O evento tem por objetivo, ampliar conhecimentos e técnicas relacionadas à produção e qualidade do cacau, fortalecendo a cadeia produtiva no estado. A capacitação reforça o compromisso das instituições em promover o desenvolvimento sustentável e a excelência do cacau rondoniense.
Uma grande oportunidade para troca de experiências e alinhamento de estratégias em prol do agronegócio familiar do estado. “Reunimos aqui entidades de apoio à cadeia produtiva para dotar os empreendedores rurais, cada vez mais, para otimizar sua produção, ganhar competitividade e alcançar melhores e maiores resultados”, comentou Marcileide Zirondi, gestora do projeto de atendimento do Sebrae que interage com os produtores de cacau no estado.
Entre o conteúdo da capacitação, fermentação, secagem e beneficiamento do cacau, com foco bem específico na produção da lavoura. “Estamos aqui, direto do Centro de Inovação do Cacau, o CIC, na Bahia para trabalhar classificação e análise das amêndoas de cacau visando a melhor qualidade do produto final, que é chocolate”, comentou Cristiano Santana, engenho agrônomo e um dos instrutores do evento.
Rondônia tem se destacado no mercado nacional, alcançando grandes resultados em concursos de qualidade e sustentabilidade e, este ano, será sede do Concurso nacional de Qualidade do Cacau, que ocorrerá no município de Cacoal, no fim do ano.
O Sebrae integra um grupo de entidades do setor produtivo que tem promovido diversos esforços para que o cacau deixe de ser um mero commodity para agregar valor ao produto e ampliar seus resultados.