, por não terem foro de competência única do STF, deveriam ser julgados pela primeira instância.

A interpretação da Suprema Corte que alargou uma competência que não tem, conforme o artigo 102 da Constituição, faz com que, por terem sido colocados na mesma ação, pessoas que teriam direito ao juízo natural, sejam pelo STF julgadas e tenham uma pena maior. Isso porque já foi excluída aquela interpretação – que também, a meu ver, não é a melhor – de que só o que teria sido praticado pelo parlamentar depois de ter tomado posse é que estaria suspenso pelo Supremo Tribunal Federal, em decorrência da decisão da Câmara dos Deputados, mas não os atos anteriores.

A colocação de todos na mesma ação, nos mostra que a decisão do Pretório Excelso será, necessariamente, desigual para o mesmo tipo de imputação criminal. Ora, indiscutivelmente, os outros que, pela CF/88, não deveriam ser julgados pelo Supremo, mas o serão, sem ter este privilégio da suspensão da ação por parte da Câmara, terão uma pena maior.

Tenho a impressão de que os Constituintes, a meu ver de modo correto, deram expressamente foro privilegiado apenas àquelas pessoas que estão elencadas no artigo 102, e não a outras que não mencionaram no texto supremo, por tratar-se de uma lista taxativa.

A minha exegese, entretanto, é de um mero professor de província, enquanto a dos Ministros é a que prevalece, servindo a minha apenas como mera reflexão acadêmica. Não posso deixar de trazer, todavia, aos amigos leitores aquilo que me parece a interpretação correta de “foro privilegiado” em relação àqueles que deveriam ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal.

Realmente, associo-me às sábias lições do confrade Marco Aurélio de Mello, que foi um dos grandes ministros da nossa Excelsa Corte, tendo-a presidido e sendo o responsável pela criação da TV Justiça.

Decisão do STF sobre o Deputado Ramagem e a desigualdade na Justiça - News Rondônia
Fotos: Andreia Tarelow

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio -SP, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Duas ondas de frio polar deverão atingir Rondônia já na próxima semana

Previsões indicam que uma massa de ar frio polar, seguida de outra continental, afetará com maior intensidade o sul de Rondônia, com temperaturas entre 14°C e 17°C entre os dias 23 e 25 deste mês.
L

Arquidiocese de Porto Velho lança selo do centenário

A solenidade, seguida de missa, foi realizada na catedral Sagrado Coração de Jesus, na Rua Dom Pedro II, no central da capital.
L

“Danos severos” em usinas nucleares, alerta Pentágono; Irã promete resposta aos EUA

Instalações nucleares iranianas sofrem danos severos após ofensiva americana; Teerã promete resposta e alerta para riscos de retaliação regional
L

TEMOS PETRÓLEO? Fronteira de Rondônia com Mato Grosso pode ter jazida com grande produção de barris

O Ibama, dominado por Marina, atrasou ao máximo a liberação para a exploração do nosso petróleo no mar, com argumentações prevendo catástrofes, caso a liberação fosse dada.
L

Deputado Edevaldo Neves homenageia agentes socioeducativos de Rondônia

Parlamentar destaca papel fundamental da categoria na ressocialização de adolescentes e reforça compromisso com a valorização profissional
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PRF intercepta carregamento de drogas e armas escondido em caminhão em Rondônia

Fiscalização na BR-364 revela fundo falso com quase 263 kg de entorpecentes e três armas de fogo; números mostram atuação eficaz da corporação no estado
10

Meio século de histórias inspira retorno do Golf GTI em edição especial

Volkswagen antecipa comemorações com versão limitada mais potente já produzida
L

Jornalista rondoniense faz história ao levar o nome de Rondônia na Maratona Internacional na Noruega

Bosco Cardoso representa Rondônia na prestigiada Maratona do Sol da Meia-Noite, na Noruega, unindo esporte e causas sociais em uma jornada marcada por superação, frio intenso e solidariedade.
L

Dia Mundial do Fusca: o carro que virou lenda e ainda acelera corações!

Um carro, milhões de histórias: o legado afetivo do Fusca ao redor do mundo
L

Histórias Que Educam: Como a Literatura Infantil Complementa o Trabalho da Escola e da Família

É assim que se constrói uma ponte entre o lar, a escola e o coração da criança. Ler é formar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

FORÇA DO CAMPO: Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

Iniciativa foca na capacitação do pequeno produtor e agricultura familiar.
L

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Jovem de 18 anos é baleado ao reagir a assalto na zona leste de Porto Velho

A reação fez com que um dos bandidos atirasse contra ele, atingindo-o antes de fugir do local.
10

Motociclista cai em rio e morre afogado em Rondônia

Moradores da localidade que passavam pelo local visualizaram a cena e acionaram prontamente o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
18

TRÁFICO: Casal é preso com carro clonado e drogas em vila de apartamentos no Teixeirão

Operação do BPTAR desmantela ponto de venda de entorpecentes e apreende veículo clonado, rádios comunicadores e drogas variadas em Porto Velho
10

TRAGÉDIA NA BR-364: Mulher de 58 anos morre após perder o controle da moto em trecho perigoso próximo à Vila Nova Samuel

Um trágico acidente de trânsito tirou a vida de Suely da M. P., de 58 anos, na noite deste sábado (21), na BR-364, nas proximidades da entrada da Vila Nova Samuel, no município de Candeias do Jamari (RO).
18

Mulher é baleada pelo marido na frente do filho no dia do aniversário; “papai atirou na mamãe”

O caso aconteceu em uma residência na Rua Prece, bairro São Francisco, zona leste de Porto Velho, no final da tarde.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Xiaomi SU7 Ultra humilha concorrência em Nürburgring com tempo recorde

Modelo de produção da Xiaomi alcança desempenho inédito e reforça presença no circuito alemão
L

Fórmula E confirma calendário com 18 etapas em 12 cidades

Novas etapas ampliam alcance global da categoria elétrica
L

Trump afirma sucesso após bombardear importantes instalações nucleares do Irã

Ataques em três locais, incluindo a instalação nuclear mais fortificada do Irã, colocaram os EUA diretamente na guerra de Israel. O presidente Trump alertou sobre mais ataques “se a paz não chegar rapidamente”.
L

EUA entram no conflito entre Israel e Irã com ataques a instalações nucleares

Bombardeios americanos em Fordo, Natanz e Isfahan marcam nova escalada após ofensiva israelense
L

Vídeo: motorista de aplicativo cancela corrida e é humilhado por passageiros em Porto Velho

O video foi compartilhado nas redes sociais e é possível notar que mesmo diante a hostilidade, o motorista mantém a calma e afirma que não fez nada de errado.
10
Governo de RO amplia estrutura do Corpo de Bombeiros com entregas e inaugurações

Governo de RO amplia estrutura do Corpo de Bombeiros com entregas e inaugurações

Uma dessas unidades foi destinada ao quartel de Pimenta Bueno.
L
Detran-RO aprimora serviços com investimentos em infraestrutura, tecnologia e acessibilidade

Detran-RO aprimora serviços com investimentos em infraestrutura, tecnologia e acessibilidade

Além disso, um convênio de R$ 10 milhões com o Batalhão de Trânsito (BPTran) possibilitou a compra de 30 motocicletas, veículos com câmeras OCR, rádios digitais e etilômetros.
L
Iniciativa conecta municípios de Rondônia ao Mapa do Turismo e impulsiona o setor

Iniciativa conecta municípios de Rondônia ao Mapa do Turismo e impulsiona o setor

Além das orientações técnicas sobre o processo de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, o evento vai proporcionar troca de experiências e estimular a criação de estratégias locais para promoção e desenvolvimento do setor de forma sustentável.
L

Criminosos são recebidos a bala durante furto em comércio na zona sul

O empresário contou que estava em casa, que fica na parte superior do comércio, quando viu, pelas câmeras, a presença de quatro criminosos tentando arrombar o estacionamento.
10
Colisão frontal entre carro e caminhão-tanque deixa um morto em RO

Colisão frontal entre carro e caminhão-tanque deixa um morto em RO

Três pessoas estavam no carro, e, lamentavelmente, um óbito já foi confirmado no local.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.