Do norte, abrangendo também áreas entre o noroeste e o nordeste da capital Porto Velho, o cenário apresentará precipitações de nível 2, com chuvas que podem ocasionar tempestades severas organizadas. Essas tempestades são relativamente comuns e ocorrem geralmente com ventos intensos, podendo também haver raios e trovões.
Esse mesmo cenário será partilhado por praticamente todo o Amazonas, sul de Roraima, Amapá, todo o centro-oeste do Pará, chegando ao norte de São Luís, no Maranhão. Aliás, essas duas capitais serão atingidas por chuvas de nível 3, associadas a muitas tempestades severas organizadas, algumas significativas.
Como descrito na previsão do início desta semana aqui no site News Rondônia, o estado não está entre as federações que mais apresentarão precipitações nos próximos dez dias. Para o restante das regiões de Rondônia, as chuvas que deverão cair no fim de semana, precisamente entre os dias 25 e 26 de abril, permanecem dentro do padrão de chuvas de nível 1: tempestades severas isoladas e/ou pouco organizadas.
Mas entre os dias 26 e 27, o tempo deverá mudar totalmente, com precipitações atingindo o nível 2 em todo o estado. São chuvas fortes que, mesmo dentro do rigoroso inverno amazônico, que já está quase se dissipando, se destacam. Para esta sexta-feira, as precipitações de nível 2 colocam em alerta parte do norte e do nordeste de Porto Velho.