QUINTA-FEIRA, 26/02/2026

Em destaque

Coluna do Simpi: Simpi soluciona custo de Energia para Pequenas Empresas, sem investimento inicial

Sim, você leu certo, acredite!

Por SIMPI

Publicado em 

Em um cenário de constantes aumentos nas tarifas de energia elétrica, os pequenos empresários enfrentam um desafio cada vez maior para manter a saúde financeira de seus negócios. Atento a essa realidade, o Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI) foi em busca de alternativas que aliviem o bolso dos empreendedores. E encontrou uma solução que promete transformar o mercado. Por meio de uma parceria com o SIMPI Mato Grosso, foi firmada uma aliança estratégica com uma das cinco maiores integradoras de energia limpa do Brasil, empresa que atua há mais de sete anos no setor e possui vasta experiência em soluções sustentáveis. O destaque é uma proposta diferenciada para implantação de energia solar no telhado, sem necessidade de investimento inicial por parte do empresário. O modelo funciona de forma simples e acessível: o empreendedor reduz em até 30% os custos com energia elétrica, sem arcar com despesas de projeto, instalação, manutenção ou seguro dos painéis solares. Todos os cuidados técnicos ficam sob responsabilidade da integradora, incluindo a manutenção e a proteção dos equipamentos durante toda a vigência do contrato, que pode ser de 6, 8 ou 10 anos. Ao final desse período, a usina solar é transferida gratuitamente para o cliente, que passa a ser o proprietário do sistema. O projeto é viabilizado com o apoio de um Fundo de Investimentos internacional, que garante a segurança e a continuidade do serviço durante o período contratual. Trata-se de uma oportunidade inédita no mercado, oferecendo uma alternativa sustentável e econômica para os pequenos negócios que sofrem com os altos custos da energia convencional. Empresários interessados em reduzir suas despesas e apostar em energia limpa podem obter mais informações diretamente com o SIMPI, que está à disposição para esclarecer dúvidas e apresentar todos os detalhes desta iniciativa. Experimente um mundo de possibilidades sem colocar a mão no bolso. Com a energia solar no telhado, seu negócio economiza e ainda contribui para um futuro mais sustentável. Assista:

 

Com o prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda se aproximando, Vitor Stankevicius, auditor e perito contador, chama a atenção para um detalhe que muitos contribuintes ainda negligenciam: a data-limite correta para a transmissão do documento à Receita Federal é 30 de maio de 2025, e não 31, como se divulga em algumas fontes. Essa diferença, aparentemente pequena, pode significar a perda da entrega tempestiva e acarretar penalidades, razão pela qual o cuidado com os prazos deve ser absoluto. Na visão de Stankevicius, tão importante quanto respeitar a data-limite é garantir que todos os documentos e informações estejam corretos e completos antes do envio. Ele destaca que aqueles que já fizeram a entrega devem agora acompanhar o calendário de pagamentos das cotas do imposto ou, se for o caso, aguardar a restituição, sempre atentos para eventuais correções ou atualizações solicitadas pela Receita. Por outro lado, quem ainda não cumpriu essa obrigação precisa agir com método: reunir todos os informes de rendimentos, especialmente profissionais liberais, médicos ou quem teve múltiplas fontes de receita ao longo do ano. Vitor alerta que estimar valores — prática comum entre aqueles que ainda não receberam todos os informes — é um erro grave que pode levar o contribuinte diretamente à malha fina. Segundo ele, valores de aluguéis, lucros, pró-labores ou rendimentos financeiros devem ser baseados em documentos oficiais, sob pena de desencontro de informações e necessidade de retificação posterior. Além disso, despesas médicas e educacionais, bens adquiridos, como imóveis e automóveis, e suas respectivas condições de compra devem ser descritos de forma minuciosa na declaração, evitando inconsistências que chamem atenção do Fisco. Outro ponto de atenção, conforme reforça o auditor, é a venda de bens em 2024. Quem vendeu imóvel ou automóvel precisa estar atento à possibilidade de apuração de ganho de capital, ainda que em automóveis essa incidência seja menos comum. Para isso, Stankevicius recomenda o uso do programa Ganho de Capital, disponibilizado pela própria Receita Federal, que facilita o cálculo correto e a integração automática dessas informações à declaração, minimizando riscos de erros e penalidades. Ao concluir, Vitor Stankevicius ressalta que declarar o Imposto de Renda não deve ser encarado como uma tarefa de última hora. Planejamento, organização documental e atenção aos detalhes são fundamentais para garantir uma entrega segura e tranquila, sem surpresas desagradáveis no futuro. Para ele, responsabilidade e precisão continuam sendo as melhores garantias para o contribuinte atravessar esse período com serenidade. Assista:

 

Entender o movimento da atividade econômica pode parecer uma tarefa complexa diante da multiplicidade de dados e variáveis disponíveis. No entanto, segundo o economista Otto Nogami, a leitura do cenário macroeconômico pode ser feita de maneira mais objetiva a partir de três indicadores fundamentais: inflação, dívida pública e taxa de câmbio. Em sua análise, ele explica como essas variáveis formam o tripé capaz de medir a temperatura da economia e antecipar seus desdobramentos. O primeiro pilar apontado é a inflação, considerada o mais relevante entre os três. De acordo com o economista, a inflação reflete diretamente a condução da política monetária, revelando os desequilíbrios entre oferta e demanda. Quando os preços sobem de forma persistente, o poder de compra das famílias é corroído, reduzindo o consumo e impactando o bem-estar da sociedade. Para conter essa dinâmica, a atuação do Banco Central torna-se essencial, com medidas destinadas a esfriar a alta dos preços e preservar a capacidade de consumo das famílias ao longo do tempo. Em seguida, Nogami destaca a dívida pública como um elemento crítico para o equilíbrio econômico. Ele observa que, quando o governo gasta mais do que arrecada, recorre à emissão de títulos públicos para financiar o déficit. Embora esses papéis sejam atrativos para investidores, representam, no plano macroeconômico, uma retirada de recursos que poderiam ser aplicados em investimentos produtivos. Além disso, o aumento da dívida compromete a capacidade do Estado de investir em áreas essenciais como infraestrutura, educação, saúde, mobilidade e segurança, prejudicando a base para o crescimento sustentável. O terceiro indicador analisado é a taxa de câmbio, cuja variação reflete a confiança — ou a falta dela — dos investidores estrangeiros no país. A saída de capital estrangeiro pressiona a moeda nacional, elevando o custo de importações, especialmente de insumos intermediários fundamentais para a produção industrial. O encarecimento dos custos de produção, por sua vez, se traduz em aumento de preços para o consumidor final, realimentando o ciclo inflacionário e afetando novamente o poder de compra das famílias. Ao integrar a leitura desses três indicadores — inflação, dívida pública e câmbio —, Otto Nogami mostra que é possível acompanhar de maneira consistente os sinais da atividade econômica. Monitorá-los permite compreender como se desenham as taxas de juros, o comportamento do Produto Interno Bruto e os movimentos futuros da economia, oferecendo uma visão clara e antecipada dos rumos que o país pode tomar. Assista:

 

O fortalecimento dos pequenos negócios no Brasil ganhou um novo impulso com a celebração do primeiro ano do decreto que instituiu a Política Nacional da Micro e Pequena Empresa e do Microempreendedor Individual (MEI). Embora prevista desde 2006, por meio da Lei Geral, a implementação efetiva dessa política começou a se concretizar apenas em 2024, representando um avanço importante para o setor. O evento de comemoração, realizado em 1º de abril com o apoio do Banco do Brasil e organizado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada ao Ministério do Empreendedorismo, reuniu diversas autoridades e representantes do universo empresarial. Segundo o advogado Marcos Tavares Leite, a cerimônia evidenciou o esforço conjunto entre o governo e entidades representativas, especialmente o Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI), que teve participação ativa na elaboração da Política Nacional. Para ele, o envolvimento do SIMPI, desde as primeiras discussões até a assinatura do protocolo de intenções com o Ministério do Empreendedorismo, foi essencial para garantir a aplicação dos princípios constitucionais que asseguram tratamento diferenciado aos empreendimentos de menor porte. Essa cooperação contempla ações estratégicas como o fortalecimento dos mercados regionais, o estímulo à internacionalização, a capacitação empreendedora, a formalização de novos negócios, a desoneração tributária, o incentivo à inovação e a ampliação das alternativas de crédito e financiamento. Segundo o advogado, esses eixos são fundamentais para garantir a sustentabilidade das MPEs e dos MEIs e impulsionar sua competitividade no cenário econômico. Ele também reforça a importância da responsabilidade socioambiental e da integração com práticas de preservação ambiental como elementos essenciais para o fortalecimento das atividades produtivas. A consolidação da Política Nacional deverá estimular ainda mais a formalização de novos empreendedores, fortalecer a atuação dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e ampliar o espaço dos pequenos negócios na economia nacional. Assista:

 

Tivemos mais de 1,4 milhão de novos registros de MEI’s Micros e Pequenas Empresas nos três primeiros meses deste ano. Os microempreendedores individuais (MEIs) chegaram a 78% dos novos Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJs). Os dados são da Receita Federal do Brasil, e indicam, ainda, um aumento de 35% no número de MEIs em comparação com igual período de 2024, além de um crescimento de 28% nas micro e pequenas empresas. Em março deste ano, o setor de serviços obteve o melhor desempenho, com 63,7% do total de pequenos negócios abertos, seguido por comércio e indústria da transformação. Por regiões, a pesquisa aponta que Sudeste, Sul e Nordeste lideram a abertura acumulada de pequenos negócios, sendo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro nas primeiras posições entre os estados. Segundo dados da Receita, o país tem 47 milhões de pessoas à frente de algum negócio, formal ou informal. Entre os fatores que justificam o indicador está o aumento na Taxa de Empreendedores Estabelecidos, aqueles com mais de 3 anos de operação, que saltou de 8,7%, em 2020, para 13,2% no ano passado. Com o resultado de 2024, o Brasil avançou duas posições – da oitava para a sexta – no ranking de países com a maior Taxa de Empreendedores Estabelecidos, na frente de países como Reino Unido, Itália e Estados Unidos. Assista:

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 130 milhões nesta quinta-feira

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 130 milhões nesta quinta-feira

Apostas para o concurso 2.977 podem ser feitas até as 20h; sorteio ocorre em São Paulo com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
L
Número de mortos sobe para 49 após temporais em Juiz de Fora e Ubá

Número de mortos sobe para 49 após temporais em Juiz de Fora e Ubá

Zona da Mata mineira registra milhares de desabrigados e desaparecidos; previsão de frente fria mantém alerta para novos deslizamentos na região.
L
Amazônia Legal concentra quase metade dos conflitos de terra

Amazônia Legal concentra quase metade dos conflitos de terra

Estudo da Oxfam Brasil associa violência no campo a baixos índices sociais e aponta Pará e Maranhão como os estados mais afetados por disputas fundiárias.
L
Desembargador assume vaga de ministro afastado pelo STJ

Desembargador assume vaga de ministro afastado pelo STJ

Luís Carlos Gambogi, do TJMG, substituirá Marco Buzzi temporariamente; titular foi afastado após denúncias de importunação sexual em Santa Catarina.
L
Trump proclama era de ouro em discurso sobre estado da União

Trump proclama era de ouro em discurso sobre estado da União

Presidente norte-americano defendeu gestão econômica sob baixa aprovação; pronunciamento no Congresso foi marcado por protestos e troca de insultos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Calor intensifica instabilidades e eleva risco de chuvas de nível 3 em Rondônia

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos aponta tempestades severas no noroeste e sudoeste do estado, com impacto em Porto Velho e na região da Ponta do Abunã ainda na noite de hoje.
L

Polícia Federal e Ibama combatem garimpo ilegal em RO e MT

Ação realizada entre 23 e 25 de fevereiro mirou a Terra Indígena 7 de Setembro, entre Cacoal e Rondolândia, com inutilização de máquinas e foco na proteção do bioma e dos povos indígenas.
10

Visita histórica: Camilo Santana se torna o primeiro ministro da Educação a ir à Unir em 44 anos

Em Porto Velho, o ministro da Educação, Camilo Santana, visitou no fim da tarde desta quarta-feira (25) a obra do Teatro Universitário no campus José Ribeiro Filho, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
L
Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Corpo de Bombeiros confirma 40 vítimas fatais em Juiz de Fora e seis em Ubá; pelo menos 21 pessoas seguem desaparecidas sob escombros de deslizamentos.
L
Senado aprova política de proteção a animais resgatados em desastres

Senado aprova política de proteção a animais resgatados em desastres

Proposta estabelece regras para manejo de fauna doméstica e silvestre em emergências; texto segue para sanção presidencial e altera leis ambientais e de segurança de barragens.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano pede recuperação da RO-464 entre Theobroma e Jaru

Alex Redano pede recuperação da RO-464 entre Theobroma e Jaru

Indicação de Alex Redano ao governo de Rondônia solicita manutenção urgente na RO-464, principal ligação com a BR-364 e corredor logístico da região.
L
Brasil suspende importação de cacau da Costa do Marfim

Brasil suspende importação de cacau da Costa do Marfim

Medida temporária visa evitar entrada de pragas por meio de grãos de países vizinhos; suspensão vale para amêndoas fermentadas e secas do maior produtor mundial.
L

Pré-candidato a Deputado Federal Jônatas França reúne grandes lideranças políticas de Ji-Paraná

Reunião de alinhamento estratégico em Ji-Paraná juntou parlamentares, vereadores, lideranças religiosas e comunitárias para consolidar o projeto político e ampliar o diálogo com a população rondoniense.
L
Senado aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos

Senado aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos

Projeto de lei elimina brechas jurídicas que permitiam absolvição em casos de estupro de vulnerável; texto segue para sanção do presidente Lula.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista quebra perna em acidente com carro elétrico na zona leste de Porto Velho

Motociclista quebra perna em acidente com carro elétrico na zona leste de Porto Velho

Um motociclista ficou gravemente ferido após um acidente envolvendo um carro elétrico na noite desta quarta-feira (25), no cruzamento das ruas Piratininga e Piracanjuba, bairro Lagoa, na zona leste de Porto Velho.
14
VÍDEO: Hilux invade cruzamento e causa grave acidente com capotamento no centro

VÍDEO: Hilux invade cruzamento e causa grave acidente com capotamento no centro

Acidente com três feridos ocorreu na Avenida Abunã com Guanabara, em Porto Velho.
10
Dupla é presa por tráfico em estabelecimento no bairro Planalto

Dupla é presa por tráfico em estabelecimento no bairro Planalto

Homens de 23 e 43 anos foram flagrados com cocaína, maconha e crack durante ação da PM na zona Leste
12
PATAMO prende suspeito por tráfico na zona Sul de Porto Velho

PATAMO prende suspeito por tráfico na zona Sul de Porto Velho

Homem de 27 anos foi flagrado com porções de maconha no bairro Caladinho
10
Mulher é esfaqueada na zona leste

Mulher é esfaqueada na zona leste

Vítima foi atingida nas costas na Rua Debreth, bairro Pantanal
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9 nesta quinta

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9 nesta quinta

Valor médio do benefício atinge R$ 690,01 em fevereiro; programa contempla mais de 18 milhões de famílias com investimentos de R$ 13 bilhões.
L
Número de jornalistas mortos em 2025 é o maior em 30 anos

Número de jornalistas mortos em 2025 é o maior em 30 anos

Relatório do CPJ aponta 129 assassinatos de profissionais de imprensa; maioria das mortes ocorreu em Gaza e foi atribuída às forças de defesa de Israel.
L
Conab anuncia medidas para o setor do arroz na Abertura da Colheita

Conab anuncia medidas para o setor do arroz na Abertura da Colheita

Pacote da Conab será apresentado em Capão do Leão durante a 36ª Abertura da Colheita, com foco na comercialização da safra e garantia de renda aos produtores.
L
Governo Central registra superávit de R$ 86,9 bilhões em janeiro

Governo Central registra superávit de R$ 86,9 bilhões em janeiro

Resultado positivo supera expectativas do mercado financeiro; Tesouro Nacional aponta arrecadação recorde, apesar de queda real em comparação a 2025.
L
Conab anuncia medidas para o setor do arroz na Abertura da Colheita

Conab realiza agenda em Brejo Grande: entrega máquinas e reforça produção de arroz

Ação da Conab em Brejo Grande inclui entrega de mini colheitadeiras, doação para cozinhas solidárias e anúncio de compras públicas para fortalecer renda no Nordeste.
L
Empregadores devem entregar informe de rendimentos até sábado

Empregadores devem entregar informe de rendimentos até sábado

Documento é fundamental para a declaração do IRPF 2026; instituições financeiras também precisam fornecer dados de aplicações no mesmo prazo.
L
FACER intensifica articulação por isonomia nas ALCs: PL 2.697 avança no Senado

FACER intensifica articulação por isonomia nas ALCs: PL 2.697 avança no Senado

FACER articula no Congresso apoio ao PL 2.697/2023 para garantir isonomia tributária às Áreas de Livre Comércio e segurança jurídica às empresas do Norte.
L
Bolsa bate recorde e supera os 191 mil pontos com capital externo

Bolsa bate recorde e supera os 191 mil pontos com capital externo

Ibovespa alcança marca histórica pelo 13º dia no ano enquanto dólar recua para 5,15 reais; cenário foi impulsionado por fluxo estrangeiro e dados fiscais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.