O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) participou, em Brasília, da 1ª Reunião Preparatória para o 19.º Encontro Nacional do Poder Judiciário. O evento, realizado no dia 7 de maio, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reuniu representantes de Tribunais, gestores e especialistas para discutir as metas da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 e preparar o Encontro Nacional (previsto na Resolução CNJ n. 325/2020).
Representaram o TRT-14 o secretário-geral João Bosco Machado de Miranda e o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Weslei Maycon Maltezo.
A abertura foi conduzida pelos ministros Luís Roberto Barroso (presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ) e Luiz Edson Fachin (vice-presidente do STF). Os debates focaram o uso de dados na gestão processual, o Plano Nacional Pena Justa e a priorização do julgamento de ações de improbidade administrativa (Meta Nacional 4 de 2025, que visa celeridade no combate à corrupção). Conselheiros do CNJ, juízes auxiliares da presidência e diretores do Conselho coordenaram os painéis.
A participação do TRT-14 demonstra o compromisso da institucional com a melhoria da governança e da gestão judiciária, o alinhamento às diretrizes nacionais e o fortalecimento da governança no âmbito da Justiça do Trabalho. A troca de experiências entre os tribunais contribuirá para o aprimoramento das políticas do Judiciário.
A próxima etapa é o 19.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que consolidará as decisões da reunião preparatória, encerrada pela Comissão de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ.