Em alusão à campanha Abril Azul, a UNAMA Porto Velho promoveu uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela foi realizada durante a Semana Ubíqua e por meio do curso de Psicologia. A convidada para abordar o assunto foi Juliana Hernandez, advogada autista. Ela compartilhou sua história de vida e falou do diagnóstico tardio, das dificuldades de ser compreendida, da literalidade na comunicação e de como a falta de informação pode causar sofrimento – dentro da própria família, na escola, no trabalho e em outros espaços.
“A Semana Ubíqua é de suma importância para trabalharmos temas de maneira prática e lúdica das disciplinas que estão rodando no semestre. Essa é uma forma de agregar valor ao ensino aprendizagem dos nossos alunos”, explicou Iara Cahú, coordenadora do curso de Psicologia da UNAMA Porto Velho.
Para o estudante Daniel Santos, do 3º período da graduação de Psicologia da Instituição de Ensino Superior (IES), esse evento foi mais do que uma palestra, foi um chamado à consciência.
“Juliana mostrou o quanto ainda precisamos aprender sobre o autismo, especialmente sobre como acolher, ouvir com respeito e adaptar a comunicação para ser realmente inclusiva. Senti que aquela conversa foi necessária para mim, como pessoa e profissional, e como alguém que acredita na transformação humana. Fiquei orgulhoso de ver alguém de Porto Velho levantando essa bandeira com tanta coragem e lucidez”.
A palestrante Juliana Hernandez elogiou a iniciativa da IES. “É muito importante realizar ações que visem ampliar o conhecimento dos alunos do curso de Psicologia sobre o autismo, a importância do diagnóstico, mesmo que tardio, e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres autistas. Dessa forma, os acadêmicos são estimulados a se tornarem profissionais que buscarão promover a inclusão de uma forma efetiva”.