Na imagem, as Três Caixas d’Água, um dos símbolos máximos da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), praticamente desapareceram na névoa. Esse foi o cenário na manhã desta quinta-feira (8), em Porto Velho, capital que amanheceu encoberta por uma espessa cortina branca no céu — ou melhor, quase na superfície. As câmeras do site News Rondônia estavam ligadas e flagraram o momento de forma inédita.
Mas o que explica esse flagrante do News Rondônia durante a alvorada? Trata-se de um evento conhecido como neblina, cuja ocorrência é comum nessa época do ano, principalmente entre os meses de maio e agosto.
Na Amazônia, o aparecimento dessa névoa tem influência direta de massa de ar de origem polar; ou seja, é provocado por eventos que surgem nas proximidades dos polos. Mas como ocorre? Por um processo de formação em regiões de alta altitude, normalmente ocasionado por temperaturas mais baixas, que variam dependendo da superfície onde se forma.
Apesar de ter destaque maior nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as características da neblina também são muito comuns em Rondônia, principalmente porque, nessa época do ano, as temperaturas tendem a ser mais baixas, sobretudo entre a madrugada e por volta das 6 horas da manhã.
Mas, ao contrário dessas regiões, o clima em Porto Velho é quente? De fato, mas, conforme indicado no parágrafo anterior, alguns fatores influenciam diretamente a ocorrência de neblina também nessa parte do país. Para especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno, em Porto Velho, pode acontecer sim por conta do clima tropical e das altas temperaturas, apesar de maio ser um mês de clima seco, de altas temperaturas e castigante.
A pergunta é: vamos continuar observando este flagrante aqui em Porto Velho?
A resposta é sim, e será muito comum até o mês de agosto. Porém, como todas as previsões climáticas, a neblina pode oferecer riscos, pois costuma baixar até a superfície, prejudicando a visibilidade — principalmente para quem costuma trafegar de madrugada pela rodovia. Neste período, é importante manter a cautela.
Já para os amantes de uma boa imagem, o período pode ser ideal para captar excelentes fotografias.