QUINTA-FEIRA, 11/09/2025
Publicidade
SICRED

A responsabilidade pela saúde em Rondônia, por José Hiran da Silva Gallo

A intenção é avaliar com rigor se o quadro atual justifica essa medida e se houve falhas em seu planejamento, desrespeitando princípios da concorrência.

Por News Rondônia

Publicado em 

A responsabilidade pela saúde em Rondônia, por José Hiran da Silva Gallo - News Rondônia

No centro do debate aberto nas últimas semanas, estão a saúde da população e a responsabilidade no uso dos recursos públicos. Em lados opostos, se colocam o Governo do Estado, que aposta na contratação de instituição privada para resolver a crise da assistência hospitalar, e entidades médicas e de profissionais da área, bem como renomados especialistas, que se opõem à medida, considerando-a temerária e um potencial ralo de verbas.

É inegável que a situação dos estabelecimentos de saúde de Rondônia é caótica. Quem conhece o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II sabe de cor os inúmeros problemas que desaguam sobre os ombros da população e dos médicos e equipes de atendimento.

A falta de infraestrutura, incluindo precariedade nas instalações, leitos e equipamentos; estoques limitados de medicamentos e insumos, e necessidade de pessoal tornam esse serviço o símbolo de uma crise que se arrasta por anos e se reproduz, em diferentes graus de intensidade, em outros locais do Estado, como na Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e no Hospital de Retaguarda de Rondônia.

Diante desse retrato, cabe ao Governo do Estado tomar providências urgentes, sob pena de ignorar sua responsabilidade de oferecer aos cidadãos soluções para os problemas que afetam a sociedade local. De todas as áreas da gestão pública, a saúde é, talvez, a mais complexa e delicada.  Ela exige um grande financiamento e sua administração sofre com demandas urgentes e o rigor de normas e leis. Por isso, rompantes de imediatismo geram grande preocupação.

Em abril, o Governo de Rondônia anunciou edital para contratar uma empresa para administrar hospitais do estado. Após debate acirrado, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) recomendou a suspensão do processo por conta de potenciais riscos para a administração pública. A intenção é avaliar com rigor se o quadro atual justifica essa medida e se houve falhas em seu planejamento, desrespeitando princípios da concorrência.

Com relação à penúria que afeta a saúde pública do Estado, os fatos falam alto. Uma visita às emergências e enfermarias descortina o caos ao qual pacientes, familiares e profissionais são submetidos diariamente. Porém, há dúvidas se o encaminhamento dessa decisão seguiu o fluxo correto: desconhecem-se debates com médicos e outras categorias da saúde, assim como com outros setores da sociedade. O anúncio veio de cima para baixo, numa demonstração de imaturidade na condução de temas de interesse público.

Com a recomendação da CGE, o Governo do Estado ganhou uma chance de retomar essa caminhada da forma transparente, isenta e eficiente.  Para tanto, deve apresentar esse projeto com detalhes para que sociedade e profissionais possam fazer sugestões que levem a ajustes na iniciativa.

A Lei nº 9.637/1998, também conhecida como a “Lei das Organizações Sociais”, configura a principal base legal para a contratação de instituição desse tipo no País. Ela disciplina a qualificação de entidades privadas sem fins lucrativos interessadas em prestar esse serviço e estabelece o instrumento para a formalização dessa parceria: o contrato de gestão.

No caso da saúde, esse acordo também pode ser elaborado com base em legislação estadual complementar e nas leis federais nº 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde) e nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos). Tudo é feito para que fiquem claros todos os aspectos desse contrato. Isso inclui, entre outros pontos: objetivos, metas, indicadores de desempenho, recursos financeiros, e, sobretudo, formas de acompanhamento, avaliação e responsabilização.

Embora a contratação de OSs na gestão da saúde pública tenha seus defensores, há diversos casos concretos no Brasil que ilustram insucessos. Em Santa Catarina, a organização social responsável pelo Hospital Regional de São José foi alvo denúncias, como suspeitas de irregularidades em contratos, desvio de recursos e má qualidade dos serviços prestados.

Em São Paulo, a Operação Raios-X, montada pelo Ministério Público, investigou um esquema de corrupção envolvendo OSs que gerenciavam hospitais de campanha e outras unidades de saúde durante a pandemia de covid-19. A falta de controle rigoroso teria aberto espaço para irregularidades. Suspeitas semelhantes também têm afetado vários hospitais públicos paulistas.

Em todos esses casos, os pontos comuns do insucesso são dificuldade no acesso a informações sobre contratos, custos e resultados das OSs e falhas no monitoramento do desempenho por parte do poder público. Essas lacunas facilitam a corrupção e priorização do lucro em detrimento da qualidade, como quando a busca por eficiência financeira leva a cortes que impactam negativamente em serviços e condições de trabalho.

Será que o Governo de Rondônia tem a expertise necessária para controlar com rigor a atuação de uma OS na saúde? Lembremos que, após 14 anos, não foi capaz de fazer com que a construtora licitada concluísse as obras do Hospital de Urgência e Emergência (Heuro), em Porto Velho, que deveria desafogar a superlotação João Paulo II. A saída foi cancelar o contrato após gastos milionários. Sem dúvida, isso não aumenta a confiança numa eventual contratação de organização social.

Os Conselhos de Medicina (Federal e Regional de Rondônia) estão atentos a essa situação, assim como a CGE, o Tribunal de Contas e o Ministério Público. Não se pode permitir que o histórico cenário de caos que afeta a assistência em saúde no Estado seja usado como justificativa para adoção de medidas que podem causar prejuízos ainda maiores, mesmo que revestidas das melhores intenções. Afinal, o gestor eficiente não terceiriza a responsabilidade pelos problemas, mas os resolve ouvindo a sociedade e atento aos limites impostos pela lei.

José Hiran da Silva Gallo
Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM)

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

Audiência histórica reúne governo, artistas e sociedade civil após mais de uma década sem discussão ampla no Legislativo
L
Reflexão sobre a condição humana: Ruínas que florescem

Reflexão sobre a condição humana: Ruínas que florescem

A escritora Clotilde Rocha explora o paradoxo da existência, em que a fragilidade e a grandeza coexistem. O texto fala sobre a capacidade de amar e se reinventar mesmo diante da brevidade da vida.
L

UNIR abre seleção para mestrado em Ensino de Ciências da Natureza em Rolim de Moura

São 8 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2026; inscrições gratuitas vão até 30 de setembro
L
Entenda sua conta de energia: Energisa detalha cálculo da fatura mensal

Entenda sua conta de energia: Energisa detalha cálculo da fatura mensal

Distribuidora explica que impostos e repasses a geradoras e transmissoras representam a maior parte do valor pago pelos consumidores
L
Prefeitura de Jaru promove formação internacional em gerenciamento de crises para Educação Especial

Prefeitura de Jaru promove formação internacional em gerenciamento de crises para Educação Especial

Curso PCM 22 capacita 24 servidores da rede municipal para prevenção e manejo de crises na Educação Especial
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Moraes critica visão sobre atos de 8 de janeiro

Moraes critica visão sobre atos de 8 de janeiro

Ministro Alexandre de Moraes reforçou em voto que o 8 de janeiro não foi um evento espontâneo, classificando-o como uma tentativa de golpe e rebatendo o voto divergente de Luiz Fux.
L
STF forma maioria para condenar Jair Bolsonaro

STF forma maioria para condenar Jair Bolsonaro

Ministra Cármen Lúcia acompanha o relator Alexandre de Moraes e forma a maioria de 3 a 1 pela condenação do ex-presidente em julgamento por tentativa de golpe.
L
Julgamento de Bolsonaro no STF é retomado

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro no STF é retomado

Supremo Tribunal Federal retoma análise do caso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por trama golpista, com voto de Cármen Lúcia e expectativa de maioria.
L

Coluna Social Marisa Linhares | Troféu Cacau de Ouro, bodas e viagens

Ely Valença, empresas e personalidades de Cacoal ganham destaque rumo ao Troféu Cacau de Ouro 2025, entre bodas de prata, casamento, temporada na Espanha e podcasts especiais.
L

Agenda News: Hidratação Facial Tropical é destaque na Depile-se

Tratamento é ideal para peles expostas ao calor e à umidade de Porto Velho, com ativos hidratantes e toque nutritivo que devolvem o brilho natural.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Campanha Setembro Amarelo agora é lei

Campanha Setembro Amarelo agora é lei

Legislação sancionada pelo presidente Lula torna o Setembro Amarelo uma política pública nacional e estabelece dias de prevenção do suicídio e da automutilação.
L
Alex Redano solicita manutenção urgente da RO-458 entre Alto Paraíso e Triunfo

Alex Redano solicita manutenção urgente da RO-458 entre Alto Paraíso e Triunfo

Deputado estadual alerta para riscos à segurança e ao escoamento da produção em período de chuvas intensas.
L
Ieda Chaves projeta futuro da Procuradoria Especial da Mulher em Rondônia

Ieda Chaves projeta futuro da Procuradoria Especial da Mulher em Rondônia

Deputada estadual destaca expectativas para fortalecer apoio, justiça e igualdade às mulheres com atuação da PEM.
L
Deputado Alex Redano solicita recuperação urgente da RO-140 entre B40 Sul e Joelândia

Deputado Alex Redano solicita recuperação urgente da RO-140 entre B40 Sul e Joelândia

Indicação ao DER prevê patrolamento e cascalhamento do trecho para melhorar tráfego, segurança e escoamento da produção agrícola.
L
Academia de Karatê Pequeno Dragão recebe R$ 100 mil da deputada Silvia Cristina em Rolim de Moura

Academia de Karatê Pequeno Dragão recebe R$ 100 mil da deputada Silvia Cristina em Rolim de Moura

Recurso destinado pela deputada Silvia Cristina será usado na manutenção das atividades da Academia de Karatê Pequeno Dragão, que une esporte e ação social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é morta com mãos amarradas e pescoço cortado por falsos entregadores em Minas Gerais

A vítima foi encontrada com as mãos amarradas e um corte profundo no pescoço
18

Libanês mata mulher, dois enteados e atira na sogra em chacina em Joinville

Um homem de 48 anos, identificado como Ramzi M. H., cometeu suicídio após matar a companheira, de 40, e os dois enteados, de 11 e 15 anos, em Joinville (SC)
18
VÍDEO: Mulher intubada após acidente morre em Porto Velho

VÍDEO: Mulher intubada após acidente morre em Porto Velho

A motociclista sofreu um grave acidente na Avenida Caúla, em Porto Velho, e não resistiu aos ferimentos após ser levada ao Hospital João Paulo II.
18

Vídeo: após recusar ficar com garoto, menina é espancada por colegas e morre em Pernambuco

A Polícia Civil e o Ministério Público investigam o caso, que levanta questões sobre a responsabilidade de crianças e adolescentes diante de atos violentos
18
VÍDEO: Homem e criança sofrem grave acidente de moto na zona leste de Porto Velho

VÍDEO: Homem e criança sofrem grave acidente de moto na zona leste de Porto Velho

O acidente de moto deixou homem e criança feridos nesta quinta-feira (11) no cruzamento da Avenida Rio de Janeiro com Rua Abnatal Bentes de Lima.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A nação brasileira invadindo a Premier League: confira os jogadores confirmados para 25/26

Com a seleção brasileira se reestruturando após a chegada da nova comissão técnica, vários nomes da liga inglesa ligam o sinal de alerta nos bastidores
L
Uso de Inteligência Artificial cresce entre pequenos negócios em Rondônia

Uso de Inteligência Artificial cresce entre pequenos negócios em Rondônia

Pesquisa do Sebrae revela que empreendedores rondonienses superam a média nacional em digitalização, capacitações online e adoção de IA
L

A volta da marcenaria artesanal na decoração contemporânea

A marcenaria artesanal ressurge como tendência na decoração contemporânea, unindo estética, cultura e sustentabilidade em peças únicas que contam histórias.
L

Andressa Suita nega polêmica com Gusttavo Lima e Thiago Brava e promete processar jornalista

Andressa Suita se manifestou por meio de seus advogados e negou as informações de um colunista que a acusou de ter brigado com o marido, Gusttavo Lima, por causa de mensagens comprometedoras trocadas entre ele e Thiago Brava
L
Pesquisa aponta que IA reduz estresse de jovens

Pesquisa aponta que IA reduz estresse de jovens

Estudo da Emy Education revela que 9 em cada 10 jovens usam inteligência artificial para estudos e consideram que a ferramenta diminui o estresse acadêmico.
L
Setembro Laranja: Encontro de Saúde promove segurança do paciente em hospitais de Rondônia

Setembro Laranja: Encontro de Saúde promove segurança do paciente em hospitais de Rondônia

Evento coordenado pela Agevisa-RO reforça prevenção de infecções e homenageia equipes de saúde que se destacaram em 2024
L
Roseli Faria, economista e ativista, morre em Brasília

Roseli Faria, economista e ativista, morre em Brasília

Roseli Faria, referência em políticas públicas e militante do PSOL, morreu aos 54 anos. Ela foi pioneira na luta pela implementação da política de cotas raciais.
L
Safra brasileira de grãos atinge recorde histórico

Safra brasileira de grãos atinge recorde histórico

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga dados da safra 2024/25, que alcançou a marca de 350,2 milhões de toneladas, um aumento de 16,3% em relação ao período anterior.
L
Polônia restringe espaço aéreo em fronteira Leste

Polônia restringe espaço aéreo em fronteira Leste

A Polônia anunciou a restrição de tráfego aéreo na sua fronteira com a Ucrânia e Bielorrússia após 19 drones russos invadirem seu espaço aéreo, o que gerou protestos de líderes europeus.
L
CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de investigados

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de investigados

Comissão de inquérito do INSS aprova cerca de 400 requerimentos para quebra de sigilos de suspeitos, como o ex-presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.