O frio de origem polar está a caminho do Brasil após entrar em rota de colisão no Chile. No início da semana, a redação do News Rondônia já havia feito um levantamento detalhado acerca da chegada desse frio ao estado e, inclusive, aos municípios onde as temperaturas irão despencar com intensidade. Vale lembrar que todos os municípios sentirão as temperaturas caindo, principalmente aqueles localizados no eixo mais alto, com sul e no sudeste.
Mas o que temos de novo em relação ao frio?
De origem polar, até o momento é o mais intenso deste ano e, aqui na Amazônia, principalmente nessa parte do estado, ele traz o primeiro fenômeno de friagem. A intensidade da frente fria, segundo a meteorologia do Instituto MetSul, Estael Sias, pode ser descrita pela vastidão de sua ocorrência, ou seja, é uma frente fria que vai se expandir para diversos estados brasileiros. Outro fator relacionado a essa frente fria é o contraste térmico durante sua formação. “Ar quente na dianteira e ar polar. Todos os fenômenos de inverno dentro desse pacote que também tem um ciclone extratropical associado à formação, o que potencializa e acelera seu impacto”, explica.
O frio começa a entrar no país na quarta-feira (28), com muita chuva entre o Sul e o Sudeste. Neste período, a frente fria avança, com seus primeiros efeitos, como ventos mais gelados, a partir do final da tarde e da madrugada. O que mais tem chamado a atenção dos meteorologistas é a sua intensidade e dimensão.
Com um sistema de baixa pressão formado no Atlântico Sul, o frio seguirá uma rota que passará sobre o estado de Rondônia, e pelos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo. Isso chama a atenção para o alcance dessa frente fria, que dividirá o ar quente do ar gelado que irá predominar nessas regiões, o que indica que o frio de origem polar percorrerá milhares de quilômetros, chegando também ao Acre e a parte do sul e sudoeste do Amazonas. Com informações do MetSul.