O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou na última quinta-feira (15/5) visita técnica às instalações do Instituto Médico Legal (IML), em Porto Velho. A partir da vistoria, a instituição solicitou adoção de providências visando à melhoria em equipamentos, estrutura e estado de conservação do prédio.
A visita foi coordenada pelo Promotor de Justiça de Segurança Pública, Dandy de Jesus Leite Borges, que esteve no órgão acompanhado de funcionários do local.
Observando questões relacionadas à estrutura física, equipamentos, higiene e conservação geral da unidade, o MP constatou falhas na cobertura do imóvel (telhado), identificou rachaduras e a defasagem de aparelhos. Também foram verificadas inadequações sob os aspectos ambientais e sanitários da unidade.
A vistoria foi uma medida adotada no âmbito de procedimento instaurado pelo Ministério Público, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades e articular, junto à Secretaria de Estado de Defesa, Segurança e Cidadania (Sesdec) e à Polícia Civil, ações voltadas à reestruturação e à melhoria das condições físicas e operacionais do Instituto Médico Legal (IML).
As providências sugeridas foram encaminhadas aos órgãos responsáveis nesta sexta-feira (16/5). Acompanharam a visita técnica o Chefe do Núcleo Administrativo do IML, Fábio Amazonas Souza, o Diretor do Instituto Laboratorial Criminal (ILC), Francisco Clayton Ferreira, além da equipe técnica do MPRO.