O 3º Encontro de Controles Internos, promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO), reuniu nos dias 12 e 13 de maio, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, auditores, gestores, autoridades e colaboradores para debater temas essenciais à boa governança pública. O evento reforçou a importância do controle interno, da integridade, da inovação e da transparência como pilares de uma administração pública eficiente e comprometida com o interesse coletivo.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, expressou seu apoio à iniciativa, ressaltando que, “eventos como este são fundamentais para construirmos uma administração pública mais transparente, eficiente e alinhada com os anseios da população.”
O controlador-geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, parabenizou todos os participantes e destacou a relevância do encontro. “Este evento foi uma demonstração do nosso compromisso com a melhoria contínua da gestão pública. A troca de experiências e de conhecimentos fortalece nossas práticas e beneficia toda a sociedade”, disse.

APRIMORAMENTO
A programação contou com palestras e painéis que abordaram desde a inclusão no ambiente institucional até aspectos técnicos da gestão pública. No segundo dia, os servidores da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Idan Souza e Ederson Rodrigues, apresentaram uma palestra sobre autismo, destacando a importância da empatia e do respeito às diversidades.
“Falar sobre autismo no serviço público é abrir espaço para uma cultura mais inclusiva e sensível às necessidades de todos os servidores”, afirmou Ederson Rodrigues.
Ainda durante o ciclo de palestras, a auditora de controle interno do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucieni Pereira, trouxe uma abordagem essencial para compreender o papel estratégico do controle interno na gestão responsável dos recursos públicos. “O controle interno não é apenas uma ferramenta de fiscalização, mas um instrumento de aprimoramento contínuo da gestão pública”, enfatizou.
PROTEÇÃO DE DADOS
Um dos painéis mais aguardados abordou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei de Acesso à Informação (LAI), com a participação do pesquisador e advogado Lucas Morimoto; do advogado e especialista em direito digital e analista em Tecnologia da Informação e assessor na Setic, Tiago Aguiar; do diretor de transparência e governo aberto da CGE-RO, Marcos Guimarães Astrê; e da chefe do Núcleo de Inovação e Prevenção à Corrupção da CGE-RO, Mirna Carolina. O debate evidenciou os desafios e avanços na proteção de dados e no acesso à informação no setor público.
Encerrando o evento, a chefe de integridade da CGE-RO, Pâmela Jacomini, apresentou o Programa de Integridade do Governo de Rondônia (Proin), ressaltando a importância de políticas que promovam a ética e a transparência na administração pública.