SEXTA-FEIRA, 29/08/2025
Publicidade

Povo Romani no Brasil: Resistência e desafios enfrentados pela comunidade cigana na busca por direitos básicos e reconhecimento

Estimativa é que no Brasil haja de 800 mil a 1 milhão de ciganos

Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Povo Romani no Brasil: Resistência e desafios enfrentados pela comunidade cigana na busca por direitos básicos e reconhecimento
Aluízio de Azevedo/Arquivo pessoal

Um povo que resiste, que carrega na memória séculos de diáspora e perseguição, mas também de cultura, tradição e luta pela autodeterminação. Assim é o povo romani — ou povos ciganos —, composto principalmente pelas etnias calon, rom e sinti, que integra a diversidade dos povos tradicionais do Brasil.

Mesmo com esse legado, o povo romani segue entre os grupos mais invisibilizados do país, apontando pouca presença no debate público e nas políticas governamentais. Como outros povos tradicionais, reivindica direitos básicos, como moradia digna, acesso à educação e ao trabalho.

A série de reportagens Invisíveis do Brasil, da Agência Brasil, publicada por ocasião do Dia Nacional do Cigano (24 de maio), amplia a voz dessas lideranças e revela as principais demandas e desafios enfrentados pelo movimento romani no país.

Estima-se que, no Brasil, a população cigana (também conhecida como romani) seja de 800 mil a 1 milhão de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 2006, por meio de decreto presidencial, em homenagem ao povo romani e à sua padroeira, Santa Sara Kali.

Em agosto de 2024, o governo federal instituiu o Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos, que engloba ações previstas para serem implementadas no período de 2024 a 2027 e oficializa a criação de seu comitê gestor. Com o Decreto 12.128/24, o Brasil se tornou o segundo país do mundo a lançar uma política nacional voltada estritamente para o povo romani.

Ao todo, o plano foi estruturado em dez objetivos, que envolvem combate ao anticiganismo, reconhecimento da territorialidade própria dos povos ciganos, direito à cidade, educação, saúde, documentação civil básica, segurança e soberania alimentar, trabalho, emprego e renda e valorização da cultura.

O povo romani tem uma história de diáspora, higienização étnica, genocídio e perseguição, inclusive, pelos nazistas. Um dos 28 povos tradicionais relacionados no Decreto nº 8.750/2016, os ciganos habitam o Brasil pelo menos desde 1574, ano em que o primeiro calon, João Torres, chegou ao país com a mulher e os filhos, vindo de Portugal.

Em 1686, o país começou a deportar ciganos para o Brasil. Documentos portugueses datados daquele ano registram que eles deveriam ser degredados para o Maranhão. Antes, eram levados somente para as colônias africanas.

O multiartista, pesquisador, ativista, jornalista e produtor cultural Aluízio de Azevedo destaca que as pessoas de sua etnia, a calon, sempre tiveram uma ligação com a Península Ibérica, ainda que não fossem de lá. Ele tem a clareza de que as manifestações de repulsa que os colonizadores do Brasil direcionavam aos calon eram reproduzidas no trato com as outras etnias.

“Portugal e Espanha sempre rejeitaram muito os ciganos e os proibiam de falar a sua língua, de praticar ofícios tradicionais, como a leitura de mãos, de uma série de coisas. Por exemplo, de ficar mais de 48 horas em um mesmo lugar. Daí o nomadismo ser uma coisa um pouco forçada. E as penas eram degredo para seu país e suas colônias”, explica.

Segundo Azevedo, por três séculos, Portugal conservou a postura de repelir esses povos. “Além dessas políticas persecutórias e colonialistas que Portugal fez, chegando ao Brasil, o Brasil seguia as mesmas regras, porque era uma colônia portuguesa. Era Portugal quem mandava. E, depois, isso permaneceu no Estado brasileiro, quando ele se liberta administrativa e politicamente de Portugal. Continua com o modus operandi”, observa.

“Durante séculos, o Estado brasileiro foi muito mau com os ciganos, foi muito ruim. Inclusive, ocorreram episódios que ficaram conhecidos como as correrias ciganas, que era a polícia invadir acampamento, matar todo mundo e provocar a correria de todo mundo em fuga”, emenda.

“Isso aconteceu até muito recentemente, com mais força até a década de 1970, mas ainda acontece”, completa Aluízio de Azevedo.

No Brasil, entre os problemas ainda enfrentados por essa parcela da população estão o racismo, o preconceito e a falta de acesso a políticas públicas específicas, como apontam lideranças ciganas entrevistadas pela Agência Brasil.

“Sempre o racismo, o preconceito e a discriminação têm nos distanciado de acessarmos as oportunidades e feito uma diferença entre nós e a sociedade em geral. Nosso sangue é vermelho, igual ao dos outros, também sentimos fome, sede, dor, alegria, paixão. Somos seres humanos comuns, iguais a todos”, diz o presidente administrativo da Associação Nacional das Etnias Ciganas (Anec), o calon Wanderley da Rocha.

O fundador da Associação de Preservação da Cultura Cigana (Apreci), Claudio Iovanovitchi, rom do Paraná, argumenta que o povo romani não está pedindo nada excepcional. “Não queremos inventar a roda, o fogo, novos caminhos para as Índias, coisas diferentes. Não é isso. Queremos o que já existe: o acesso à educação, à escola, à saúde, à habitação. Tudo que queremos já existe. Respeitando as especificidades dos ciganos”, pontua.

“Eu não quero gueto. Não quero gueto na escola. Quero que meu ciganinho seja bem-vindo na escola, com professores preparados”, declara.

Ciganos no Brasil

Em um de seus artigos científicos, intitulado A incriminação pela Diferença, o pesquisador Felipe Berocan Veiga pontua que “os ciganos ora são vistos como uma sobrevivência ou um arcaísmo, ora como uma recorrente ameaça”.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), ele explica que a aversão ao povo romani tem “raízes profundas no imaginário, na iconografia, na literatura e nos contos populares”, que acabam ativando “medos infantis e evitações inconscientes”. E que estes, por sua vez, são capazes de aguçar os mais intolerantes a cometer atos de “violência mais explícita” contra membros de suas comunidades.

No Brasil desde o século 16, os povos ciganos ainda pleiteiam a contagem atualizada da população e a vigência do Estatuto dos Povos Ciganos, a ser criado por meio de projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional. Atualmente, a matéria (Projeto de Lei nº 1.387/22) está parada na Câmara dos Deputados.

Apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto já foi aprovado na Casa e é considerado imprescindível pelas lideranças porque obrigaria o Estado a cumprir seus deveres para com os ciganos.

Falta de dados

Um dos poucos dados disponíveis sobre essa população indica que, em 2014, 337 cidades abrigavam acampamentos ciganos, segundo informações do IBGE. Para o povo cigano, a falta de informações atualizadas sobre essa população dificulta o acesso a políticas públicas.

O Ministério Público Federal (MPF) já fez uma recomendação ao IBGE pedindo a inclusão do povo romani no Censo Demográfico.

Um dos argumentos apresentados para a falta de informações é o de que a itinerância de alguns grupos dificulta a apuração dos dados. Questionado pela reportagem, no final de janeiro deste ano, o IBGE não deu nenhuma explicação. O instituto confirma, porém, que há, de fato, menos políticas públicas beneficiando o povo romani.

“Os programas ou ações mais recorrentes nos municípios foram direcionados a crianças e adolescentes (37,6%), idosos (35,2%) e mulheres (31,8%). Nas Unidades da Federação, os órgãos de direitos humanos aparentemente desenvolveram políticas de forma mais abrangente, e também direcionadas a públicos específicos, o que indica uma condição organizacional e financeira mais consolidada”, documenta o IBGE em publicação que analisou o cenário de 2014.

“No contexto das Unidades da Federação, as maiores incidências de políticas específicas foram para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (25); indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outros povos e comunidades tradicionais (24); e crianças e adolescentes (23). A política menos presente era a voltada para ciganos (12), também no nível municipal, em que apenas 196 municípios (3,5%) declararam ter políticas direcionadas a esse grupo.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conselho da Petrobras aprova nome de Marcelo Pogliese, indicado pelo governo

Conselho da Petrobras aprova nome de Marcelo Pogliese, indicado pelo governo

O novo membro do conselho de administração da Petrobras, que já foi procurador da Paraíba, assume a vaga deixada por Pietro Mendes.
L
Brasil aciona Lei da Reciprocidade em resposta a tarifas dos EUA

Brasil aciona Lei da Reciprocidade em resposta a tarifas dos EUA

O governo brasileiro busca o diálogo com os Estados Unidos após a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos do Brasil.
L
Governo de Rondônia divulga resultado final de seleção de projetos do Terceiro Setor

Governo de Rondônia divulga resultado final de seleção de projetos do Terceiro Setor

Edital do Estado seleciona organizações sociais para desenvolver ações em segurança alimentar, saúde, educação e cidadania em Rondônia.
L
Startup Incarbon do Brasil, de Rondônia, é selecionada para ações internacionais do Inova Amazônia

Startup Incarbon do Brasil, de Rondônia, é selecionada para ações internacionais do Inova Amazônia

Iniciativa do Sebrae Nacional e ApexBrasil leva empresas amazônicas ao ecossistema global de inovação, com foco em bioeconomia e sustentabilidade.
L
MPRO realiza ações de conscientização sobre violência doméstica em Pimenta Bueno durante Agosto Lilás

MPRO realiza ações de conscientização sobre violência doméstica em Pimenta Bueno durante Agosto Lilás

Campanha envolve palestras, visitas a órgãos públicos e rodas de conversa para fortalecer a proteção às mulheres em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Prouni divulga resultado da lista de espera do 2º semestre

Prouni divulga resultado da lista de espera do 2º semestre

Candidatos pré-selecionados devem apresentar documentação nas faculdades até o dia 5 de setembro para a aprovação do registro.
L

Em Cima da Hora | Entrevista com Coronel Chrisóstomo

Nesta sexta-feira, dia 29, às 15h, o programa Em Cima da Hora recebe o deputado federal Coronel Chrisóstomo para uma entrevista especial. Será um espaço para ouvir suas opiniões, debater temas atuais e entender suas propostas e posicionamentos.
L
Lula anuncia R$ 9,7 bilhões para transporte público em todo o Brasil

Lula anuncia R$ 9,7 bilhões para transporte público em todo o Brasil

O montante faz parte do Novo PAC Seleções, com investimentos voltados para grandes e médias cidades, além da renovação de frota de ônibus e outros veículos.
L

Agenda News alerta para os riscos da hipertensão: Dra. Maria Tereza destaca sinais ignorados e reforça a importância do check-up cardíaco

No programa apresentado por Renata Camurça, a cardiologista trouxe orientações valiosas sobre prevenção, sintomas e cuidados com o coração.
L
Porto Velho dividida: americanos e brasileiros administravam lados diferentes da cidade durante construção da EFMM

Porto Velho dividida: americanos e brasileiros administravam lados diferentes da cidade durante construção da EFMM

A ferrovia Madeira-Mamoré, conhecida como “Ferrovia da Morte”, gerou separação territorial na cidade, com forte influência americana na área norte-americana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

PGR Paulo Gonet descarta policiais na casa de Bolsonaro, mas mantém alerta para risco de fuga

Paulo Gonet defende prisão domiciliar como medida suficiente e sugere apenas reforço no monitoramento externo da residência
L
Lula afirma não ter pressa para aplicar reciprocidade contra os Estados Unidos

Lula afirma não ter pressa para aplicar reciprocidade contra os Estados Unidos

Presidente defendeu a Lei da Reciprocidade para acelerar as negociações com os EUA e reforçou que o governo brasileiro está aberto a dialogar.
L
Faixa de pedestre solicitada por vereadora Sofia Andrade reforça segurança em frente à Escola Moranguinho

Faixa de pedestre solicitada por vereadora Sofia Andrade reforça segurança em frente à Escola Moranguinho

Sinalização provisória garante travessia segura para alunos e moradores do bairro Cohab enquanto faixa elevada está em processo de licitação.
L
Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Deputada cobra aumento do efetivo da Polícia Civil em Rondônia para cumprir a lei de atendimento contínuo às vítimas de violência.
L
Deputada Cláudia de Jesus entrega ambulância de R$ 400 mil para distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari

Deputada Cláudia de Jesus entrega ambulância de R$ 400 mil para distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari

Veículo adquirido com emenda parlamentar vai reforçar o atendimento da UBS São Pedro e garantir mais agilidade nos serviços de saúde à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal combate exploração de madeira com Operação Espião em RO e MT

Polícia Federal combate exploração de madeira com Operação Espião em RO e MT

Ação da Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão contra organização criminosa envolvida em falsificação de documentos e extração ilegal de madeira.
10
Homem é resgatado debilitado após três dias em área de mata em Porto Velho

Homem é resgatado debilitado após três dias em área de mata em Porto Velho

Vítima foi encontrada por morador local e socorrida pelo Samu e Corpo de Bombeiros na Rua 3 e Meio, bairro Nova Floresta.
16
Motociclista se fere ao colidir com lixeira após acidente em Porto Velho

Motociclista se fere ao colidir com lixeira após acidente em Porto Velho

Colisão entre carro e moto na Avenida Farquar, no centro da capital, deixou motociclista com lesões no tórax.
10
Corpo de ex-presidiário é encontrado em praça no centro de Porto Velho

Corpo de ex-presidiário é encontrado em praça no centro de Porto Velho

Homem identificado como Ricardo Junior da Silva Pimentel foi localizado sem vida na praça Aluísio Ferreira. A perícia suspeita de morte por causas naturais.
18
Polícia Civil prende cinco em Operação Fraticídio contra assassinato na zona leste

Polícia Civil prende cinco em Operação Fraticídio contra assassinato na zona leste

Ação da Delegacia de Homicídios cumpriu mandados de prisão contra apenados envolvidos na morte de Alexsandro Feitosa de Oliveira, em janeiro do ano passado.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Pé-de-Meia libera sexta parcela para estudantes em Porto Velho

Programa Pé-de-Meia libera sexta parcela para estudantes em Porto Velho

Alunos nascidos em setembro e outubro podem sacar R$ 200. O programa visa incentivar a permanência no ensino médio e combater a evasão escolar.
L
Boletim Logístico da Conab aponta alta nos fretes de soja e milho em agosto

Boletim Logístico da Conab aponta alta nos fretes de soja e milho em agosto

Movimentação recorde de grãos e forte demanda por caminhões pressionam custos de transporte em portos e principais regiões produtoras do país.
L
Fiocruz produzirá medicamento para atrofia muscular espinhal

Fiocruz produzirá medicamento para atrofia muscular espinhal

A produção nacional do remédio Nusinersena, para tratamento de AME, é resultado de uma parceria com as empresas Hypera Pharma e Aurisco Pharmaceutical.
L
Receita Federal equipara fintechs a bancos para combater lavagem de dinheiro

Receita Federal equipara fintechs a bancos para combater lavagem de dinheiro

Medida foi publicada no Diário Oficial e obriga empresas de tecnologia financeira a fornecer informações para o combate a crimes.
L
III Madeira Festival de Teatro anuncia programação com sessões gratuitas no Teatro Guaporé

III Madeira Festival de Teatro anuncia programação com sessões gratuitas no Teatro Guaporé

Evento valoriza artistas rondoniense, apresenta mostra competitiva e premia espetáculos com R$ 4 mil e turnê em outras cidades.
L
Exposição fotográfica celebra Festa do Divino e memória quilombola em Rondônia

Exposição fotográfica celebra Festa do Divino e memória quilombola em Rondônia

Mostra reúne 35 imagens da Comunidade Quilombola de Santa Cruz e disponibiliza catálogo digital gratuito para o público.
L
Prefeitura de Jaru entrega 134 títulos urbanos e garante segurança jurídica a moradores

Prefeitura de Jaru entrega 134 títulos urbanos e garante segurança jurídica a moradores

Ação do programa Moradia Legal beneficia proprietários de imóveis nos setores 02, 03, 04, 07, 08 e 10 da cidade.
L
Mulheres se reúnem para lançar coletânea "De Volta Para Mim" em Porto Velho

Mulheres se reúnem para lançar coletânea “De Volta Para Mim” em Porto Velho

A obra, idealizada por Jamile Velasques, é um projeto de escrita feminina que busca empoderar e combater a violência contra a mulher.
L
Pesquisadora da Unir lança livro sobre atividade física na Amazônia

Pesquisadora da Unir lança livro sobre atividade física na Amazônia

A obra da professora Elisângela Bernaldino analisa a relação entre políticas públicas e a prática de exercícios para melhorar a qualidade de vida.
L
Agosto Lilás destaca feridas invisíveis causadas pela violência psicológica

Agosto Lilás destaca feridas invisíveis causadas pela violência psicológica

A violência silenciosa, que não deixa marcas físicas, é tema do Agosto Lilás. O mês reforça a importância de reconhecer a manipulação psicológica e o desprezo como formas de agressão.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.