O motorista de uma picape que realizou uma manobra arriscada ao saltar sobre um buggy parado em uma duna, na praia de Canoa Quebrada, em Aracati (CE), desmaiou após o impacto da queda. O episódio, ocorrido no último sábado (17), gerou forte repercussão nas redes sociais e foi amplamente condenado por autoridades.
Testemunhas relataram que o homem ficou inconsciente e sem reação por alguns minutos logo após o impacto da aterrissagem, mas recobrou a consciência em seguida. A ação, gravada por turistas, mostra o momento em que a picape preta acelera na subida da duna e literalmente “voa” por cima do buggy amarelo, que estava estacionado com passageiros a bordo.
De acordo com um dos ocupantes do buggy, que preferiu não se identificar, o grupo parou para tirar fotos no alto da duna antes da descida, o que acabou evitando uma tragédia. “A gravação para registrar a descida atrasou nossa saída e acabou nos livrando do pior”, afirmou.
Após o salto, a picape caiu com força na areia, causando danos aos pneus e acionando os airbags. O motorista, que seria um empresário da cidade de Russas (CE), permaneceu imóvel por alguns instantes antes de recobrar os sentidos, mas ainda sem conseguir se movimentar ou falar.
Segundo a legislação municipal, o tráfego nas dunas é permitido apenas a condutores de buggy credenciados pela prefeitura, exclusivamente para passeios turísticos. A prefeita de Aracati, Roberta de Bismarck, classificou a conduta como “irresponsável e inaceitável” e disse ter acionado a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal para que as providências legais sejam tomadas.
O secretário estadual de Turismo, Eduardo Bismarck, também se manifestou, criticando aqueles que trataram o vídeo como entretenimento. “Romantizar esse tipo de atitude é colocar vidas em risco e desrespeitar quem trabalha de forma séria com turismo”, afirmou.
A Polícia Civil abriu investigação por crime ambiental e o caso está sendo apurado pela Delegacia de Aracati. Equipes do Batalhão de Policiamento Turístico da PM foram mobilizadas para atender a ocorrência.
O episódio causou revolta entre bugueiros locais e moradores. O vereador Beto Andrade, conhecido como Beto Bugueiro, condenou a imprudência do motorista: “Além de colocar sua própria vida em risco, ele expôs turistas e profissionais que dependem do turismo. É inadmissível”.
Apesar do susto, os ocupantes do buggy não se feriram. O grupo decidiu interromper o passeio após o incidente. Até o momento, o estado de saúde do motorista da picape não foi atualizado oficialmente.