Com o objetivo de fortalecer parcerias e trocar experiências no combate à fome e promoção do desenvolvimento rural, o Brasil sediará, entre os dias 20 e 23 de maio, o II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. A primeira atividade técnica da semana será promovida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que receberá as delegações africanas na Unidade Armazenadora, no Distrito Federal, para apresentar suas principais ações em abastecimento alimentar, apoio à agricultura familiar, gestão de estoques públicos, geração de informações estratégicas para o setor agrícola e cooperações internacionais – apresentado pelo Diretor-Presidente, Edegar Pretto.
Em seguida, as delegações participarão de atividades na Feira AgroBrasília, com visitas a estandes da Embrapa e apresentação de cooperativas da região, incluindo a Cootaquara e a Cooperativa Indaiá.
A programação do evento continuará no dia 21, em Petrolina/PE, com visitas técnicas organizadas pela Embrapa Semiárido, voltadas para temas como agricultura irrigada, aquicultura e convivência com a seca.
Em 22 de maio, será realizado o seminário temático em Brasília, com debates sobre inovação, sustentabilidade e políticas públicas para segurança alimentar e desenvolvimento rural. O encerramento do Diálogo ocorrerá no dia 23, com programação no Ministério da Agricultura e um almoço oficial promovido pela Presidência da República, por ocasião da visita oficial do presidente de Angola ao Brasil.
Parceria com Angola – A participação da Conab reforça sua atuação na cooperação internacional. Atualmente, a Companhia conduz uma nova etapa de capacitação para 75 técnicos do Governo de Angola, com foco em políticas e programas de abastecimento social, custos de produção, armazenamento, controle de qualidade e fiscalização.
A primeira etapa do projeto, realizada em outubro de 2024 em Luanda, capacitou 97 profissionais angolanos em temas como agricultura familiar, monitoramento de safra, análise de mercado e preços mínimos. A iniciativa incluiu ainda ações presenciais e remotas, com a participação de técnicos angolanos em treinamentos realizados no Brasil, incluindo uma visita ao país em julho de 2024. Essa cooperação faz parte do esforço da Conab em compartilhar sua experiência na formulação e execução de políticas públicas para o abastecimento alimentar, o desenvolvimento agrícola sustentável e o enfrentamento da insegurança alimentar no país.
Participação Internacional – Participação internacional – O II Diálogo Brasil-África contará com representantes de 44 países africanos: África do Sul, Angola, Argélia, Benim, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Congo-Brazzaville, Costa do Marfim, Djibuti, Egito, Etiópia, Essuatíni, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Líbia, Malawi, Mali, Maurício, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Seicheles, Senegal, Somália, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Togo, Tunísia, Zâmbia e Zimbábue. Também participam instituições internacionais como a Aliança para uma Revolução Verde na África (AGRA), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Fórum para Pesquisa Agrícola na África (FARA), a Fundação Bill e Melinda Gates e o Programa Mundial de Alimentos (WFP). Do Brasil, marcam presença a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Ministério da Fazenda (MFAZ) e ainda agentes da Polícia Federal (DPF).