QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

AS BAIXAS DO PLANALTO – um governo de companheiros, por Lourismar Barroso

As trocas ministeriais revelam um governo perdido em sua própria armadilha, num constante processo de reconfiguração, pressionado por coalizões partidárias e pela necessidade de manter uma base sólida no Congresso Nacional.

Por Lourismar Barroso

Publicado em 

Ao completar dois anos e cinco meses, o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva revela uma faceta recorrente nos governos de coalizão brasileiros como: a instabilidade ministerial como reflexo da política de acordos; disputas internas e, por vezes, das próprias contradições de um projeto de poder que tenta equilibrar ideologia, pragmatismo e governabilidade.

O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, iniciado em janeiro de 2023, tem sido marcado por diminuição em políticas sociais como o corte de milhões do “bolsa família”, “pé de meia estudantil” e tantos outros programas de políticas afirmativas, por rearticulação diplomática no mundo, mas também por instabilidade ministerial. Até o início de maio de 2025, dez ministros deixaram seus cargos, refletindo tanto disputas políticas internas quanto desafios administrativos e éticos enfrentados pelo Palácio do Planalto.

As trocas ministeriais revelam um governo perdido em sua própria armadilha, num constante processo de reconfiguração, pressionado por coalizões partidárias e pela necessidade de manter uma base sólida no Congresso Nacional.

Algumas saídas de ministros ocorreram por motivos políticos, outras por escândalos, ascensão de cargos ao Judiciário e por envolvimento em corrupção. Nesse dia 2 de maio o Brasil assistiu a décima queda de um ministro acusado de saber dos fatos, não tomar as medidas necessárias e ainda endossou descontos indevidos dos contracheques dos aposentados, com envolvimento aos sindicatos.

1º Caso – O general Gonçalves Dias ligado a Lula desde os tempos de Planalto no início dos anos 2000, caiu após as imagens do 8 de janeiro colocarem em xeque a credibilidade do Gabinete de Segurança Institucional. A demissão não foi apenas administrativa, selou o fim da participação de militares no núcleo de confiança do presidente. A saída expôs fragilidades na segurança presidencial e abriu a sequência de mudanças no primeiro escalão.

2º Caso – Em julho do mesmo ano, foi a vez de Daniela Carneiro (Turismo) deixou o governo após perder apoio interno no União Brasil. Sua saída marcou a primeira substituição por pressão política, abrindo espaço para Celso Sabino.

3º Caso – Ana Moser uma das poucas representantes do esporte com trajetória autêntica, foi substituída em setembro pelo então ministro do Esporte André Fufuca, do PP, como parte de um acordo e arranjo para ampliar o apoio do centrão a base do governo no congresso. Da mesma forma, a saída de Daniela Carneiro e a ascensão de Celso Sabino revelaram que, no Brasil, alianças partidárias muitas vezes pesam mais do que currículos.

4º Caso – Houve também a realocação de alguns ministros, como Márcio França, então titular dos Portos e Aeroportos, deixou o cargo em setembro de 2023 para assumir o novo Ministério da Micro e Pequena Empresa — movimento interpretado como tentativa de acomodar interesses do PSB e criar espaços para aliados sem ampliar o número total de ministérios. E há os que subiram, como Flávio Dino, cuja ida ao STF foi celebrada como vitória política e institucional pelo Planalto.

5º Caso – A saída de Flávio Dino em fevereiro de 2024 foi planejada: o então ministro da Justiça e Segurança Pública assumiu uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), consolidando a influência do governo na Corte, mas deixando um vácuo em uma das pastas mais sensíveis.

Quanto as crises Éticas e Políticas, temos os casos de Paulo Pimenta, Silvio Almeida, Nísia Trindade e Juscelino Filho reacenderam críticas à condução política do governo.

6º Caso – Paulo Pimenta, chefe da Secretaria de Comunicação Social, deixou o cargo em janeiro de 2024 para assumir o Ministério Extraordinário pela Reconstrução do Rio Grande do Sul, após as enchentes que devastaram o estado.

 Até aqui todas as saídas foram suaves.

7º Caso – Silvio Almeida, ministro dos direitos humanos e da cidadania, foi exonerado em setembro de 2024 após denúncias de assédio sexual um dos rostos mais respeitados do primeiro escalão, caiu após denúncias graves de assédio. Embora negue as acusações, sua exoneração foi imediata, visando proteger a imagem do governo.

8º Caso – Nísia Trindade, Ministra da Saúde, símbolo da retomada das políticas públicas em saúde, foi exonerada por motivos ainda pouco transparentes. Símbolo da gestão da pandemia e das políticas de saúde pública, foi substituída por Alexandre Padilha em abril de 2025 por decisão direta de Lula, gerando especulações sobre discordâncias internas quanto à condução de políticas sanitárias.

9º Caso – No mesmo mês, Juscelino Filho, o ministro das Comunicações renunciou em meio a acusações de corrupção envolvendo o uso indevido de verbas parlamentares, um escândalo que respingou em outros integrantes do Republicanos. Juscelino Filho não resistiu à pressão das denúncias de corrupção. A imagem que fica é a de um governo que se ajusta às pressas, às vezes tarde demais.

10º Caso – no dia 2 de maio, Carlos Lupi, ministro da previdência, pede demissão após ser fritado pelo governo Lula quanto ao desvio de 6 bilhões descontados ilegalmente dos contracheques dos aposentados.

As trocas ministeriais são vistas por especialistas como reflexo da complexa engenharia política que passa o atual governo, sem ter de onde tirar mais dinheiro, o governo precisa equilibrar compromissos programáticos com acordos partidários.

Apesar das baixas, o governo ainda conta com uma pequena parcela de políticos que trocam seus apoios em trocas de vantagens, muito embora precise reforçar constantemente alianças para avançar em pautas que andam patinando nas casas de lei.

O governo tenta manter a governabilidade em um cenário de polarização e chantagens parlamentares. As trocas refletem o custo de liderar uma coalizão ampla.

Com a proximidade das eleições do ano que vem 2026, novas mudanças no primeiro escalão não estão descartadas. O desafio do governo será manter a coesão interna e evitar o desgaste que possa levar para uma, duas ou mais CPIs, como o “escândalo do INSS”.

O futuro é incerto para um governo que já começou mal, podendo trazer novas crises na República Tupiniquim.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Justiça Eleitoral leva serviços a Três Coqueiros

Justiça Eleitoral leva serviços a Três Coqueiros

Ação itinerante do TRE-RO garante alistamento, revisão e regularização eleitoral em distrito rural de Campo Novo, ampliando o acesso da população aos serviços.
L
57 mil eleitores precisam regularizar título até 6 de maio

57 mil eleitores precisam regularizar título até 6 de maio

Justiça Eleitoral alerta que faltosos podem perder direitos se não regularizarem o documento; quase 13 mil já buscaram atendimento para atualizar a situação.
L
Engenharia digital impulsiona pré-moldados em Rondônia

Engenharia digital impulsiona pré-moldados em Rondônia

Integração entre projeto virtual e produção industrial garante estruturas mais seguras e eficientes; ConcreAço da Amazônia amplia referência tecnológica no Norte.
L
Anac propõe categoria específica de piloto para carros voadores

Anac propõe categoria específica de piloto para carros voadores

A agência reguladora abriu consulta pública para definir os requisitos de formação para os profissionais que atuarão no comando de aeronaves elétricas verticais.
L
Expresso Porto avança após audiência pública

Expresso Porto avança após audiência pública

Projeto apresentado pela Nova 364 prevê 34 km de nova via para separar tráfego urbano e carga pesada, com investimento de R$ 205 milhões e foco no escoamento de safras.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Sistema convectivo formado no sul do Amazonas avança sobre Rondônia com risco de chuva intensa, rajadas de até 100 km/h, raios frequentes e possibilidade de alagamentos e queda de energia nas próximas horas.
L

COMUNIDADE NEWS: Entrevista com Raimundo Nonato sobre o Conselho Estadual de Saúde de Rondônia

Com isso, o programa reforça seu compromisso de dar voz a quem constrói as políticas públicas e de traduzir temas complexos para o dia a dia das pessoas, fortalecendo a cidadania e o interesse coletivo por uma saúde mais eficiente, justa e acessível.
L
Pesquisa revela que 80% das mulheres temem assédio no carnaval

Pesquisa revela que 80% das mulheres temem assédio no carnaval

Quase metade das brasileiras afirma já ter sido vítima de violência sexual durante a folia, segundo dados divulgados pelo Instituto Locomotiva.
L
MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

Nova resolução fixa prazos, proíbe dupla matrícula e define regras para desistência.
L
Ministério alerta para doação de sangue antes do Carnaval

Ministério alerta para doação de sangue antes do Carnaval

Pasta afirma que período é crítico para hemocentros e estoques tendem a cair.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus defende presença permanente da PM em comunidades ribeirinhas

Cláudia de Jesus defende presença permanente da PM em comunidades ribeirinhas

Proposta encaminhada à Sesdec busca levar o policiamento da Patrulha Rural para distritos e localidades de difícil acesso no Baixo Madeira
L
Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

O presidente do Supremo Tribunal Federal apresentará aos demais ministros o relatório da Polícia Federal e a defesa do magistrado sobre as mensagens encontradas.
L
Toffoli determina envio de dados de celulares do Banco Master ao STF

Toffoli determina envio de dados de celulares do Banco Master ao STF

O ministro solicitou que a Polícia Federal encaminhe laudos e mídias eletrônicas apreendidas após a descoberta de menções ao seu nome em aparelhos de investigados.
L
Tribunal de Roma conclui audiência de extradição de Carla Zambelli

Tribunal de Roma conclui audiência de extradição de Carla Zambelli

A Corte de Apelação encerrou a fase de depoimentos nesta quinta-feira e deve anunciar nos próximos dias se enviará a ex-deputada de volta ao Brasil.
L
Climatização escolar: Pedro Fernandes pede reforço

Climatização escolar: Pedro Fernandes pede reforço

Deputado Pedro Fernandes solicita novos aparelhos de climatização para melhorar o conforto e o ambiente de aprendizagem em escola estadual de Cacaulândia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF lança operação para coibir embriaguez ao volante no carnaval

PRF lança operação para coibir embriaguez ao volante no carnaval

A Polícia Rodoviária Federal intensifica a fiscalização a partir desta sexta-feira com foco em infrações letais e destinos turísticos mais procurados.
L
Acidente grave entre moto e bicicleta deixa dois feridos na Jorge Teixeira

Acidente grave entre moto e bicicleta deixa dois feridos na Jorge Teixeira

O atropelamento ocorreu em frente à sede do Ibama, quando uma ciclista tentava atravessar a via e foi atingida por um motociclista que seguia para a Imigrantes.
16
HB20 capota após avançar preferencial no centro de Porto Velho

HB20 capota após avançar preferencial no centro de Porto Velho

Acidente grave no cruzamento da Sete de Setembro com João Goulart deixou uma motorista ferida e o trânsito congestionado na tarde desta quinta-feira.
12
Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Ação do 5º Batalhão, sob o comando do sargento Frantz, resultou na detenção de um jovem de 24 anos com maconha e cocaína
10
Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Ação integrada das forças de segurança faz parte da Operação Protetor das Fronteiras.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: VINYL PUB LTDA

Licença Ambiental de Pequeno Porte (LAPP)
L
Portugal aprova limites para acesso de jovens a redes sociais

Portugal aprova limites para acesso de jovens a redes sociais

O projeto de lei exige autorização dos pais para adolescentes de 13 a 16 anos e estabelece multas pesadas para empresas de tecnologia que descumprirem a norma.
L
Confiança da indústria brasileira cai pelo 14º mês seguido

Confiança da indústria brasileira cai pelo 14º mês seguido

O setor industrial completa mais de um ano em patamar de pessimismo, influenciado pela manutenção da taxa Selic em 15% e pelo encarecimento do crédito.
L
Amazônia registra queda de 35% no desmatamento

Amazônia registra queda de 35% no desmatamento

Dados do Inpe mostram redução expressiva entre agosto de 2025 e janeiro de 2026; Cerrado também recua, enquanto governo reforça meta de zerar o desmate até 2030.
L
Jaru: inscrições para exames da Carreta do Hospital de Amor terminam sexta

Jaru: inscrições para exames da Carreta do Hospital de Amor terminam sexta

Prefeitura alerta que cadastro se encerra dia 13; atendimentos gratuitos incluem mamografia, preventivo e triagens de saúde entre 03 e 05 de março.
L
Nota de pesar: Carlos Tadeu Fernando Silva de Carvalho

Nota de pesar: Carlos Tadeu Fernando Silva de Carvalho

Professor e referência familiar em Porto Velho, Carlos Tadeu é lembrado pela dedicação ao ensino, à família e à vida comunitária.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.