SEGUNDA-FEIRA, 23/06/2025

O tempo de consulta e o ético exercício da medicina

Cada consulta é única: envolve escuta, avaliação, diagnóstico, explicações, acolhimento, tomada de decisões e, acima de tudo, respeito à complexidade da vida humana.

Por José Hiran Gallo

Publicado em 

O tempo de consulta e o ético exercício da medicina - News Rondônia
Foto: Freepik

José Hiran Gallo
Presidente do Conselho Federal de Medicina

Usar um relógio para estabelecer os limites de uma consulta médica pode ser prejudicial para pacientes e profissionais, podendo causar consequências graves e inesperadas ao resultado final de um atendimento, seja na rede pública, seja na privada ou suplementar. Em jogo, estão a integridade, a saúde e a vida dos pacientes e a confiança e a credibilidade de médicos e até da medicina.

O tempo do atendimento ao paciente não é apenas uma questão de minutos, mas de responsabilidade, ciência e humanidade. Cada consulta é única: envolve escuta, avaliação, diagnóstico, explicações, acolhimento, tomada de decisões e, acima de tudo, respeito à complexidade da vida humana.

A tentativa de padronizar esse processo com o uso de um cronômetro, como vem sendo proposto ou já aplicado em alguns locais, é reduzir o ato médico a um protocolo insensível, contrapondo-se à prática ética, segura e eficaz da medicina que lhe são inerentes. Trazer luz a este tema é a proposta dessa breve reflexão, elaborada com bases em normas vigentes e balizadoras ao exercício da profissão médica.

Do ponto de vista técnico, ético e legal, o tempo da consulta deve ser aquele necessário para cumprir o que médico precisa fazer para atingir o foco de sua missão: o bem-estar do paciente, conforme previsto Código de Ética Médica. Esse é um consenso definido pelas entidades que normatizam essa profissão.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), bem como vários Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), tem reiteradamente afirmado que a duração da consulta não pode ser fixada por gestores, planos de saúde ou sistemas que priorizam metas de produtividade.

Isso está claramente estabelecido na Resolução CFM nº 1.958/2010. Este texto reitera que o atendimento médico deve respeitar o tempo necessário para adequada anamnese, exame físico, formulação diagnóstica e plano terapêutico. Esse entendimento é amplamente respaldado por pareceres técnicos emitidos por conselhos regionais de medicina.

Desse escopo apresentado na forma de resoluções e pareceres, depreende-se que não existe um tempo mínimo ou máximo para uma consulta médica. A inexistência desse parâmetro decorre da diversidade de quadros clínicos, da individualidade dos pacientes e da necessidade de atenção integral, que exigem respostas diferentes dos profissionais.

Pareceres como o 14/2016, do CFM; o 68/2024, do CRM-MG, e o 2.926/2024 do CRM-PR deixam claro que é o médico, com base em sua autonomia profissional e nos princípios éticos da profissão, quem deve avaliar quanto tempo é necessário para conduzir cada atendimento com segurança.

Segundo esses pareceres, para que isso ocorra, durante a consulta médica, o médico precisa de condições para ouvir o paciente com atenção, investigar o histórico clínico, realizar o exame físico, solicitar ou analisar exames complementares, discutir possibilidades terapêuticas, orientar o tratamento e esclarecer dúvidas.

Quando esse processo é apressado, aumenta-se o risco de erros, de omissões e de fragilização da relação médico-paciente. Em consequência, ficam sob risco de comprometimento a qualidade do diagnóstico e do tratamento, violando os princípios básicos da boa medicina.

Qualquer tentativa de estipular o tempo da consulta (mínimo ou máximo) por meio de normas administrativas ou políticas públicas configura violação da autonomia do ato médico, conforme reconhecido em pareceres como o 2.645/2018, do CRM-PR. Por este documento, a determinação externa de tempo de consulta fere a ética médica e configura ingerência indevida na prática da medicina, o que contraria dispositivos constitucionais que garantem o livre exercício das profissões regulamentadas.

Caso o médico se veja pressionado por gestores (públicos ou privados) a atender pacientes em prazos inadequados, ele deve agir para proteger o seu ato profissional e os interesses dos seus pacientes. Isso é o que mostram os pareceres 2.646/2018 e 2.372/2012, também do CRM-PR, que testemunham como essas autarquias regionais têm se posicionado contra políticas de gestão que reduzam o tempo de consulta a uma métrica de desempenho.

Se o médico se vê diante de uma situação desse tipo, sugere-se documentar em prontuário os prejuízos causados pela imposição e buscar apoio do seu CRM, que estão prontos para acolher denúncias, emitir pareceres técnicos e, se necessário, acionar o Ministério Público para impedir práticas que coloquem em risco a saúde da população e o ético exercício da profissão.

Em contextos assim se fortalece o papel dos conselhos de medicina, pois atuam na defesa da autonomia do médico, na fiscalização de condições adequadas de trabalho, no esclarecimento de condutas éticas e na produção de normativas que protejam a relação médico-paciente. São os conselhos que asseguram que o cuidado à saúde não seja tratado como parte de uma linha de produção, mas como uma atividade que exige conhecimento, empatia, atenção e responsabilidade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Presidente da FIERO participa da 62ª sessão da Convenção-Quadro da ONU sobre mudança do clima (SB62) em Bonn

Presidente da FIERO participa da 62ª sessão da Convenção-Quadro da ONU sobre mudança do clima (SB62) em Bonn

Evento em Bonn discute caminhos para o financiamento climático global, e Rondônia marca presença com representantes do setor industrial na preparação para a COP30, que ocorrerá no Brasi
L
Comida ruim, ônibus quebrado e dinheiro gasto em feira: estudantes da UNIR fazem ato contra a Reitoria

Comida ruim, ônibus quebrado e dinheiro gasto em feira: estudantes da UNIR fazem ato contra a Reitoria

Estudantes denunciam abandono do Restaurante Universitário, falta de transporte e gastos considerados incompatíveis com a crise interna, como a participação da UNIR em feira agropecuária estadual.
L
Senador anuncia dez peritos do INSS para municípios do interior do estado

JAIME BAGATTOLI: Senador anuncia dez peritos do INSS para municípios do interior do estado

Segundo o senador, os profissionais deverão iniciar os trabalhos a partir do fim de julho.
L

Bolívia: Andrónico Rodrigues repudia a violência política no país e afirma que os bolivianos desejam paz e emprego

Para Andrónico, sem essa estabilidade política, a Bolívia não avançará.
L
Polícia Federal assume fiscalização de CACs a partir de 1º de julho

Polícia Federal assume fiscalização de CACs a partir de 1º de julho

Responsabilidade deixará Exército e será assumida por civis
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia

Nesta segunda, às 17h, o Jovem News conversa com Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia. Liderança juvenil, valores e protagonismo dos jovens em destaque. Não perca!
L

Rede Sismográfica Brasileira destaca tremor de terra de 3.5 na escala Richter em Rondônia

O epicentro foi localizado nas proximidades de Ouro Preto do Oeste, mas o abalo foi sentido também em Ji-Paraná, Teixeirópolis, Jaru e Vale do Paraíso.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Francisco Luis Nanci Fluminhan – Advogado

Nesta segunda-feira, dia 23, às 16h, o Ponto & Contraponto recebe o advogado e professor universitário Francisco Luis Nanci Fluminhan para uma análise esclarecedora sobre o direito médico.
L

Porto-velhenses podem opinar onde creches noturnas devem ser instaladas

Formulário foi disponibilizado para compreender melhor a demanda da população
L

Em véspera de friagem, chuvas espalham-se pelo estado

Imagens do GOES-19 registram aumento de nuvens cumulonimbus sobre Vilhena, o que é um forte indício para tormentas intensas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa reforça defesa da criação de novos municípios em Rondônia

Audiência reuniu autoridades federais, estaduais e moradores de distritos rondonienses em um marco pela busca da emancipação.
L

Deputado Alan Queiroz institui capelania escolar voluntária na rede pública de Rondônia

Lei sancionada garante apoio espiritual e emocional a estudantes e educadores, com atuação de voluntários capacitados nas escolas estaduais.
L

Cláudia de Jesus participa da entrega de carro para unidade de saúde de Alvorada do Oeste

Parlamentar autorizou a liberação de emenda no valor de R$ 100 mil para a prefeitura.
L

Cássio Gois destaca aprovação de projeto que valoriza os mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na Alero.
L

Deputada Dra. Taíssa entrega 32 motos para agentes comunitários de saúde em Alto Paraíso

Veículos garantem mais dignidade, eficiência e estrutura para profissionais que atuam na linha de frente da saúde básica no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia prende mulher suspeita de tentativa de homicídio em Ariquemes

Polícia Civil de Rondônia prende mulher suspeita de tentativa de homicídio em Ariquemes

O crime ocorreu no dia 8 de junho, após um desentendimento durante uma festa em um Clube de Ariquemes.
12
Polícia Civil de Rondônia esclarece homicídio em Ariquemes e prende suspeito em flagrante

Polícia Civil de Rondônia esclarece homicídio em Ariquemes e prende suspeito em flagrante

A vítima, W.C.M., de 23 anos, foi encontrada sem vida dentro de um Fiat Fiorino, com múltiplas perfurações por disparos de arma de fogo. O veículo utilizado no crime havia sido furtado momentos antes do pátio de uma empresa local.
10
Motociclista sofre queda após perder controle em quebra-molas

Motociclista sofre queda após perder controle em quebra-molas

Com o impacto, o motociclista foi arremessado a cerca de 50 metros do ponto da queda.
14
Briga entre ex e atual resulta em acidente e ameaças em Rondônia

Briga entre ex e atual resulta em acidente e ameaças em Rondônia

A Polícia Militar interveio após denúncias de disparos e agressões em frente a uma residência.
16
Mais de 40% dos brasileiros foram alvo de golpes online, e perdas chegam a R$ 6 mil, revela pesquisa da TransUnion

Golpes via WhatsApp: Novas vítimas em Theobroma, Palmares e Vale do Anari

Apesar dos alertas, o golpe continua eficaz, explorando a confiança das vítimas nos nomes e fotos dos golpistas.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP – LI – LO ): AUREO RIBEIRO COSTA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga: AUREO RIBEIRO COSTA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO
L

Requerimento de Outorga: CARLOS ROBERTO DELOGO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS
L
Analistas geopolíticos debatem motivos e impactos da entrada dos EUA no conflito Irã-Israel

Analistas geopolíticos debatem motivos e impactos da entrada dos EUA no conflito Irã-Israel

Oficialmente, motivo da guerra é impedir programa nuclear iraniano
L
Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Estudo britânico mostra que lixo plástico pode se tornar medicamento essencial por meio de biotecnologia avançada, abrindo caminho para soluções sustentáveis na indústria farmacêutica.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE: ASMOCUN

Resex Lago do Cuniã – Distrito São Carlos – baixo Madeira – Porto Velho/RO
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): COMERCIAL XIMENES DE ALIMENTOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Venda de Ozempic e similares exige agora retenção de receita médica

Venda de Ozempic e similares exige agora retenção de receita médica; uso abusivo preocupa autoridades de saúde

Anvisa reforça controle sobre medicamentos usados para emagrecimento e alerta para riscos à saúde com uso sem orientação médica.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.