O mundo acordou nesta segunda-feira (21/04) com a notícia da morte do líder da Igreja Católica Apostólica Romana, o Papa Francisco, aos 88 anos. O argentino, que nasceu Mario Jorge Bergoglio, faleceu na madrugada de hoje na Casa Santa Marta, sua residência oficial desde que assumiu o papado em 2013. A residência fica próxima à Basílica de São Pedro, em Roma.
Com a notícia da morte de Francisco, autoridades mundiais e representantes eclesiásticos passaram a divulgar condolências, lamentando a partida do pontífice, considerado por muitos o “papa do século”, devido às suas opiniões marcantes sobre a humanidade e as mudanças promovidas dentro da Igreja Católica.
Em Porto Velho, a Arquidiocese, por meio da Chancelaria do Arcebispado, divulgou uma nota oficial lamentando o falecimento do Papa. “Nossa Igreja presente em Porto Velho se une neste momento em comunhão e sufrágio com a Igreja universal e com todas as pessoas de boa vontade e fé”, diz o comunicado.
A nota destaca ainda que “o pontificado do Papa Francisco constituiu pontes de diálogo e unidade com toda a humanidade; sendo a sua vida um testemunho da luz do Evangelho, da simplicidade de vida, do cuidado com a criação, da defesa dos pobres e descartados, da renovação eclesial e da luta pela paz como marca do pontificado do Papa Francisco”.
Assinada em nome do arcebispo metropolitano Dom Roque Paloschi, a nota conclama padres, diáconos e fiéis a participarem de uma missa especial pela escolha do novo papa que conduzirá a Igreja Católica Apostólica Romana. A celebração será realizada às 18h15 na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, localizada na Rua Dom Pedro II, Centro de Porto Velho.
Ver essa foto no Instagram